Destaque

Toyota se une a BYD na produção de novo sedã elétrico

No próximo ano, a Toyota trará novidades em diversas categorias e até a BYD terá participação nos lançamentos

Yamaha Drive H2 [divulgação]
Yamaha Drive H2 [divulgação]

2024 promete trazer diversas novidades ao setor automotivo, e a Toyota terá lançamentos em categorias variadas no mundo todo. Na Europa, por exemplo, o Yaris terá a reestilização de meia vida, o novo sedã elétrico bZ3 com baterias da BYD e novas gerações dos SUVs C-HR e Land Cruiser chegarão para agitar ainda mais o mercado.

O Yaris vendido no mercado europeu tem diferenças em relação ao comercializado no Brasil. Ele terá novas linhas na carroceria, chave digital com acesso via aplicativo de smartphone MyT e a apresentação da versão esportiva GR. Ainda falando de compactos, o SUV C-HR ganhará sua nova geração.

Totalmente reformulado, o novo Toyota C-HR será oferecido com propulsores 1.8 ou 2.0 híbridos, com potência variando de 154 cv até 200 cv. Ele receberá também uma variante híbrida plug-in com 226 cv e autonomia elétrica de 60 km. Vale pontuar que esta será a grande novidade no portfólio do C-HR.

Toyota e BYD: amigas e rivais

Mesmo sendo rivais, as duas montadoras se uniram no projeto do sedã elétrico bZ3. Com 4,72 m de comprimento, ou 10 cm maior que o Corolla, o novo sedã só era vendido na China e é 100% elétrico. Ele utiliza a plataforma e-TNGA e possui bateria, sistema de controle elétrico de íon de lítio e motor produzidos pela BYD. O bZ3 tem ainda entre-eixos de 2,88 m e autonomia pelo ciclo chinês CLTC de 600 km.

Por sua vez, o SUV Toyota Land Cruiser ou Prado receberá nova geração. Ele passa a medir 4,92 m de comprimento, 1,98 m de largura, 1,87 m de altura e entre-eixos de 2,85. O motor é 2.8 turbodiesel da picape média Hilux, só que com sistema híbrido-leve. Para o Brasil, o destaque em 2024 da fabricante será o lançamento do SUV compacto Yaris Cross. Os destaques do modelos serão as versões equipadas com conjunto híbrido flex, algo diferente na categoria.

O que você achou das novidades da Toyota? Você vai esperar pelo Yaris Cross ou prefere seus rivais? Conte nos comentários

>>Peugeot reduz preço do e-2008 para R$ 199.990 no Brasil

>>Autódromo de Cascavel recebe pela primeira vez a Império Endurance Brasil

>>Saiba como cuidar do radiador do seu carro