Destaque Novidades

Jeep Renegade e Compass ganham versão híbrida mais bararta

Ao contrário dos modelos 4xe, novos Renegade E-Hybrid e Compass E-Hybrid trazem sistema híbrido mais simples da Jeep
Jeep Renegade e-Hybrid e Jeep Compass e-Hybrid [divulgação]

Com forte processo de eletrificação na Europa, a Jeep apresentou novas variantes ecologicamente corretas para os SUVs Renegade e Compass. Enquanto no Brasil o SUV compacto Renegade ganhou mudanças visuais e novo motor turbo flex, lá no Velho Continente ele agora tem mais uma versão híbrida.

Diferentemente das versões 4xe que trazem motor elétrico na traseira e possibilidade de carregamento nas tomadas, as novas versões E-Hybrid de Renegade e Compass são mais simples. Os Jeep híbridos trazem motor 1.5 quatro cilindros turbo ligado a um pequeno motor elétrico que substitui o alternador.

O sistema de 48V não impulsiona diretamente as rodas, mas é capaz de auxiliar o motor a combustão com 20 cv e 13,8 kgfm de torque extras. Esse sistema possibilita desligar o motor antes da parada completa ou em velocidades constantes para economizar combustível. Além disso, funciona como compressor do ar-condicionado para não roubar força do 1.5 turbo.

Com esse conjunto, Renegade e-Hybrid e Compass e-Hybrid entregam 130 cv e 24,5 kgfm de torque. É menos potência que qualquer versão já vendida dos SUVs da Jeep aqui no Brasil. O torque, no entanto, supera o já descontinuado Renegade 1.8 flex. Atualmente, os dois modelos têm o motor 1.3 turbo de 185 cv e 27,5 kgfm de torque como a opção menos forte.

A versão eletrificada vendida na Europa conta com transmissão automatizada de dupla embreagem com sete marchas e tração apenas na dianteira. Esteticamente, é possível identificar os Jeep e-Hybrid pela grade frontal em bronze MetaKrome, acabamento usado também em detalhes no para-choque.

Por dentro, eles recebem bancos que misturam tecido e couro em um layout chamado de Seaqual pela Jeep. Há ainda carroceria na cor exclusiva azul Matter Azur. Rodas pretas também fazem parte do pacote para as variantes eletrificadas. A Jeep oferece o Renegade híbrido e o Compass híbrido na Europa nas versões Longitude, Night Eagle, Limited e S. Preços ainda não foram revelados, mas serão abaixo das versões 4xe híbridas plug-in que serão vendidas no Brasil ainda neste ano.

>>Jeep morto em 2017 consegue crescer 433% nas vendas em 2021

>>Renegade 2023 finalmente tem o visual final revelado

>>Jeep Commander passa de R$ 300 com mil segundo aumento de preços

Sobre o autor

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar