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Vinfast VF8 é uma grande porcaria, aponta imprensa americana

Consenso da imprensa norte-americana sobre o vietnamita Vinfast VF8 é de que o SUV elétrico está bem abaixo da linha da decência

Vinfast VF8 [divulgação]
Vinfast VF8 [divulgação]

Faz tempo que não vemos um carro verdadeiramente ruim ser lançado. O sarrafo do segmento automotivo subiu tanto que é difícil encontrar modelos que não tenham algum tipo de qualidade ou encontrem seu público. Mesmo aqueles que não são tão bons assim, têm suas qualidades. Mas a imprensa americana achou o Vinfast VF8 uma grande porcaria.

Na semana passada, caiu o embargo sobre as avaliações do modelo e a imprensa foi unânime apontando que o carro é ruim em todos os sentidos. Desde problemas simples como barulho irritante da seta, até sistemas de segurança completamente quebrados e um repórter que passou mal só de dirigir o SUV.

Steven Ewing, editor sênior do Inside EVs, relatou que, pela primeira vez na vida, passou mal dirigindo um carro. Em seu teste, ele disse que “a porcaria da suspensão e o enjoo, incluindo movimentos do carro, não são os principais problemas. A resposta da direção não é linear e é inconsistente. Não tem absolutamente nenhum feedback do que acontece nas rodas”.

Vinfast VF8 [divulgação]
Vinfast VF8 [divulgação]
Ele reforça dizendo que a direção “é terrível, especialmente quando você coloca o VF8 em Sport, onde a direção é tão rápida que fica próxima do incontrolável. Meu carro também ficava puxando para a direita em ruas retas”. Nesse último caso, é possível que o carro estivesse com a direção desalinhada.

Enjoo ao volante

Mack Hogan, parte da equipe da revista Road & Track, também reclamou de enjoos ao dirigir o Vinfast: “eu fiquei enjoado dirigindo um carro pela primeira vez em anos”. E ainda completou apontando alguns defeitos do carro como a suspensão que, “apesar da firmeza que sente nos impactos, o VF8 também é molenga e rola excessivamente nas curvas”.

Vinfast VF8 [divulgação]
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Hogan foi ainda mais enfático ao dizer que “a qualidade de rodagem sozinha já é o suficiente para desqualificar o Vinfast VF8 a qualquer consideração séria de compra”. E a coisa só piora. Emme Hall, do The Autopian, teve quebras durante o test-drive e precisou trocar de carro, que quebrou também. “Meu segundo carro quebrou todos os sistemas ADAS assim como o primeiro”, disse o jornalista.

ADAS, vale lembrar, são os sistemas de condução semiautônoma, como frenagem de emergência, assistente de permanência e/ou manutenção em faixa, piloto automático adaptativo, entre outros. Para não dizer que tudo foi ruim, os jornalistas americanos elogiaram o sistema regenerativo do Vinfast VF8 e o espaço interno. As cores também foram elogiadas, especialmente porque vivemos em um mundo em que 50 tons de cinza dominam as ruas.

Vinfast VF8 [divulgação]
Vinfast VF8 [divulgação]

Efeito Lifan

A quantidade massiva de reclamações e sistemas quebrados nos veículos nos faz lembrar dos tempos da Lifan no Brasil. Eu mesmo, em outra publicação em que trabalhei no passado, tive problemas com um carro da marca chinesa.

Especificamente um Lifan 530 o qual, durante uma semana de testes, soltou sozinho o para-choque dianteiro, o para-lama direito, o volante travou durante uma manobra e o porta-malas abria quando queria. Além disso, todos os seres humanos que dirigiram esse carro queimaram a embreagem ao menos uma vez.

Vinfast VF8 [divulgação]
Vinfast VF8 [divulgação]
Um colega jornalista, que testou esse mesmo carro uma semana depois, relatou que o banco do motorista saiu do trilho e o jogou para trás ao sair do sinal. Não foram poucas as reclamações dos jornalistas brasileiros sobre carros da Lifan, tanto que a marca faliu por aqui e na China. E se a Vinfast seguir com esses problemas, seu destino pode ser semelhante.

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