O nome de um carro pode ser determinante para seu sucesso ou não no mercado. Muitas vezes um batismo mal feito pode causar piadas ou tornar o ele apenas mais um em meio a tantos outros carros. Mas e quando se trata dos SUVs? Qual o significado do nome deles? Desvendamos agora.
A lista contempla os dez SUVs mais vendidos do Brasil no acumulado do ano até setembro. Os números de vendas que compõem esse ranking e determinam a ordem e os carros participantes da lista foram fornecidos pela Fenabrave.
Jeep Renegade
Além de ser o SUV mais vendido do Brasil, o nome Renegade foi usado pela Jeep em uma versão do CJ, o antecessor do Wrangler. A marca sempre aproveita nomes clássicos em seus SUVs novos. Por isso, queria trazer, além do visual, o espírito do Wrangler para o SUV compacto. Renegade quer dizer renegado, em tradução literal: alguém que quebra tradições.
Jeep Compass
Jeep Compass [divulgação]A Jeep definiu esse nome para o modelo como um veículo que vai te ajudar a chegar aos lugares que você quer, independentemente de onde eles estejam. Por isso, Compass é bússola em inglês. O batismo só fez sentido de verdade na atual segunda geração do SUV, pois o primeiro modelo não tinha aptidão off-road alguma.
Hyundai Creta
Hyundai Creta [divulgação]Há anos a Hyundai escolhe o nome de seus SUVs usando cidades nos EUA. Exemplo disso são os irmãos Tucson, Santa Fé e até a picape Santa Cruz. Mas como o Creta nunca foi vendido por lá, a marca decidiu apostar em outro continente. Creta é o nome da maior ilha da Grécia. Coincidentemente, o Hyundai Creta é um dos maiores SUVs compactos do mercado.
Volkswagen T-Cross
Volkswagen T-Cross [divulgação]Enquanto a Volkswagen tem alguns nomes geniais como Tiguan (junção de Iguana com Tigre), alguns não são tão criativos assim. A regra é que os SUVs da marca usem a letra T como inicial, ainda que alguns não sigam à risca. Cross é um nome comum em aventureiros e SUVs. Então não foi difícil para a Volkswagen simplesmente colocar a letra T e a palavra Cross juntas.
Chevrolet Tracker
Chevrolet Tracker [divulgação]Em tradução literal, o nome Tracker significa rastreador, perseguidor e até cão de caça. Isso tem ligação natural com o espírito aventureiro que a Chevrolet queria passar ao seu SUV originalmente derivado do Suzuki Vitara. Nos EUA, a terceira geração do Tracker foi vendida como Trax para se diferenciar do antigo modelo derivado da Suzuki.
Volkswagen Nivus
Volkswagen Nivus [divulgação]Além de não respeitar a regra do T entre os SUVs da Volkswagen, o Nivus não usa esse nome na Europa pois na Estônia seu batismo é polêmico. Em tradução literal, significa virilha. Mas, segundo a Volkswagen do Brasil, o nome não tem um significado específico. Ele apenas tenta remeter a algo novo e moderno.
Honda HR-V
Honda HR-V [divulgação]A grande maioria dos SUVs da Honda segue um padrão de nome. Todos usam uma letra inicial seguida de R-V. Começou com o CR-V, se expandiu para o HR-V e hoje é vista em modelos como BR-V, UR-V e XR-V. Em cada um deles, cada letra significa algo diferente. No modelo produzido no Brasil vem de Hi- rider revolutionary vehicle ou veículo alto revolucionário.
Nissan Kicks
Nissan Kicks [divulgação]Tal qual acontece com o Volkswagen Gol, o nome do Nissan Kicks tem relação direta com futebol. Ele é o único dos SUVs da Nissan que foi desenvolvido no Brasil, apesar de ser um projeto global. Kicks significa chutes em português, que é ligado ao ato mais importante do futebol.
Toyota Corolla Cross
Toyota Corolla Cross [divulgação]A Toyota tem investido forte em uma nova linha de SUVs diretamente derivados de modelos de grande volume. Para isso, toma o nome original do carro e adiciona Cross. É assim com Corolla Cross e Yaris Cross. O nome Corolla, usado há décadas pela Toyota, refere-se às pétalas centrais de uma flor.
Renault Duster
Renault Duster [divulgação]Ainda que Duster seja a palavra inglesa para espanador, a Dacia e a Renault resolveram usar esse nome para o primeiro SUV da marca romena com outro objetivo. A ideia era remeter ao pó levantado pelo Duster durante uma trilha off-road, visto que ele é um dos mais parrudos SUVs compactos de tração dianteira hoje no mercado.
Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.