Movimentadíssimo em 2023, o segmento de caminhonetes sofreu várias reviravoltas em setembro. As estrelas do mês foram Volkswagen Saveiro, Ford Ranger e Volkswagen Amarok. Já a Ram Rampage, que agora começa a chegar às concessionárias, ainda não mostrou ao que veio, mas já assumiu a liderança dentro da marca.
Segundo a Fenabrave, a Rampage já é a Ram mais vendida do Brasil. Foram 376 unidades, praticamente metade da Nissan Frontier, que já é conhecida por vender pouco. Ela ficou à frente da Classic com 181 unidades vendidas, da 2500 que teve 173 emplacamentos, da 3500 com 169 vendas e da 1500 que só vendeu 77 unidades em setembro.
Dentro do top 10, temos a Fiat Strada como líder, só para variar. Contudo, a reestilização parece que fez bem à Volkswagen Saveiro. Afinal, a picape compacta alemã vem crescendo constantemente e, depois de ter ficado em terceiro lugar no mês passado, assumiu a segunda posição, rebaixando a Fiat Toro ao terceiro lugar.
![VW Saveiro 2024 [Leo Alves/Auto+]](https://uploads.automaistv.com.br/2023/08/20230825_140545-750x450.jpg)
Entre as matérias, a Toyota Hilux ainda tem liderança bem confortável, vendendo o dobro das rivais. Contudo, a Ford Ranger finalmente mostrou o potencial que a nova geração tem e atropelou a Chevrolet S10. Entre a líder Hilux e a ascendente Ranger, estacionou a Chevrolet Montana.
Já o fundão do segmento tem a Volkswagen Amarok voltando ao top 10, deixando a Nissan Frontier de fora. Mitsubishi L200 Triton e Renault Oroch inverteram as posições.
![Renault Oroch 2023 [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2022/04/Renault-Oroch-2023-8_edited-750x450.jpg)
Caminhonetes e picapes mais vendidas do Brasil em setembro:
1. Fiat Strada – 12.835 unidades
2. Volkswagen Saveiro – 4.973 unidades
3. Fiat Toro – 4.042 unidades
4. Toyota Hilux – 3.735 unidades
5. Chevrolet Montana – 2.455 unidades
6. Ford Ranger – 1.890 unidades
7. Chevrolet S10 – 1.635 unidades
8. Mitsubishi L200 Triton – 1.282 unidades
9. Renault Oroch – 1.073 unidades
10. Volkswagen Amarok – 816 unidades
Acha que a Ram Rampage vai conseguir entrar no top 10 ainda neste ano? E a Ford Ranger: vai vender mais que a Toyota Hilux? Conte nos comentários.
>>Ram Rampage R/T é esportivo com caçamba por acaso | Avaliação
>>Ford Ranger Limited hoje é a caminhonete imbatível | Avaliação
>>Chevrolet Montana coloca versão RS no lugar certo | Avaliação

![Ram Rampage R/T [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/09/Ram-Rampage-RT-2-1200x720.jpg)
FORD RANGER ficou linda, robusta e com muita tecnologia, por isso bateu S-10, não vai passar a HILUX porque essa tem status de poderosa.
É poderosa por ter o status de indestrutível.
É poderosa por ter o “status” de indestrutível.
A nova Ford Ranger está em outro patamar. A Hilux, hoje, tem o status, mas está muito, muuuuuito abaixo da Ranger. Pude dirigir a versão SRX da Hilux e a limited da Ranger, lado a lado…chega a ser ridículo de quão abaixo ficou a Hilux em conforto, desempenho e features. Ford Ranger é a campeã de braçadas.
No meu entendimento, Rampage está chegando pra ficar… e, a categoria de picapes deveria ser dividido: pequenas (Strada, Saveiro, Montana, Oroch) e as outras.
Com o péssimo histórico da FORD a Ranger não vai conseguir vender no Brasil. O povo não esquece de quem do descaso com os câmbios Power Shift, problemas no bloco do motor do Fusion e da empresa matar a Troller inexplicavelmente.
A Ford ranger não vai superar a hilux por que não tem logística de assistência técnica, seus clientes muitas vezes tem que se locomover até 200km para fazer a revisão, caminhonete boa logística péssima.