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Volkswagen Polo está prestes a sair de linha por causa da lei

Recentemente reestilizado no Brasil e com nova versão Track, destino do Volkswagen Polo pode não ser tão animador assim lá fora

3 min de leitura

Enquanto no Brasil o Volkswagen Polo parece ter vida longa, lá fora o destino do hatch compacto parece estar caminhando para uma aposentadoria. A própria VW já afirma categoricamente que alguns direcionamentos da lei europeia podem colocar fim ao modelo por conta dos custos e da virada totalmente elétrica. Ou seja, o Polo está por um fio.

O que acontece na Europa, é que a lei da Comissão Europeia para o Euro7 determinou que carros a partir de 2025 reduzam drasticamente seus níveis de poluição e consumo. Com isso, será necessária a utilização de muita tecnologia e sistemas eletrificados para atender às novas leis.

Alguns apostam em uma elevação de preços dos carros na Europa em algo entre R$ 800 e R$ 1.600. Contudo, o CEO da Volkswagen Thomas Schäfer, acha que a situação é pior. O executivo calcula que os carros de entrada das montadoras devem encarecer algo entre R$ 16 mil e R$ 27 mil por conta das novas tecnologias.

Volkswagen Polo GTI 2022 [divulgação]
Volkswagen Polo GTI 2022 [divulgação]

Polo a preço de Golf

Isso faria com que um Volkswagen Polo, por exemplo, ficasse tão caro quanto um Golf. Mesmo sendo um modelo menor, com acabamento menos sofisticado e menos tecnologia. O resultado é que carros compactos se tornarão inviáveis na Europa, visto que o consumidor naturalmente migraria de segmento por conta dos custos.

Em entrevista à Autocar, Schäfer foi enfático: “no momento temos engenheiros avaliando o que isso [o Euro7 e seus custos] significa. Mas se for verdade, definitivamente não vamos investir nunca mais [em carros compactos] e vamos tocar nosso plano de eletrificação o mais rápido possível”. 

Volkswagen Polo GTI 2022 [divulgação]
Volkswagen Polo GTI 2022 [divulgação]
A possível morte do Volkswagen Polo na Europa não seria surpresa, visto que a Ford aposentou o Fiesta depois de mais de 40 anos na ativa. Além disso, a Stellantis já disse que em 2030, nenhum Citroën C3, Peugeot 208, Opel Corsa ou compacto da Fiat será vendido com motor a combustão – todos serão totalmente elétricos.

Polo vai morrer no Brasil também?

Isso afeta o Brasil? Sim e não. A divisão brasileira da Volkswagen tem enorme liberdade para criar carros especificamente para o nosso mercado e os modifica de acordo com o gosto local. Prova disso é a existência do Polo Track – uma versão de baixo custo do hatch compacto internacional e que não existe (e nem existirá) na Europa.

Volkswagen Polo Track [divulgação]
Volkswagen Polo Track [divulgação]
Isso pode levar à criação de uma nova geração do Polo exclusivamente para o nosso mercado se o modelo morrer na Europa. Ele é muito importante para a estratégia da marca por aqui, sendo um modelo de alto volume e parte de um segmento que ainda é a base essencial no Brasil. Por isso, ao menos por aqui, ele terá vida longa.

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1 comentário em “Volkswagen Polo está prestes a sair de linha por causa da lei”

  1. João Batista

    O Polo pode morrer por culpa única e exclusiva da ganância do grupo VW. Que visa somente altos lucros. Basta lembrar que num passado recente, um alto executivo do grupo foi “fritado” por citar frases politicamente incorretas sobre lucros.

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João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

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