Destaque

Stellantis é flagrada testando uma Kombi elétrica

VW ID.Buzz é usado pela Stellantis como referência para a reestilização do Peugeot Expert, Citroën Jumpy, Fiat Scudo e derivados

[reprodução/CarScoops]
[reprodução/CarScoops]

A Stellantis foi alvo de um flagra curioso na Europa, feito pelo site CarScoops. Durante os testes da versão reestilizada de sua van intermediária, que é vendida no Brasil como Peugeot Expert, Citroën Jumpy e Fiat Scudo, foi possível ver que um VW ID.Buzz era usado junto no comboio.

Embora esse tipo de flagra seja raro, é bastante comum a indústria analisar concorrentes. Porém, geralmente esses testes são feitos dentro das fábricas pelo setor de engenharia. Por isso acaba sendo curioso ver um Volkswagen rodando juntamente com uma van feita pelo grupo rival.

Por ser um produto moderno e com pouco tempo de mercado, uma aposta é que a Stellantis quer comparar o desempenho do ID.Buzz com seus modelos. E como é possível ver que sua van está camuflada nas imagens, o teste faz até mais sentido, já que a atualização visual do Expert/Jumpy/Scudo pode ter alguma melhoria em sua versão elétrica, de modo que consiga concorrer melhor com a rival da Volkswagen.

[reprodução/CarScoops]
[reprodução/CarScoops]
Mudança nas vans da Stellantis

Lançados na Europa em 2016, o Peugeot Expert e o Citroën Jumpy devem receber um retoque visual ainda neste ano. Além deles, o Toyota ProAce, que utiliza a mesma base, mas com o logotipo da marca japonesa, deve passar pela mesma atualização de estilo.

Embora no Brasil o utilitário seja vendido por três marcas, em outros mercados diversas outras fabricantes utilizam o mesmo projeto. No total, são 10 modelos diferentes feitos sobre a mesma base: o trio Expert/Jumpy/Scudo, o já citado modelo da Toyota, e as versões da Opel, Vauxhall e a versão de luxo da Fiat, que é chamada de Ulysse.

[reprodução/CarScoops]
[reprodução/CarScoops]
A reestilização deve começar pelos veículos lançados primeiro, que no caso são os das marcas francesas e o da Toyota. Os demais serão atualizados progressivamente, sempre do mais velho para o mais novo. Dessa forma, o Scudo/Ulysse deve ficar no fim da fila, já que foi lançado há menos tempo. 

E ao que parece, a reestilização será apenas na dianteira, já que era a única parte camuflada. O interior também será levemente modificado, com um painel de instrumentos digital sendo adicionado, além de uma melhoria na central multimídia, que parece ser a mesma utilizada no Peugeot e-208 GT.  

>> Exclusivo: revelamos os números do novo 2.0 turbo da Stellantis

>> Novo Peugeot 2008, que vem ao Brasil, estreia em 4 de maio

>> Novo Citroën C3 Aircross promete causar dor de cabeça na concorrência