Destaque

Renault Captur vai sair de linha e a culpa não é do Kardian

Recém lançado Renault Kardian era visto como um possível carrasco do Captur, mas não é a realidade da história

Renault Captur Iconic [Auto+ / João Brigato]
Renault Captur Iconic [Auto+ / João Brigato]

Demorou, mas o Renault Captur finalmente vai sair de linha. Durante evento de lançamento do Kardian, executivos da marca confirmaram a aposentadoria do SUV compacto que nunca mostrou ao que veio em nosso país. Surpreendentemente, a culpa não é do novo Renault Kardian. 

Lançado no Brasil em 2017 e reestilizado na linha 2021, o SUV compacto se despede do mercado nacional silenciosamente. A Renault não fará nenhum anúncio ou divulgará o fim da produção do modelo, mas ele já parou de ser feito em Curitiba. Por isso, o que está nas concessionárias, é resto de estoque.

Grande parte do problema que levou o Captur a sair de linha se deu por conta do fim da produção do modelo na Rússia. Por lá, diversos fornecedores atuavam exportando peças essenciais para o Brasil. A Renault até tentou nacionalizar alguns componentes, mas o baixo volume de vendas junto do alto custo para produção desses itens inviabilizou o projeto.

Renault Captur Iconic [Auto+ / João Brigato]
Renault Captur Iconic [Auto+ / João Brigato]

Como resultado, não é mais possível fabricar o Captur e, como ele tinha pouca relevância na linha, foi morto. Dentro da linha Renault, o Duster já fazia melhor o papel que o Captur desempenhava, enquanto a chegada do Kardian trouxe uma alternativa mais urbana e barata ao Duster. Ou seja, mesmo sem o Captur, a Renault terá dois SUVs na linha.

Resto de estoque

Por enquanto, é possível encontrar o Renault Captur nas versões Zen de R$ 142.990, Intense R$ 149.590 e Iconic por R$ 164.190, mas sempre com generosos descontos para desovar logo estoque. A versão Zen é a mais difícil de encontrar com reduções, já que está acabando mais rápido por ser mais barata.

Renault Captur Iconic [Auto+ / João Brigato]

Todas as versões do Renault Captur são vendidas com motor 1.3 quatro cilindros turbo flex de 170 cv e 27,5 kgfm de torque. A transmissão automática do tipo CVT simula 8 marchas. 

Vale ressaltar que na Europa ele já está na segunda geração, mas usa a plataforma semelhante à do Kardian. No Brasil, o modelo tinha plataforma de Sandero e era substancialmente maior que o SUV de mesmo nome (e visual) vendido na Europa.

Renault Captur Iconic [Auto+ / João Brigato]
Renault Captur Iconic [Auto+ / João Brigato]

Vai sentir falta do Renault Captur? Conte nos comentários

>>Rival de Hilux e Ranger, Fiat Titano pode estrear somente em 2024

>>Honda lança novidades para scooter que foi abandonada no Brasil

>>Aprenda a cuidar da embreagem do seu carro