Home » Vendas e Preços » Ranger faz Hilux comer poeira na Europa, Amarok perde para RAM 1500

Destaque

Ranger faz Hilux comer poeira na Europa, Amarok perde para RAM 1500

Apesar de não ser um mercado forte para picapes e caminhonetes médias, a Europa tem na Ford Ranger sua líder

3 min de leitura

Enquanto na América Latina e boa parte da Ásia o mais comum é ver a Toyota Hilux como líder absoluta do segmento de caminhonetes, lá na Europa o jogo é outro. A rainha do segmento é a Ford Ranger com uma vantagem bastante expressiva frente à picape japonesa. Isso até justifica o porquê de a VW Amarok agora ser baseada na Ranger.

Segundo levantamento do Car Industry Analysis, em 2021 o segmento das caminhonetes foi dominado pela Ford Ranger com 55.191 unidades emplacadas em todo continente europeu. É um resultado bem mais forte que o da Toyota Hilux que teve 37.539 unidades comercializadas no mesmo período. Só que dali para baixo, as demais concorrentes são mais fracas.

A terceira colocada é a Nissan Frontier, vendida em alguns países como Navara ou como NP300. Ela teve 17.687 unidades vendidas em 2021, representando praticamente 20 mil caminhonetes a menos que a Toyota comercializou.

Nissan Frontier 2023 [divulgação]
Nissan Frontier 2023 [divulgação]
Ela é seguida pela Mitsubishi L200 Triton com 14.283 unidades. Curiosamente a próxima geração da Triton e da Frontier será desenvolvida conjuntamente. Desconhecida pelos brasileiros, a Isuzu D-MAX era, até a geração passada, a versão japonesa da Chevrolet S10. Agora ela divide componentes com uma picape da Mazda.

Pelotão de baixo

O resultado da Isuzu é o último acima de 10 mil unidades vendidas em 2021, pois dali em diante, é ladeira abaixo. A RAM 1500 surpreende com 5.100 emplacamentos. Ela é uma picape já gigante para o Brasil e ainda mais desproporcional para as ruas da Europa, mas obteve resultado mais expressivo do que da Volkswagen Amarok, que está em oitavo lugar.

Jeep Gladiator [divulgação]
Jeep Gladiator [divulgação]
A futura irmã da líder Ford Ranger conseguiu vender em 2021 menos até que a Jeep Gladiator, que é uma picape de nicho derivada do Wrangler. As últimas posições são preenchidas por dois outras ilustres desconhecidas pelos brasileiros: SsangYong Musso, que tem carroceria monobloco como a Fiat Toro, e a Great Wall Steed 6, que não será vendida por aqui.

Picapes mais vendidas da Europa em 2021

  1. Ford Ranger – 55.191 unidades
  2. Toyota Hilux – 37.539 unidades
  3. Nissan Frontier – 17.687 unidades
  4. Mitsubishi L200 Triton – 14.283 unidades
  5. Isuzu D-MAX – 11.418 unidades
  6. RAM 1500 – 5.100 unidades
  7. Jeep Gladiator – 1.826 unidades
  8. Volkswagen Amarok – 1.533 unidades
  9. SsangYong Musso – 945 unidades
  10. Great Wall Steed 6 – 462 unidades

>>Ford baixa preço de Transit, Maverick e Ranger, mas esquece dos SUVs

>>Maverick só falha onde a culpa não é da Ford | Avaliação 

>> RAM 1500 Rebel: como é rodar 1.000 km com a picape gigante | Avaliação

YouTube video