Ao vivo
Home » Manutenção » 5 SUVs populares que viraram pesadelo e muita gente vai vender em 2026

Manutenção

Pensa em ter algum?

5 SUVs populares que viraram pesadelo e muita gente vai vender em 2026

O fim de 2025 já faz muita gente planejar a troca de carro, mas entrar no mercado de usados sem cuidado é pedir para cair em cilada

5 min de leitura

Fim de ano chegando, 2026 batendo na porta e a cabeça de muita gente já vira para um possível carro novo, ou melhor, seminovo devido aos altos preços dos zero km. Só que a onda dos SUVs continua forte e empurra muita gente para modelos usados que, no papel, parecem ótimos negócios. São altos, dão sensação de robustez e têm presença. 

O problema é que vários desses SUVs escondem manutenções caras, consumo elevado e defeitos crônicos que transformam um sonho em um rombo financeiro. Para evitar que você entre nesse tipo de enrascada, o Auto+ selecionou cinco SUVs que até têm versões boas, mas não estas opções específicas que aparecem no mercado a preços tentadores. 

Jeep Renegade 1.8 E.torQ flex e Renegade 2.0 turbodiesel

Jeep Renegade verde commando
Jeep Renegade [divulgação]

O Jeep Renegade virou febre quando chegou ao Brasil, mas suas versões antigas podem transformar o bolso em inimigo. Começando pelo 1.8 E.torQ flex, vendido desde 2016. O motor entrega até 132 cv e 19,1 kgfm, ligado ao câmbio automático de seis marchas. Na prática, ele é fraco, pesado e gasta muito para o que oferece. Os números comprovam.

  • 6,7 km/l no etanol (cidade)
  • 7,4 km/l no etanol (estrada)
  • 9,6 km/l na gasolina (cidade)
  • 10,7 km/l na gasolina (estrada)

Mas o grande vilão é o trocador de calor, que pode misturar água do radiador com o óleo da transmissão. O resultado. Uma transmissão que pode literalmente morrer, gerando um prejuízo enorme.

Jeep Renegade Trailhawk (divulgação)

Já o Renegade 2.0 turbodiesel é querido por muitos, tem 170 cv e 35,7 kgfm, tração 4×4 e câmbio automático de nove marchas. Só que a manutenção é bem mais cara e a complexidade do sistema faz qualquer reparo custar muito mais. 

Se a ideia é economizar, essas versões antigas não fazem sentido. As melhores são as pós 2021, quando o modelo recebeu o motor 1.3 turbo com 185 cv e teve o problema do trocador de calor resolvido.

Ford EcoSport Powershift

Ford EcoSport [Divulgação]

O Ford EcoSport ainda tem apelo visual, é espaçoso e bem equipado, mas as versões com câmbio Powershift são armadilhas prontas. O sistema, que deveria ser moderno, ficou famoso por trepidações, superaquecimento, trancos e falhas crônicas nas embreagens. As manutenções são caras e imprevisíveis, e muitos carros passaram por mais de um reparo sem solução definitiva.

Os números de consumo não são os piores do mundo.

  • 7,2 km/l etanol (cidade)
  • 8,3 km/l etanol (estrada)
  • 10,2 km/l gasolina (cidade)
  • 12,1 km/l gasolina (estrada)

Mas isso não compensa o câmbio problemático. A versão SE 1.6 tem 131 cv, 16,1 kgfm e Tabela Fipe de pouco mais de R$ 56 mil. Parece bom demais e é justamente por isso que tanta gente cai na cilada.

Renault Duster 2.0 4×4

Renault Duster GoPro (divulgação)

O Renault Duster 2.0 sempre foi elogiado pela robustez e pelo espaço interno. Só que as versões antigas com motor 2.0 de até 148 cv e 20,9 kgfm têm consumo muito acima do ideal.

  • 6,7 km/l no etanol (cidade)
  • 7,5 km/l no etanol (estrada)
  • 9,8 km/l na gasolina (cidade)
  • 10,8 km/l na gasolina (estrada)

Além disso, a manutenção pode pesar no bolso, principalmente na parte de suspensão e em alguns reparos de transmissão. É um carro confiável quando bem cuidado, mas comprar uma unidade usada sem histórico é pedir para gastar dinheiro com reparos frequentes.

Hyundai Tucson 2.0

carros
Hyundai Tucson [divulgação]

O Hyundai Tucson de geração anterior ainda aparece muito no mercado e chama atenção por espaço e preço. Mas o motor 2.0 de até 146 cv e 19,6 kgfm, combinado ao câmbio automático de quatro marchas, entrega um consumo assustador.

  • 5,0 km/l etanol (cidade)
  • 5,9 km/l etanol (estrada)
  • 7,1 km/l gasolina (cidade)
  • 8,3 km/l gasolina (estrada)

É um SUV confortável, mas totalmente incompatível com a realidade atual. A autonomia é baixa, a manutenção não é barata e o conjunto é ultrapassado. Quem compra, vende rápido, e normalmente com prejuízo.

Mitsubishi ASX 2.0 CVT

Mitsubishi ASX (divulgação)

O Mitsubishi ASX 2.0 sempre foi conhecido por confiabilidade, mas o conjunto com câmbio CVT costuma gerar despesas altas se não tiver manutenção impecável. O motor 2.0, com 160 cv e 20,1 kgfm, até entrega boa performance, mas bebe mais do que deveria.

  • 8,3 km/l gasolina (cidade)
  • 9,5 km/l gasolina (estrada)

O problema maior é a transmissão CVT. Quando começa a dar sinais de desgaste, a conta assusta. É um SUV gostoso de dirigir, mas fácil de virar prejuízo se você pegar um exemplar mal cuidado.

E você, já teve ou pensa em adquirir um desses SUVs? Deixe seu comentário!


YouTube video

52 comentários em “5 SUVs populares que viraram pesadelo e muita gente vai vender em 2026”

  1. Samuel Rocha

    Tenho um ASX MITISUBICHI 4×4 na cidade gasolina 8.5 na 11 por litro desde quando comprei, só gastei com manutenção de troca de oleo e fuidos pneu, estou satisfeito.

    • Adriano

      Concordo!
      Fazendo as manutenções em dia a Asx é uma excelente opção.
      Estou com uma a quase 2 anos .

  2. Luiz

    De todos os veículos citados, ao meu ver que pode dar mais dor de cabeça são os Renegede.
    Agora ao consumo todos estão dentro do aceitável para Suv que na sua maioria são pesados e motorização mais alta em relação aos populares

    • Rose

      Tenho um Renegade Longitude 1.8 2016.
      Passei pelo problema do trocador de calor que levou agua pra dentro do câmbio em 2021. Passei um desânimo na época, tive que fazer o câmbio, tirei o trocador de calor e interculei, com o radiador carro ficou perfeito de novo, só troco óleo todo ano e não é gastão não, na rodovia com gasolina ja fiz, 12.9 e na cidade fica em torno de 9 km. Estou me preparando pra em 2026 trocar ele por outro igual. Carro apaixonante.

      • Gustavo

        Tive 2 Renegades, sendo que o último fiquei de 2020 a 2025. Amei o carro. Bonito, gostoso de dirigir, tamanho excelente, acabamento extraordinário. Os meus nunca me deram nenhum problema mecânico. Fiz todas as manutenções obrigatórias. Minha única questão com o carro é que andar nele no Rio de Janeiro me limitava muito por conta de ser o queridinho dos ladrões.

        • Hamilton

          é matéria de nutelinha q não sabe nada. Renegade é sensacional.

      • Carlos Argus

        Para adeptos de blindados, ASX excelente opção, mecânica cara porém altamente robusta.
        Tive Renagade e é isso mesmo que a matéria do, apesar de robusto, é lento, beberrão e quem tem não dorme com medo do trocador furar, tanto é que gastei 4 mil para colocar radiador externo.

      • Alexander

        É um carro muito bom o Renegade, Roubusto, confortável e versátil.
        Conversa fiada essa aí de ser Beberrão e tal.

        Quanto ao câmbio ,nuncs tive problemas.
        O Meu é 1.8 flex 140 cv.
        2019/20.

    • Lucas

      Todas as informações sobre a e ecosport estão incorretas para o modelo da foto que tem motor 1.5 e câmbio automático com conversor de torque.

      • Gabriel

        Entendo que a foto foi apenas ilustrativa.

    • Junio

      Isso sao mitos, Renegade excelente carro, a preço de kwid, trocador de calor so da defeito se não tiver manutenção, o meu te 174000 mil e nunca troquei o trocador de calor

  3. Flávio

    Opinião é bom que cada um tem a sua. Coisa mais irritante essa de manutenção cara ou barata. Carro não é investimento, é despesa. Onde tem manutenção barata hj? Só de carro pelado, sem tecnologia alguma, o chamado pé de boi, que muitos adoram. E mesmo assim as montadoras estão percebendo isso e aumentando os valores das peças. Me poupe.

    • Marcelo

      Materia fraca e sem embasamento.
      Quem não tem e não quer gastar com manutenção tem uma otima opção: Metrô e buzão de linha.

    • Gabriel

      Você está bem equivocado com a sua resposta. Tem carros com mecânica simples que apresenta manutenção muito mais cara do que carros muito mais tecnológicos e sofisticados.
      Outro ponto é que não se deve confundir questões de investimento com custos de manutenção.
      O carro é um investimento sim. Você coloca o valor nele e esse valor irá oscilar ao longo dos anos. O fato dessa oscilação eventualmente ser negativa, não muda o conceito de investimento. Investimento e custo de manutenção são duas coisas diferentes, e devem sim ser levadas em conta pelo consumidor.

  4. Celso Almeida

    Renegade, comprei em 2019 rodei 65000km em 6 anos, sem nenhum problema, principalmente o trocador.
    Troquei por outro em jan2025. Excelente “SUV” com nova motorização de 175cv,
    Ecosport, tive todos os modelos, inclusive o power shift que foi o ultimo, comprei em 2016 e troquei em 2019, nunca tive nenhum problema.
    Conselho: Carro novo Fazer todas as revisões na concessionária e usado verificar se as revisões foram cumpridas.
    Não se deixe influenciar por opinião na internet, a maioria tem interesse em depreciar uma ou outra marca.😉

    • Emanuel

      Se trocar por outro carro: será um Renegade. Espero q a STELANTIS não faça nenhuma mudança louca como a Hyundai fez com o HB2O. Troquei os pneus originais com 98000km. O radiador agora com 107000. Nesse tempo só troquei uma bateria… Arrumei a suspensão agora com 103000km. Quem fala besteira, fala pelo senso comum e de pessoas q não cuida do seu carro.

  5. Claudio

    Tenho um Renegade 2019
    Tô satisfeito um bom carro
    Nunca tive problemas.
    Se gasto um pouco mais na manutenção ele devolve em conforto.

    • Emanuel

      Tenho o meu Renegade 2016… Sou feliz! Puto quando vejo umas aorendiz fala m… Viajo sempre q posso ao Recife. Nunca tive problema. Faço a manuntenção a cada 10000. Peguei com 49000. Hoje, tem 107.000km é só alegria. Como um cara uma vez me disse quando perguntei sobre se o Mitsubish se era economico, ele disse: Nunca me preocupei com isso. É o q digo hoje!!! O gosto de dirigir a 160 e entrar em curvas fechadas e deixar golf para tras, não tem preço… Motorista ruim, até uma Ferrari não presta. O meu é leve! Kkkkkkkkk

  6. Alexandre Jodal

    E o Tracker com Correa dentada banhada a oléo, perdendo garantia de fábrica? Faltou hein?

    • Ricardo Souza

      Uma reportagem leviana, principalmente em relação a lenda do trocador de calor do Renegade. Usando o fluido recomendado, essa peça não dá problema. Usando produto de baixa qualidade ou água, irá destruir a peça. O mesmo acontece se usar combustível adulterado. Óbvio que terá dores de cabeça qualquer que seja o carro.

      • Arnaldo Viana

        O Renegade da minha esposa deu problema no trocador de calor com 37.000 km. Somente a concessionária mexeu no carro e usou os fluidos indicados com revisões em dia. Quando levei para consertar, tinha outros dois lá com problemas também. Vendi e comprei um Kicks pra ela. Está com mais de 70.000km rodados com zero problemas.
        Meu Virtus está com 102.000 km e zero problemas também.

    • Esse é o melhor SUV que já comprei e a garantia da correia é 240 mil km por tempo indeterminado, nem corrente de comando tem essa garantia. Você tem um tracker, porque só fala mal quem não tem.

  7. Luiz Fernandes

    Sou fã do Renegade
    1o. Comprei em 2018
    Estou no segundo 2025.

  8. Pedro José o camargo

    Renegade excelente carro principalmente pela suspensão independente e acabamento soft macio área interna porém o motor novo T270 realmente é infinitamente superior simplesmente maravilhoso!!!! Sou proprietário!!!! Custo x benefício 10

  9. Marco Aurélio de Carvalho

    Tive um Renegade 2019 e com 44.000 deu problema no trocador de temperatura a água foi toda pra caixa, mandei fazer a trocace limpeza gastei mais de R$ 6.000,00 e me livrei dele mas após um ano e meio o novo proprietário me ligou dizendo que o problema voltou todo apesar de eu colocar o kit com radiador de óleo no lugar do trocador, liguei pra fabrica cobrando Recall eles negaram apesar de dizer que tinha conhecimento de 12 outros proprietários com o mesmo problema, este Suv é uma porcaria, não comprem, gastador, manutenção cara e problemático.

  10. Maria Lúcia Scarpelli Lima

    Estou no segundo Renegade. Nunca tive problemas com nenhum deles. O primeiro vendi bem rápido mesmo. Não sei o porquê de tantos comentários negativos sobre os Renegades! Ará qualquer marca e/ou modelo estão passivos de dar problemas! Né não??? E depois os Renegades, são elegantes, charmosos e bonitos!! ❤️😍🤷🏻‍♀️

  11. Thatiana

    AMO RENEGADE 🩵
    ESTOU NO MEU 3° JEEP E ZERO PROBLEMAS!

  12. Cássio PR

    Ecosport com motor 1.5 e do último modelo, igual ao da foto, não tem câmbio Powershift. É um automático convencional. Bora aprender um pouco sobre carros.

  13. Cássio PR

    O Ecosport 1.5 da última geração, como o da foto e como citado, não tem câmbio Powershift. Tem um câmbio automático convencional. Bora aprender um pouco sobre carros.

    • Gabriel

      A reportagem foi bastante Clara em relação ao modelo que usa o câmbio powershift, não deixando qualquer dúvida. Aliás hoje todo mundo conhece a fama desse modelo. Entendo que a foto foi apenas ilustrativa mas o que interessa é o texto e a informação precisa, isso foi plenamente abordado. O que precisa mudar aqui é o excesso de propagandas que abrem nesse site. Chega a incomodar até.

  14. Jardel

    As renegades a diesel não são tão caras de manutenção… Se procurar o local certo, que saiba dar manutenção sem gambiarras, aí sim você terá um carro confiável. Isso é para qualquer carro. Agora, o cara quer economizar fazendo gambiarra e quer que o carro tenha o mesmo desempenho e durabilidade ? Aí é demais !!!
    Chave do sucesso é a manutenção preventiva !!

  15. Leandro

    Matéria copy cola só pra encher Língua, todo ano ano alguém falando trocador de calor do Renegade que nem foram todos e nem tao crônico cono dizem. Tive uma limited 2020 completo com teto e agora um versão S 4X4 completo. Estou feliz l, anda muito e nenhum 4×4 na categoria tem no mercado.

  16. Paulo Salamoni

    Maior erro é achar que carro é tanque de guerra, qualquer carro sem manutenção quebra e vai dar dor de cabeça, carro usado pode ser uma bomba em função de donos descuidados. Renegade motor etorq é bom e barato pelo que entrega, mas eu indico trocar ou substituir o trocador de calor pelos kits de refrigeração com condensador, elimina 100% da chance de misturar agua com óleo

  17. Braga

    Tenho Renegade 2018 manual. Não tem trocador de calor e bebe BEM menos que o automático. Zero dor de cabeça. Trocar pra que?🤗

  18. Klaus Ritter

    Com todo o respeito ao sujeito que assina essa matéria, mas isso é de uma ignorância atroz. Não vou perder meu tempo defendendo os veículos, mas ou isso é caça clic ou muito mau-caratismo.

    • Altamirando Menezes

      Seu comentário foi perfeito!

  19. Claudio

    Boa noite sou o Cláudio, tive o Jeep Renegade 2016 é um excelente carro e nunca tive problema, agora tenho um 2023 zero motor 1.3 turbo t270 é um ótimo carro. E as pessoas que falam mau e porque não tem capacidade de ter um

  20. Gabriel

    O maior problema aqui continua sendo o Ford com Powershift. Tecnologia ruim e falta de respeito do fabricante, que aliás nunca teve qualquer respeito pelo mercado nacional, desde seu abandono pelo Brasil até problemas crônicos envolvendo inclusive carros mais robustos como a Ranger.
    Atual Ranger virou também uma grande encrenca para o consumidor, projeto ruim cheio de defeitos crônicos, e recordista de recalls. Vai virar outro mico no mercado.

  21. Gabriel

    Atual Ranger com motor com correia melada em óleo já começa a infernizar a vida do comprador mas incauto que comprou essa encrenca.

  22. Gabriel

    Esse Renegade foi uma grande pisada de bola da jeep. É um modelo realmente problemático e de manutenção muito cara. Infelizmente os fabricantes erram, mas não estão nem aí corrigir os seus erros. O câmbio powershift da Ford é outro exemplo lamentável de uma montadora que comete erros demais e soluções de correção de menos. O problema foi simplesmente abandonado. A Ford hoje é uma das piores montadoras do mundo, que acumula o número de ricos maior do que a soma de todos os demais fabricantes.

  23. Lindomar

    Eu sempre tive carros japoneses. Foram dois Kicks, um Versa, um Honda Civic, um Corolla e dois Sentra. Atualmente o meu Sentra está com 125.000 km rodados. Nenhum desses carros me deu qualquer manutenção alem das revisões regulares. É só abastecer e rodar.

  24. Hamilton

    Que matéria sem nexo sobre o Renegade 1.8 e o trocador de calor. Isso só acontece para quem não faz manutençao correta e coloca água de torneira no radiador. É um motor gastão? Sim,mas e daí? E o q entrega e a confiabilidade? Tenho a minha e vou te contar, fraco foi quem escreveu essa porcaria.

  25. Francisco Demontiê Nunes

    Eu tenho o Renegade 2020 não troco por enquanto por outro modelo de carro, até momento sem dor de cabeça tem muita gente falando muita M… sem
    Ter conhecimento algum .
    Trocaria por outro novamente logo mais.

  26. Junio

    Esses defeitos que falam que k Renegade tem são muitos de quem nao tem nada para fazer, o meu tem 174000 mil e o trocador é original.

  27. Rodrigo Leite Rossato

    Comprei um Renegade 2020 em abril. Todos os Jeeps tem garantia e troca vitalícia quanto ao trocador de calor. E a partir do modelo 2021 aumentaram a garantia para 5 anos de fábrica. Matéria para quem não fez lição de casa. E quem quer andar de SUV, não tem que pesar a economia. Carro confortável, robusto e bem construído.

  28. Bruno

    Renegade liquidificador de oleo com agua e com porta mala de kwid e tem gente vindo defender uma carroça dessa mds

  29. Adolfo

    Tenho um Renegade diesel desde 2017! Nunca tive problema, manutenção normal para um carro a diesel, fazendo a manutenção preventiva dá para rodar tranquilo 250 mil km como é o meu caso! Agora carro de quem não faz manutenção quebra mesmo!

  30. Thatiana

    RENEGADE É MARAVILHOSO! 🩵💙

  31. Thatiana

    RENEGADE É MARAVILHOSO! ✨️

  32. Cezar

    Tive um Renegade e foi o pior carro que tive. Se estiver pensando em comprar um não compre e bomba.

  33. Leonardo Alves

    Interessante, mas de fato já estou no 3° Renegade e zero stress, claro que eu faço as revisões programadas.
    É top em tecnologia e conforto, e o novo t270, sobrando motor.
    185 CV.

  34. Alberto

    Tenho um Renegade Sport T 270 turbo 2024, carro excelente, faço as manutenções programadas portando evito problemas, o consumo dele é de 10,6 km/l ( gasolina) na cidade e na estrada 11,8 a 12,2 km/l ( gasolina), isso em uma velocidade 80 – 90 km/h, estou satisfeito com a compra

Deixe um comentário

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar