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Tesla copiou o BYD Seal em reestilização do Model 3?

BYD Seal nasceu para brigar com o Tesla Model 3, mas a marca de Elon Musk parece ter se inspirado no rival na hora da reestilização

Tesla Model 3 de frente vermelho em um fundo vermelho
Tesla Model 3 [divulgação]

Responsável por mudar o mercado de carros elétricos no mundo e os tornar desejáveis, a Tesla é a referência nessa categoria. Prova disso é que até a BYD, vanguardista chinesa nesse setor, também segue os passos da Tesla. O Seal, recentemente lançado no Brasil, foi uma resposta ao Model 3. Mas parece que agora a Tesla que segue a BYD.

Apresentado recentemente, o Tesla Model 3 reestilizado parece mais do que deveria com o BYD Seal. A dianteira, que antes contava com faróis retangulares com estilo bem próprio, adotou linhas mais simples e finas idênticas às do BYD. Se não fosse pelo prolongamento de LED na parte inferior do Seal, seriam praticamente idênticos.

O estilo do para-choque do Tesla é mais simples, mas repare que o desenho básico é o mesmo. É quase como se o Seal fosse uma versão esportiva do Model 3 olhando por esse ângulo. Até porque o chinês tem falsas entradas de ar com contorno com LEDs não presentes no rival. O vinco central no capô do BYD também ajuda a diferenciar.

Frase motivacional

Na traseira, o Tesla Model 3 trocou o logotipo da marca pelo nome Tesla escrito na tampa traseira. E quem também tem o nome escrito atrás? O BYD Seal. Especificamente o Build Your Dreams que tem sido alvo de polêmica em alguns mercados. Aqui os modelos não são tão parecidos assim, há de convir.

O Tesla Model 3 adotou novas lanternas em C com parte da tampa do porta-malas invadindo a peça. Já o BYD Seal tem lanternas conectadas com elementos imitando escamas de peixe. A placa do chinês está no para-choque, enquanto no modelo americano ela é posicionada na tampa do porta-malas.

BYD mais rápido do Brasil

Vale lembrar que o Tesla Model 3 conta com versões com 512 km de autonomia ou 629 km na Long Range. A versão de tração traseira e menor autonomia faz de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos, enquanto o Long Range com tração integral bate a mesma velocidade em 4,4 segundos. 

Já o BYD Seal está disponível no Brasil por R$ 296.800 e conta com dois motores elétricos, um em cada eixo. Ao todo são 531 cv e 60,2 kgfm de torque e aceleração de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos. Ele é, atualmente, o carro mais rápido que a montadora chinesa vende no nosso país.

Você acha os dois modelos muito parecidos? Conte nos comentários.

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