Depois de ter anunciado o fortíssimo investimento de R$ 32 bilhões a serem aplicados no Brasil e na América do Sul entre 2025 e 2030, a Stellantis anunciou com mais detalhes para onde esse dinheiro vai. Além disso, o grupo revelou que terá 10 lançamentos ao longo de 2024 e que também estuda trazer mais uma marca. Será que a Opel vem?
Fortes investimentos
Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis América do Sul, revelou em entrevista coletiva a jornalistas do Brasil que os planos do grupo para os próximos anos são gigantes. A Dpaschoal no Brasil e a Norauto na Argentina foram adquiridas pelo grupo para poder se tornar a maior distribuidora de autopeças da América do Sul e focar em pós-venda.
Serão investidos R$ 30 bilhões no Brasil nas três fábricas da Stellantis no país: Goiana (PE), Porto Real (RJ) e Betim (MG). Já na Argentina, as fábricas de El Palomar e Córdoba receberão R$ 2 bilhões em investimentos. Especificamente, a fábrica mais beneficiada de todas será de Goiana, com R$ 13 bilhões investidos até 2030.

Hoje, a fábrica de Pernambuco fabrica os Jeep Renegade, Compass e Commander, a Fiat Toro e a Ram Rampage. A planta deverá seguir fabricando o Compass em nova geração, enquanto o Renegade e Toro serão renovados dentro desse ciclo de investimentos. É possível que a fábrica seja ampliada e receba novos modelos.
Lançamentos de 2024
Além de revelar os planos futuros, a Stellantis também confirmou o lançamento de 10 novos carros no Brasil em 2024. Da lista, alguns já estão confirmados. O grupo já lançou os Jeep Compass e Commander com motor 2.0, a Fiat teve a estreia da Titano, a Peugeot anunciou o novo 2008 e a Citroën tem o Basalt como seu lançamento do ano.
![Peugeot 2008 2025 [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2023/10/peugeot_2008_gt_82_edited-1200x720.jpg)
Com isso, teremos ainda cinco carros a serem lançados no Brasil e na América do Sul ainda em 2024. A Stellantis confirmou que haverá algum modelo com sistema BioHybrid até dezembro, podendo ser modelos semi-híbridos, híbridos tradicionais ou híbridos do tipo plug-in, todos fabricados no Brasil.
O que sabemos no momento é que a Fiat testa o motor 1.0 T200 três cilindros turbo com sistema semi-híbrido simples de 12V. O 1.3 T270 quatro cilindro turbo também receberá sistema semi-híbrido, mas de 48V. É bem provável que esse sistema estreie primeiro, deixando o híbrido de fato para depois.
![Fiat Titano Ranch [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2024/03/Fiat-Titano-Ranch-9_edited-1320x791.jpg)
Agora a Opel vem?
Questionado sobre a possibilidade de que novas marcas da Stellantis cheguem ao Brasil Emanuele Cappellano disfarçou, mas soltou que não poderia antecipar nada. Contudo, afirma que o grupo está analisando sempre o mercado brasileiro e que no futuro novas marcas podem vir.
![DS 4 [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/09/ds_4_e-tense_85_edited.jpg)
Dentro do catálogo de marcas que a Stellantis tem hoje, o Brasil não conta com Dodge, Chrysler, Lancia, DS, Alfa Romeo e Opel. Maserati e Ferrari são oferecidas no nosso país, mas não pelas mãos da Stellantis. De todas, as marcas com menos chances de vir ao Brasil são Lancia e DS, que não fariam sentido no atual cenário de mercado.

A Dodge poderia atuar no mercado como uma marca de imagem, vendendo muscle-cars em concessionárias da Jeep e da Ram. Já a Chrysler tem um apelo tímido, mas esse ano já foram vendidas 8 Pacificas não oficialmente no Brasil e a preços exorbitantes. Ou seja, tem mercado para a minivan, mas a Stellantis não acordou para isso.
![Opel Corsa 2024 [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2023/06/opel_corsa_electric_1_edited-1200x720.jpg)
Das com maior potencial, temos Opel e Alfa Romeo. A Opel é desejado dos brasileiros há anos, por conta de modelos como Corsa e Astra, que tem enorme apelo nacional. Seria uma marca redundante a Fiat e Peugeot, mas teria seu público. Já a Alfa Romeo é a chance de a Stellantis brigar com Audi, BMW e Mercedes, já que não tem marca de luxo hoje aqui.
![Alfa Romeo Tonale [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2023/10/alfa_romeo_tonale_veloce_plug-in_hybrid_q4_836_edited-1200x722.jpg)
Para qual lançamento da Stellantis em 2024 você está mais empolgado em ver? E que marca gostaria de ver no Brasil? Conte nos comentários.
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![Citroën Basalt [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/03/SUV-Coupe-Citroen-Basalt-Vision-6-1320x792.jpg)

Cara acho que tem + chance de vir a Alfa, por + que a Opel tem modelos que nós temos saudosismo, a Alfa pela historia e por ter + modelos interessantes ao nosso mercado, pois a Dodge só tem o Challenger e + nada a oferecer, já a Alfa tem muitos produtos bons que poderiam vir pra cá.
Eu gostaria muito de ver a Opel no Brasil apesar de acreditar que os carros aqui vendidos não teriam o mesmo nível dos vendidos na Europa.
E a Alfa Romeo tem história no BR né… então acho que também seria uma boa.
Primeiro precisa avisar aí que a Ferrari não é de propriedade da Stellantis.
Segundo que Opel é um Citroën com o logotipo circular um raio no meio, esqueci Opala, Chevette, Kadett, Monza, Ômega, Vectra, etc…
Aliás eu não entendo essa tara por essa marca sendo que será mais uma igual as já existentes
Vai ser muito interessante ver o Opel Corsa disputando espaço com o Chevrolet Ônix e os demais do segmento.
Uma pena é que ele viria com um motor da Fiat. Provavelmente o motor Firefly 1.0 6v 3cc e o 1.3 8v 4cc. Ou seja, não será tão interessante quanto os dos anos 90 e 2000. Mesmo assim, se eu trabalhasse lá na Stelants eu votaria favorável a volta de Corsa assim como também Astra, Zafira e Vectra.
Se o Corsa superar o Ônix em vendas, a Chevrolet poderia se arrepender de ter vendido a Opel.
Provavelmente viriam em versão elétrica importada. Não faria muito sentido importar a combustão.
Outra marca que poderia surgir por aqui é a Leapmotor pra concorrer nos elétricos acessíveis.
difícil a opel vir hein. mesmo sob o nome da fiat/dodge/peugeot
Os carros atuais da opel(feitos nas plataformas da PSA) já são peugeots com nomes diferentes, pois a plataforma é a mecânica são PSA não tem mais nada de GM ou opel pura lá!!
No meu ponto de vista a DS faz mais sentido que a alfa Romeu, pois tem mais apelo de mercado pelos anos em que a citroen utilizava a mesma como modelo de carro, porém como marca ela atingiria mais mercado que a alfa, já que alfa Romeu tem apelo para aqueles que tem mais de 35 40 anos de idade os mais jovens a grande maioria nunca ouviu falar, não seria objeto de desejo, já a marca DS sim pois é mais contemporânea aqueles que nasceram no final dos anos 90início dos anos 2000