Destaque

Volkswagen Kombi feita pela Porsche é vendida por R$ 2 milhões

Van da Volkswagen tem muita a cara de um modelo que não surpreende ninguém, mas isso até você abrir o capô que esconde motor de 231 cv

Porsche Centrum Gelderland [divulgação]
Porsche Centrum Gelderland [divulgação]

Sleeper é uma palavra bastante usada entre os entusiastas automotivos no exterior. Na língua inglesa, sua tradução é dorminhoco ou adormecido. Entre os carros, o termo refere-se a um carro de visual pacato, mas que encanta por seu desempenho. E acredite, essa Volkswagen Kombi (Transporter T3) é um sleeper super raro. Tanto que ela está à venda pelo equivalente a R$ 2 milhões.

Apesar do visual de uma van escolar, a Volkswagen Kombi das imagens foi toda preparada pela Porsche. A unidade exclusiva foi desenvolvida para servir como carro de apoio para o rali Paris-Dakar, ajudando o 959 Rally, apresentado em 1986. Para ter um ritmo próximo ao do cupê como carro de apoio, a Porsche teve que criar a Transporter com um motor Boxer, a fim de ser mais rápida.

Ela usa um motor 3.2 Boxer de seis cilindros, usado no Porsche 911 Carrera entre 1984 a 1989, da geração 930. Este motor desenvolvia 231 cv e 28,9 kgfm de torque. No 911, esse motor enviava toda a força ao eixo traseiro por meio de um câmbio manual de 5 marchas. Para receber o motor, a Kombi recebeu uma configuração especial de suspensão e freios.

Porsche Centrum Gelderland [divulgação]
Porsche Centrum Gelderland [divulgação]
Ela foi criada na oficina da Porsche em Welcherath, na Alemanha. Segundo informações, ela foi desenvolvida por Peter W. Schutz, CEO da Porsche na época. Isso torna ela interessante para colecionadores da marca.

Visualmente, apesar do design passar quase despercebido, há novidades. Ela se destaca por trazer uma saia dianteira. Nas laterais, estão novas saias laterais, além de receber rodas Fuchs de 16 polegadas. Há ainda abertura de ar adicionais nas laterais. De traseira, ela ganha lanternas escurecidas e um difusor de ar com um escape circular. Por fim, ela possui um engate para reboque.

Por dentro, as novidades ficam por conta de um interior estofado em couro e um logotipo da Porsche no volante. O console central ainda traz medidores extras. Criada em 1985, um ano antes do 959 Rally, ela tem 130.770 km rodados e será vendida por 364.900 euros, algo em torno de R$ 2 milhões. Os interessados terão que ir até a Holanda, onde ela está à venda. Ela está à venda na concessionária Porsche Centrum Gelderland.

>>Mal no Brasil, Volkswagen Amarok é vice-líder na Argentina

>>Volkswagen T-Cross tem poucos pecados a confessar | Avaliação

>>Porsche lança série especial Style Edition para dupla 718