Destaque

RAM Dakota retornará como picape média diferente da 291

No final das contas, o nome Dakota pode não ser o usado pela 291 brasileira, como havia sido apontado

Dodge Dakota [divulgação]
Dodge Dakota [divulgação]

Apesar de no Brasil a caminhonete do projeto 291 ser informalmente chamada de RAM Dakota, a Stellantis tem outros planos para o retorno desse icônico nome. A marca do carneiro quer que o segmento de picapes médias será preenchido nos EUA com um novo modelo e que não será a picape em desenvolvimento no Brasil.

Em entrevista à revista australiana Drive durante o Salão de Nova York, Mike Koval, CEO da RAM, afirmou que “estamos conversando sobre o retorno da RAM ao segmento de picapes compactas há muito tempo e eu me comprometi com o meu time. Nós seremos o time que vamos entregar isso”.

Koval ainda afirmou que a nova RAM Dakota está em fase de protótipo, ou seja, em estágio inicial. Por isso muita coisa no projeto final pode mudar. Isso descarta qualquer possibilidade de que a RAM 291 desenvolvida no Brasil seja a nova Dakota ou venha a usar esse icônico nome. 

Dodge Dakota 1997 [divulgação]
1997 Dodge Dakota 4×4 Club Cab Sport.
Até porque, ao ser questionado sobre o possível batismo para a rival de Chevrolet Colorado (S10), Toyota Tacoma (Hilux), Ford Ranger e GMC Canyon, o CEO foi enfático: “óbvio que Dakota. É um nome que carrega um legado. É importante demais para nós”. O mais importante é que o CEO também afirmou que o modelo será global.

“Todos os carros novos [que a RAM vai desenvolver], começando com a próxima geração da 1500 e tudo para a frente disso, terá um escopo internacional”. Ou seja, a nova Dakota tem enormes chances de ser vendida no Brasil, enquanto a 291 deverá ser restrita ao nosso mercado, sendo um dos únicos projetos locais da marca do carneiro.

Dodge Dakota (divulgação)

>>RAM Dakota (1200) é flagrada novamente com menos camuflagem

>>Patente da Rivian mostra uma caminhonete com RAM Box, cama e mesa

>>5 carros que revolucionaram o mercado brasileiro