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Saveiro 4x4 com motor diesel quase foi lançada pela Skoda

Hoje no mundo, de todas as marcas do grupo Volkswagen, existe somente a brasileira Saveiro como caminhonete compacta

Saveiro
Skoda Yeti Picape [divulgação]

O grupo Volkswagen é um dos maiores do mundo e com mais marcas: hoje são 13 montadoras e somente uma delas faz uma picape compacta. Mas por pouco isso não mudou, porque a Skoda cogitou fortemente fazer sua própria Volkswagen Saveiro, com direito a motor de Amarok.

Recentemente a Skoda revelou algumas imagens do SUV compacto Yeti produzido entre 2009 e 2017 para celebrar o sucesso do modelo. Entre imagens dos primeiros protótipos e das duas fases de design que ele teve, estava lá de surpresa uma picape nunca antes mostrada. Ela foi cogitada para produção, mas nunca saiu da fase de protótipo.

Construída sobre a plataforma PQ35 do Audi A3 de duas gerações atrás, Volkswagen Golf de sexta geração e da encarnação anterior de Tiguan e Jetta, a Saveiro da Skoda teve diversas modificações em relação ao Yeti original. O entre-eixos, por exemplo, foi ampliado de 2,57 m para 3 m para abrigar a caçamba longa.

Skoda Yeri Picape [divulgação]
Skoda Yeti Picape [divulgação]

Saveiro tamanho G

Só a caçamba tem 1,93 m de comprimento e 1,17 m de largura. Como comparação, a Saveiro tem 1,33 m de comprimento e 1 m de largura em sua caçamba, ou seja, a picape da Skoda teria maior área de carga que a caminhonete brasileira. Além disso, ela tinha cabine estendida, com direito a um vidro pequeno na lateral.

A traseira vinha com as mesmas lanternas do Yeti, mas tampa traseira diferente. A parte inferior trazia metade do nome Skoda, acompanhando a linha preta do para-choque. Mas o mais interessante é que a picape conceito trazia motor de Amarok: o 2.0 TDI turbo diesel, mas com somente um turbo. Assim, eram 170 cv gerenciados por um câmbio manual.

Skoda Yeti Picape [divulgação]
Skoda Yeti Picape [divulgação]
Ou seja, a Saveiro da Skoda tinha algo que a picape brasileira não tem: motor diesel e tração 4×4. Além disso, ela tem porte intermediário, a colocando em uma região próxima de Fiat Toro, Ford Maverick, Renault Oroch e Hyundai Santa Cruz. Contudo, diferentemente de todas elas, a picape tcheca tinha só duas portas e nunca foi produzida.

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