Destaque

Renault segue usando um Dacia para disfarçar novo SUV | flagra

SUV que ficará abaixo do Duster e tomará o lugar de Sandero e Logan ainda segue rodando como um Dacia Sandero Stepway

Flagra novo SUV Renault / Dacia Sandero Stepway [Auto+ / Juliano Oliveira]
Flagra novo SUV Renault / Dacia Sandero Stepway [Auto+ / Juliano Oliveira]

Não é segredo para ninguém que a Renault trabalha em um novo SUV compacto. Tanto que a marca já anunciou o modelo que substituirá Sandero e Logan, ficando abaixo do Duster. Mas o modelo ainda não roda em sua carroceria final, seguindo disfarçado como um Dacia com logotipos tampados.

O leitor Juliano Oliveira flagrou a mula do futuro SUV da Renault rodando em Curitiba, provando que a Renault ainda não avançou no projeto desde que ele começou a circular. O novo SUV será o primeiro carro da marca francesa no Brasil a usar a base modular CMF-B, que será depois aplicada a outros modelos nacionais. 

A plataforma moderna é a mesma dos novos Dacia Sandero, Logan, Jogger, Stepway e dos Renault Clio e Captur europeus. Além disso, ela será usada por um novo SUV que a Nissan desenvolve para o Brasil. Atualmente mulas rodam no país usando o Nissan Juke como disfarce. 

Flagra novo SUV Renault / Dacia Sandero Stepway [Auto+ / Juliano Oliveira]
Flagra novo SUV Renault / Dacia Sandero Stepway [Auto+ / Juliano Oliveira]

SUV turbo

Outra importância do novo SUV da Renault é estrear o motor 1.0 TCe três cilindros turbo. Esse novo propulsor entrará no lugar do já cansado 1.6 aspirado que hoje equipa as versões de entrada do Duster, além do Stepway automático – mas já esteve também debaixo do cofre de Logan e Sandero.

Pouco se sabe ainda sobre o visual do modelo, mas ele deve aproveitar toda a lateral do Sandero europeu feito pela Dacia. A fórmula será igual à da Fiat com Pulse e da Volkswagen com o Nivus: aproveitar o máximo possível de um hatch, mas modificar substancialmente o visual para não lembrar o modelo original.

Dacia Sandero Stepway [divulgação]
Dacia Sandero Stepway [divulgação]
A vantagem da Renault, contudo, é que como o Sandero não será vendido no Brasil, não haverá comparação. Hoje ao ver um Pulse e um Argo na rua, é possível ver as grandes semelhanças entre eles – assim como Nivus e Polo, mas em menor escala. Com o SUV da Renault não haverá isso, fazendo ele parecer um modelo 100% original.

>>Perua híbrida de 7 lugares do Sandero faz 900 km com um tanque

>>Citroën C3 já vende mais que Sandero e Polo perde para Cruze

>>Morreu: Renault Sandero sai de linha no Brasil