Destaque

Volkswagen Golf elétrico deve ser menor e pode ter versão GTI

Depois de perder a liderança na Europa, o Volkswagen Golf deve ser reformulado para ganhar uma versão elétrica até 2025

Volkswagen Golf [divulgação]
Volkswagen Golf [divulgação]

O Volkswagen Golf perdeu o título de carro mais vendido na Europa em 2022 para o Peugeot 208. E essa derrota tem feito a marca alemã repensar o futuro de seu hatch médio. Uma reestilização para a oitava geração está a caminho, mas pode ser que um novo membro seja lançado nos próximos anos para dar um fôlego extra para as vendas.

De acordo com o site Autocar, a Volkswagen deve apresentar em breve um novo conceito elétrico. Inicialmente, este modelo seria batizado de ID.2, e este nome ainda pode ser utilizado. Porém, fontes garantiram para o site que existe a possibilidade de o futuro hatch ser batizado como Golf.

O mais curioso da história é que o Golf elétrico não entraria no lugar da oitava geração, que seguiria sendo vendida com motores a combustão. Uma nova família Golf seria criada, e com a possibilidade de ter uma versão GTI totalmente elétrica. Com isso, a nomenclatura GTX, que atualmente é usada no ID.4 e ID.5, seria descontinuada.

Volkswagen Golf GTI [divulgação]

Plataforma Volkswagen Golf elétrico

Como o nome sugere, o ID.2 seria menor que o ID.3. Portanto, caso o nome Golf seja utilizado no elétrico, o modelo será mais compacto que a oitava geração. Porém, o tamanho seria maior que o do Polo, sendo um hatch intermediário entre ele o Golf atual. A expectativa é que o comprimento do novo carro fique na casa dos 4,25 m.

Além de ter a chance de receber um dos nomes mais icônicos da VW, o futuro hatch elétrico vai estrear uma nova plataforma. A MEB-Plus é uma evolução da base atual dos modelos elétricos da marca, sendo projetada para carros com tração dianteira. A nova plataforma será utilizada por outras marcas do grupo, como a Cupra, que já confirmou que terá um elétrico baseado nela.

Volkswagen ID.3 1st (divulgação)

Caso realmente o ID.2 vire um Golf elétrico, a ideia da Volkswagen é tentar incrementar as vendas com dois carros de propostas completamente diferentes. A ideia é que Golf a combustão e elétrico convivam juntos até meados de 2028, quando a oitava geração seria aposentada e apenas o eletrificado ficasse em linha. 

>> Volkswagen pode ter picape híbrida ou elétrica rival da Fiat Toro

>> Volkswagen reforça que Polo Track é o novo Gol em teaser

>> Peugeot 208 derruba VW Golf como carro mais vendido da Europa