Destaque

Peugeot confirma 208 híbrido e nova geração elétrica do 3008

Eletrificação total da Peugeot compreenderá um inédito 208 híbrido junto das novas gerações de 3008 e 5008 com versão elétrica

Peugeot 208 híbrido [divulgação]
Peugeot 208 [divulgação]

Depois de antecipar sua nova linguagem visual através do conceito Inception na edição 2023 da CES, a Peugeot revelou parte de seus planos para o futuro. A marca francesa será a primeira do grupo Stellantis a usar as novas bases modulares voltadas a carros elétricos através da nova geração do 3008. Outra novidade é o Peugeot 208 híbrido.

Chamada de STLA Medium, a nova plataforma modular da Stellantis nada mais é que uma evolução com largos aprimoramentos da base EMP2 atualmente usada por Peugeot, Opel, Citroën e DS. Essa base está em modelos como 308, Astra, C5 X e DS 7 Crossback. Para a nova geração do 3008, essa base será essencial.

Uma das premissas da Stellantis para os próximos anos é oferecer modelos elétricos na Europa e versões a combustão desses modelos em países que ainda não farão a virada elétrica totalmente. Isso explica o fato de que o Jeep Avenger será vendido na Europa só como elétrico e aqui no Brasil apenas com motores a combustão.

Peugeot 3008 [divulgação]
Peugeot 3008 [divulgação]
Essa será exatamente o caso do Peugeot 3008. Sua terceira geração estreará no segundo semestre de 2023 como e-3008 na Europa. Ainda não há confirmação se a marca francesa venderá somente a versão elétrica no Velho Continente ou se ele também será equipado com motores a combustão e híbridos.

O que é fato é que, para mercados específicos em que o novo 3008 também atuará, haverá opção a combustão. A base STLA Medium é modular a ponto de receber três tipos de motorização sem o menor problema: especificamente combustão, híbrido e elétrico. Prova disso é que o Peugeot 308, que usa a versão antiga dessa base, já traz essas opções.

Peugeot 5008 [divulgação]
A Peugeot confirmou que o e-3008 terá 700 km de autonomia, algo bastante impressionante. Ele será acompanhado da nova geração do 5008, seu irmão esticado de sete lugares, o qual contará também com variante totalmente elétrica. Outra novidade anunciada pela Peugeot é a nova motorização híbrida.

208 híbrido

Ainda sem usar motores Fiat, os Peugeot 208, 2008, 308, 408 e possivelmente os novos 3008 e 5008 serão equipados com um novo conjunto do motor PureTech. O 1.2 três cilindros turbo terá versões de 100 cv ou 136 cv auxiliadas por um motor elétrico de 29 cv que ficará associado à transmissão automatizada de dupla embreagem com seis marchas. 

Peugeot 208 [divulgação]
Peugeot 208 [divulgação]
Segundo a Peugeot, esse motor elétrico fará com que os carros tenham 15% de melhora na eficiência, gastando menos combustível. Além disso, podem rodar 1 km sem o uso do motor a combustão. Como haverá sistema regenerativo forte e uso do motor a combustão para isso, a Peugeot acredita que mesmo carros grandes como o 3008 poderão andar na cidade só na energia em pelo menos 50% do tempo.

Ainda não há confirmação se o Peugeot 208 híbrido será vendido no Brasil. Contudo, como a Stellantis usa motores da Fiat como prioridade por aqui, esse tipo de eletrificação no hatch compacto só ocorrerá caso os motores 1.0 e/ou 1.3 em suas variantes aspirada e/ou turbo ganharem algum tipo de eletrificação.

Peugeot [divulgação]
Peugeot [divulgação]

>>Fastback da Peugeot? Stellantis registra novo 408 no Brasil

>>Peugeot 208 Style tem o que nenhum 1.0 tem | Avaliação

>>Stellantis joga balde de água fria sobre Citroën C3 elétrico no Brasil