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VW produz 20 carros baseados no Polo ao redor do mundo

Só aqui no Brasil, temos cinco dos 19 carros que a Volkswagen produz no mundo e que são diretamente baseados no Polo

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Compartilhamento de plataformas é algo que beneficia as montadoras a médio e longo prazo. Afinal, reduz os custos de produção, que podem ser divididos entre várias montadoras, além de ter ganho de escala e redução de tempo de desenvolvimento. Por isso, a Volkswagen hoje faz 20 carros no mundo que são baseados no Polo.

Especificamente falando, todos os modelos aqui citados usam a plataforma MQB-A0, base que estreou no Volkswagen Polo e que depois foi usada em 20 modelos – ao menos até a contagem atual. Afinal, a VW prepara mais dois modelos com essa base para o Brasil: o Gol SUV (246) e a nova caminhonete sucessora da Saveiro (também conhecida como Tarok).

Volkswagen Virtus Exclusive [Auto+ / João Brigato]
Volkswagen Virtus Exclusive [Auto+ / João Brigato]

Sedãs

Diferentemente da plataforma CMP da Stellantis, que é usada por 16 carros diferentes com o mesmo retrovisor, a base MQB-A0 do Volkswagen Polo faz sedãs. Hoje temos o Virtus, que foi desenvolvido no Brasil, que é vendido tanto aqui como na Índia. Além disso, ele está presente na China com leves mudanças visuais e é chamado de Lavida XR.

O terceiro sedã derivado do Polo é o Skoda Slavia. Basicamente ele é um Virtus com estilo da march tcheca. Do Virtus para o Slavia mudam os para-choques frontais e traseiro, faróis. capô e desenho interno das lanternas, além de parte da tampa do porta-malas. Por dentro, o modelo da Skoda é mais simples, mas o visual é mais moderno.

SUVs

Se prepare para ficar confuso aqui, afinal, só de T-Cross temos seis. O modelo original é o T-Cross europeu, que é o menor de todos. Afinal, ele usa entre-eixos de Polo (2,56 m), enquanto o restante dos modelos aparentados ao SUV contam com entre-eixos de Virtus (2,65 m).

O T-Cross brasileiro tem visual diferente do europeu e é maior. Já o T-Cross chinês e o Taigun indiano são visualmente iguais. O Tacqua usa o entre-eixos do T-Cross brasileiro, mas o visual do europeu. Já o Tharu XR é o novo membro da família, com visual inspirado no Taos reestilizado chinês e proposta de baixo custo.

Ainda dentro de Brasil, temos o Nivus, que foi desenvolvido no nosso mercado e é o único SUV MQB-A0 da Volkswagen cujo nome não começa com a letra T. Em compensação, o Taigo, que é o nome do Nivus na Europa, não foge à regra. O modelo tem visual levemente modificado, interior mais sofisticado e motorizações diferentes.

Dentro do grupo Volkswagen, mas sem o logo VW na dianteira, temos o Skoda Kamiq para a Europa e o Skoda Kushaq para mercados emergentes. Os modelos tem alguns elementos de estilo compartilhados, mas são bem diferentes. Já a Seat traz o Arona como seu SUV de entrada derivado do Polo.

Hatch

Além do Volkswagen Polo, a linha de hatches com plataforma MQB-A0 é composta por seis modelos. Como a VW considera o Polo Track brasileiro como um modelo separado do Polo, ele entrou para a lista – ainda que saibamos que ele não passa de uma versão de entrada do hatch compacto internacional.

A Audi fez a nova geração do A1 baseada no Polo, mas o modelo perdeu opção de versão quatro-portas, além de ser o menor carro com essa base. Já a Seat manteve a íntima relação de Polo e Ibiza na atual geração, o mesmo feito com o Skoda Fabia. Mas, a marca tcheca foi além e criou um hatch médio baseado no Polo, o Scala. 

Qual seu carro preferido com plataforma MQB-A0 do Volkswagen Polo? Conte nos comentários.



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João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

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