Novidades

Boato de que JAC estaria interessada na fábrica da Troller é falso

Circulam pelas redes sociais e até algumas publicações que a chinesa JAC planeja comprar a fábrica da Troller no Brasil

JAC T60 [divulgação]
JAC T60 [divulgação]

Desde o anúncio do fim da produção da Ford no Brasil, muitos boatos começaram a circular. Entre eles está sobre a compra de duas fábricas. A planta de Camaçari já tem interessados, enquanto a Troller ainda não havia sido alvo de rumores. Contudo, pelas redes circularam boatos sobre a JAC.

Em diversos grupos de carros chineses e aplicativos de mensagens, circulam informações falsas sobre a intenção da marca chinesa controlada por Sergio Habib em comprar a fábrica da Troller no Brasil. A ideia seria aproveitar a planta para continuar a produzir o T4 e também os modelos da JAC.

Troller T4 2020 (divulgação)

Contudo, a situação da marca chinesa hoje no país não permitiria tal aventura. Consultada pelo Auto+, a JAC afirmou que precisa primeiro resolver sua recuperação judicial no país. Além disso, o atual volume de vendas é muito baixo, o que tornaria uma fábrica no Brasil algo extremamente custoso e desnecessário no momento.

Vide que a Ford que vende dez vezes mais que a JAC no Brasil desistiu de ter uma fábrica por aqui, do ponto de vista de negócio, não seria justificável que a marca chinesa se aventurasse em uma operação que já não se mostrou rentável.

JAC T40 [divulgação]
JAC T40 [divulgação]
Essa, contudo, não é a primeira vez em que uma fábrica da JAC é aventada no Brasil. Antes do Inovar Auto e seu super IPI, o grupo SHC havia revelado intenções de construir uma fábrica para a marca chinesa em solo nacional.

Coincidência ou não, ela seria erguida em 2014 em Camaçari, na Bahia, bem próxima à fábrica da Ford. Por ali seriam investidos R$ 900 milhões com capacidade produtiva para 100 mil carros por ano. A ideia era produzir o T40 e uma variante urbana do modelo. Lembrando que ambos foram desenvolvidos a pedido de Sergio Habib, mas apenas o SUV vingou.

JAC T50 [divulgação]
JAC T50 [divulgação]
As vendas da JAC despencaram após o super IPI, a rede de concessionárias da marca se desestabilizou e não havia mais dinheiro ou condições para uma fábrica no Brasil. Já em 2017, a marca anunciou que teria uma fábrica em Goiás para produzir T40 e T50. O investimento seria menor, de R$ 200 milhões para fazer 35 mil carros por ano.

Mas novamente as vendas caíram e a JAC se viu em uma situação complicada. Essa planta deveria ter ficado pronta no final de 2019, mas os planos retrocederam em virtude da crise que a marca se encontra.

JAC T60 [divulgação]
JAC T60 [divulgação]
Atualmente a JAC trabalha intensamente em sua linha de veículos elétricos, sendo a com maior quantidade de modelos disponíveis no país. Além disso, renovou seus três principais SUVs: T40, T50 e T60. Contudo, não há planos de uma fábrica em solo nacional.

>>Flagra: JAC testa no Brasil rival de Citroën Jumpy e Peugeot Expert

>>Avaliação: JAC T60 aposta em porte de Compass ao preço de Renegade

>>JAC apresenta novos T40, T50 e T60 de uma vez