Destaque

VW diz que Amarok 2023 será uma picape premium e revela detalhes

Apesar de ser derivada da nova Ford Ranger, Volkswagen quer posicionar a Amarok um pouco acima no mercado e fazer o que a Classe X não fez

Volkswagen Amarok 2023 [divulgação]
Volkswagen Amarok 2023 [divulgação]

Apesar de ainda não ter sido feita em metal e borracha, a nova geração da Volkswagen Amarok parecia que tinha pouco a esconder. Contudo, a marca alemã revelou um interessante detalhe sobre a irmã da Ford Ranger: ela se tornará uma picape premium. Além disso, um desenho da traseira finalmente foi divulgado.

No comunicado oficial, a Volkswagen salienta isso ao dizer que “a nova geração vai fascinar os atuais fãs da Amarok, mas também terá como objetivo alcançar novos clientes no segmento de picapes premium”. Ou seja, a picape alemã tentará ser o que a Mercedes-Benz Classe X não conseguiu: uma caminhonete média com um toque a mais de luxo.

A ideia é que a Volkswagen seja mais cara e refinada que a Ford, podendo tomar uma fatia de mercado que outras picapes médias não conseguem chegar hoje. Essa foi a tentativa da Mercedes-Benz Classe X, mas ela falhou ao se parecer demais com a Nissan Frontier e não entregar nada de especial na categoria.

Volkswagen Amarok 2022 [divulgação]
Volkswagen Amarok 2023 [divulgação]
No teaser, é possível ver o visual da nova Amarok será uma considerável evolução em relação ao modelo atual. Contudo, ela ainda guarda diversos elementos comuns à picape da Volkswagen atualmente nas concessionárias. Exemplo disso está no visual bem quadradão, caixas de roda marcadas com vincos fores

A traseira finalmente revelada tem lanternas parecidas com a da atual Amarok, porém com cantos mais chanfrados e luz de seta em meio a um C de LED. O nome da picape virá estampado no metal tal qual a Ford Maverick vendida no Brasil. Refletores estarão no para-choque como um elemento inédito de design.

Volkswagen Amarok 2023 [divulgação]
Volkswagen Amarok 2023 [divulgação]
Por dentro, a Volkswagen Amarok terá painel de instrumentos totalmente digital e central multimídia verticalizada emprestada da Ford Ranger. O volante vem do Nivus, mas ela terá acabamento com superfícies macias e melhor cuidado na escolha de materiais. Tudo para justificar essa ideia de picape premium que a VW quer passar.

>>Fusca e Amarok elétricos são cogitados pela Volkswagen

>>Amarok perde motor 2.0 TDI de novo, outros VW passam por ajustes

>>VW Amarok GTI? Versão alemã da Ford Ranger Raptor é considerada