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Toyota faz testes para criar motor híbrido plug-in flex

Experiente na criação de motores inovadores, o futuro projeto da Toyota que aliar sistema híbrido plug-in com tecnologia flex

RAV4 Plug-in flex
Toyota RAV4 Plug-in flex [Divulgação]

Com alguns anos de experiência de produção de motores híbridos aqui no Brasil, a Toyota já está desenvolvendo novos projetos ambiciosos. O mais recente deles é a criação do motor híbrido plug-in com tecnologia flex e que possivelmente terá produção nacional. Este projeto faz parte de um pacote de investimentos feitos pela montadora para os próximos 5 anos.

Os testes iniciados pela marca são baseados no motor híbrido flex utilizado pela dupla Corolla e Corolla Cross. Nestes dois modelos, existe um motor 1.8 a combustão flex combinado com um propulsor elétrico e ambos geram 122 cv e ainda contam com uma bateria de capacidade 1,3 kWh. O veículo escolhido para este experimento é um SUV médio RAV4. Por aqui, o modelo maior que o Corolla Cross, é equipado com um motor 2.5 aliado ao elétrico que juntos rendem 306 cv. A bateria tem capacidade de 18,1 kWh.

De acordo com o presidente da Toyota do Brasil, Rafael Chang, a criação deste motor híbrido plug-in flex, fortalece a cadeia de fornecedores e traz benefícios para a indústria automotiva. O executivo ainda pontua que como o híbrido flex tem alto potencial de compensação e reabsorção na emissão do CO2 gerado desde o início do ciclo do uso do etanol, depois passando pela disponibilidade das bombas de reabastecimento e a queima gerada na combustão do carro, os testes com este novo motor está trazendo diversos resultados positivos.

Toyota Corolla Cross XRX Hybrid [Auto+ / João Brigato]
Toyota Corolla Cross XRX Hybrid [Auto+ / João Brigato]

Quando chegará o novo motor da Toyota?

Rafael não revelou qual seria o primeiro modelo da fabricante japonesa a ser equipado com tal propulsor. Hoje, RAV4 e Prius já usam o sistema PHEV, o qual, na visão da montadora, será uma alternativa ao propulsor elétrico. No Brasil, não existe a oferta deste motor PHEV e o RAV4 usa do sistema híbrido comum. A vantagem do híbrido plug-in é que sua autonomia elétrica é maior. Ou seja, o motorista pode rodar mais tempo com o automóvel sem se preocupar com as eventuais recargas.

A Toyota também está utilizando o etanol para estudos na produção de hidrogênio. Este projeto tem parceria com empresas como o Senai, USP, Shell, Hytron e Raízen. Por enquanto, não há uma data oficial para que este sistema PHEV flex chegue aos carros. Hoje, um dos grandes projetos da marca se chama Yaris Cross, seu SUV compacto que sairá da fábrica de Sorocaba, em São Paulo, o qual será fabricado a partir de 2024.

Toyota Corolla Hybrid [divulgação]
Toyota Corolla Hybrid [divulgação]

Quando será que este novo motor chegará? Você compraria um carro da Toyota com este novo propulsor? Conte nos comentários

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