A Toyota parece que não quer desistir do Yaris na América do Sul. Produzido na unidade de Sorocaba (SP), a nova geração pode estar nos planos da marca japonesa de acordo com apurações do site Motor1 Brasil. Recém apresentado na Tailândia, o novo Yaris apareceu no último dia 10 com uma geração completamente nova. Por aqui, o compacto sempre foi tratado como uma dúvida para ser produzido aqui.
Segundo o Motor1 Brasil, executivos da Toyota consideram que o Yaris é um carro estratégico para o Brasil, além de não deixar um segmento em que a sua maior rival, a Honda, atua com o novo City e City Hatch. Apesar de confirmar que os modelos estão em estudos para o mercado brasileiro, ainda não se sabe quando que esse lançamento possivelmente acontece.

O mais provável é que o estreia, se ocorrer, poderia acontecer em meados de 2024 ou 2025, uma vez que recém neste ano que Yaris Hatch e Yaris Sedan foram reestilizados no Brasil. É certo afirmar que a Toyota vai produzir produtos com a plataforma DNGA em Sorocaba, inclusive com um SUV compacto, que é cotado há algum tempo, que virá com um novo motor, como já mencionamos aqui no Auto+.
Na época, o conjunto mecânico mencionado era um 1.5 12v que deve ser flex e é aspirado. Esse motor substitui o atual motor 1.5 16v flex da linha atual. Por aqui, o novo motor pode desenvolver algo em torno dos 130 cv e 15 kgfm de torque, associado a um câmbio automático CVT. Outra opção é vir com o motor 1.5 híbrido, que já é permitido por conta da nova plataforma, já apta para a eletrificação.

O novo Yaris
Apresentado como Yaris Ativ, a nova geração do Yaris tailandês foi revelada primeiro com a carroceria sedã, mas também terá o hatch. Ele traz um design bem mais moderno, tanto externa como internamente. Com linhas que lembram um mini-Corolla, o sedã compacto terá mais tecnologia. Entre as novidades estão o volante multifuncional e um quadro de instrumentos com tela digital TFT de 7 polegadas. A central multimídia passa a ter tela flutuante de 9 polegadas, com conectividade com Android Auto e Apple CarPlay.
Na Tailândia, o novo Yaris foi apresentado apenas com motor 1.2 16v VVT-i a gasolina que desenvolve 95 cv e 11,2 kgfm. O câmbio é um automático CVT, com três modos de condução: Eco, Normal e Sport. Rumores indicam que, em 2023, o Yaris tailandês vai ganhar uma opção de motor 1.5 híbrida. De série, o pacote Toyota Safety Sense, adiciona sistema de pré-colisão, alerta de saída de faixa, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão frontal e outros.

10 SUVs compactos com porta-malas grande
VW Polo GTS não é esportivo de piloto de Super Trunfo | Avaliação
Surgem as imagens de patente do substituto do atual Volvo XC90




A Toyota tem de trazer o modelo, considero um erro estratégico não trazer essa nova versão. Eu entendo que deixar de trazer os novos Yaris deixaria os novos clientes sem opção, já que um suv compacto vai se aproximar do Corolla em valor e fazer concorrência ao mesmo, clientes fiéis ao modelo não trocaria o Corolla por um Suv compacto, já os clientes do Yaris não pagarão muito mais para ter um mini Suv.
Se a Toyota não trouxe nem os acessórios do Yaris Ativ 2021 tailandes para o nosso Yaris 2023, eu dúvido esse carro vir. Uma pena. Os modelos da toyota na tailandia são mais equipados, esportivos, tem muitos acessórios, aqui o carro é tão morto que nem o mercado paralelo oferece acessórios para esse carro.