Destaque

Toyota Hilux americana estreia com motor híbrido de 331 cv

Próxima geração da Toyota Hilux é prometida com motor híbrido, que pode ser o mesmo da nova Tacoma norte-americana

Toyota hilux
Toyota Tacoma 2024 [divulgação]

Depois de ter vazado no Brasil e ser flagrada inúmeras vezes, a nova geração da Toyota Tacoma finalmente estreou nos EUA. A Toyota Hilux dos EUA chega com visual de mini Tacoma, totalmente renovada e até mesmo com motor híbrido que deverá ser usado na caminhonete japonesa vendida no Brasil.

A gama de motores da Toyota Tacoma é constituída por três motores totalmente diferentes, mas que coincidentemente são todos 2.4 quatro cilindros aspirados. As versões de entrada entregam 231 cv e 33,54 kgfm. Os números sobem para 274 cv e 42,8 kgfm na configuração i-Force.

Por fim, o que mais interessa aos brasileiros é o novo motor i-Force Max. Associando o 2.4 quatro cilindros aspirado a gasolina a uma bateria de niquel-metal de 1,87 kWh, a Tacoma americana se torna híbrida. Ao todo são 331 cv e 64,2 kgfm. Isso é suficiente para fazer a Toyota Hilux GR-Sport passar vergonha com seu 2.8 turbo diesel de 224 cv e 55 kgfm.

[divulgação]
[divulgação]
Nos EUA não há opção de motor diesel para a Tacoma. Só que a Toyota resolveu manter a variante manual. O câmbio de seis marchas acionado pelo pedal de embreagem só está disponível nas versões com motor i-Force. Modelos de entrada e a variante híbrida só usam a caixa automática de oito marchas, também disponível para a Tacoma intermediária. 

Toyota Tacoma 2024 [divulgação]
Toyota Tacoma 2024 [divulgação]

Tundrinha

Repare muito bem no visual da nova geração da Toyota Tacoma, pois ele influenciará diretamente o estilo da próxima Hilux. A dianteira é bem agressiva, com capô reto, faróis pequenos e muitas entradas de ar. A depender da versão, a grade frontal recebe desenhos diferentes e pode haver acabamento cromado no para-choque.

Toyota Tacoma 2024 [divulgação]
Toyota Tacoma 2024 [divulgação]
Há um gigantesco defletor aerodinâmico na parte inferior da Tacoma e que, provavelmente, raspará com facilidade em qualquer buraco que ela enfrentar. Além de ser bem estranho visualmente, faz a caminhonete parecer um raspador de neve. Na traseira temos lanternas em C e o nome Tacoma estampado diretamente na lata da tampa da caçamba.

Por falar em caçamba, para os EUA, a Toyota oferecerá a Tacoma em versões cabine estendida e cabine dupla. Independentemente da configuração da cabine, a caminhonete média poderá ser equipada com caçamba curta ou caçamba longa. Esse é um layout que só a Mitsubishi L200 Triton da geração anterior chegou a oferecer no Brasil.

Toyota Tacoma 2024 [divulgação]
Toyota Tacoma 2024 [divulgação]

Tempos modernos

Enquanto a cabine da Toyota Hilux já parece datada, a da geração anterior da Tacoma era ainda pior. Mas a marca japonesa deu uma bela renovada na cabine e a deixou pronta para os tempos modernos. O acabamento melhorou substancialmente, com a inclusão de elementos macios ao toque e plástico de mais qualidade.

Toyota Tacoma 2024 [divulgação]
Toyota Tacoma 2024 [divulgação]
O console central novo é bem alto e traz agora freio de estacionamento eletrônico e manopla de câmbio mais próxima do motorista. A área de comando é isolada do passageiro por uma alça. A caminhonete tem texturas diferentes para cada versão na parte intermediária do painel e, em alguns modelos, tem o nome Tacoma estampado.

[divulgação]
[divulgação]
Versões de entrada ecebem painel de instrumentos totalmente digital com 7 polegadas, enquanto as mais caras trazem uma tela de 12,3 polegadas. Já a central multimídia pode variar entre 8 polegadas e 14 polegadas, dependendo da versão. Nos modelos mais caros, há um subwoofer JBL destacável do painel que serve como caixinha de som bluetooth. 

Irmãs parrudas

Junto do lançamento das versões civis da Toyota Tacoma, a marca japonesa revelou também as variantes off-road. Seguindo a pegada da Hilux GR-Sport, a Tacoma TRD Pro é voltada para o off-road de velocidade. Conta com amortecedores preparados, reforços estruturais e visual anabolizado, com muito plástico em preto brilhante.

O interior abusa das cores vermelhas e tem até bancos esportivos tipo concha com reforço estrutural de plástico e fibra de carbono nas costas. Já a Tacoma Trailhunter é voltada ao off-road sujo, aquele feito para andar com lama até o teto e escalar paredões de pedra e de grama.

Traz detalhes em bronze pela carroceria, além de plásticos em preto fosco. O para-choque apresenta visual mais parrudo e ela conta com rack de teto, santantônio em aço e snorkel. Por dentro, detalhes em verde e dourado, além do nome Toyota escrito no painel ao invés de Tacoma.

Reforçando: a Toyota Tacoma será vendida somente nos EUA, mas a nova geração da caminhonete influenciará diretamente a próxima geração da Hilux, que será vendida no Brasil. O motor híbrido da Tacoma também deve ser adotado pela caminhonete média a ser oferecida em nosso país. 

>>Toyota não acredita que todos os carros devam ser elétricos

>>Futuro SUV compacto da Toyota no Brasil é revelado oficialmente

>>Toyota anuncia motor híbrido para Hilux e SW4