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De tempos em tempos vemos o Brasil sendo invadindo por novas marcas. Mas há sempre aquelas que fazem falta. Inspirado na resposta calorosa da edição anterior da Pergunta da Semana, onde buscávamos carros que o brasileiro queria ver por aqui, chegou a vez de escolher as marcas que fazem falta no nosso país.
Conte nos comentários com justificativas para aparecer na reportagem de sexta-feira com as melhores respostas. Mas antes, três carros que, na opinião da nossa equipe de jornalismo, as marcas que deveriam vender seus carros no Brasil.
Mazda – João Brigato / editor
![Mazda CX-50 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/10/mazda_cx-50_skyactiv-g_turbo_awd_90_edited-750x450.jpg)
Claramente escolhi a Mazda por produzir meu carro favorito de todos os tempos: o Miata. Mas faz sentido que a marca japonesa traga seus carros aqui. Afinal, são SUVs com refinamento de marcas premium, mas preço de intermediária. Ou seja, seria algo acima de Honda e Toyota, mas antes do patamar de Lexus.
Cupra – Leo Alves / repórter

Vista lá fora como a Porsche da classe média, a Cupra matou a Seat e agora oferece modelos generalistas com pegada esportiva. Focada também em híbridos e elétricos, a Cupra poderia funcionar como uma bela ponte entre Volkswagen e Audi, oferecendo um tempero esportivo a mais que falta nos carros aqui no Brasil.
Geely – Felipe / repórter
![Geely Cool Ray [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/10/geely_coolray_991_edited-750x450.jpg)
Ainda que a Geely tenha tentado vender seus carros no Brasil no passado, era uma época mais complicada. Hoje em dia, por conta da ajuda da Volvo, a Geely tem modelos bem mais interessantes e de bom custo benefício. É uma marca que está no nível de BYD e GWM, que estão construindo boa imagem por aqui.
E para você: que marca deveria vender seus carros no Brasil? Conte nos comentários e justifique sua resposta.
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>>5 carros que mudaram o Brasil para sempre
Sem duvida nenhuma a Mazda. Carros bonitos, mecânica japonesa.
Uma penha que os preços no Br seriam inalcançáveis.
Mas estou contigo João.
Skoda! Skoda é literalmente os carros da VW com todas as qualidades do mesmos mas corrigindo as críticas que o público brasileiro tem com eles hoje.
Tem o design mais interessante que os da VW, com um visual meio escandinavo como Volvo, sendo sobrio mas sem ser sem sal, o interior apesar de usar quase os mesmo materiais que os Volkswagen parecem bem mais refinado por causa do design do interior e uso de cores e texturas, fora que a Skoda tem varias medidas que deixam seus carros mais práticos como ter um guarda chuva portátil dentro da porta.
A nova linha da DS está sensacional e alinhada com o objetivo de eletrificação da Stellantis. Acredito que tenha espaço para voltar como marca de grife do grupo
Vou citar duas: Alfa Romeo e Lancia. A Alfa Romeo até já fabricou veículos no Brasil. O 2300 era um dos melhores carros nacionais na década de 80 (quatro freios a disco, câmbio de 5 marchas, motor 2.3 com duplo comando no cabeçote, 140 CV) e ainda era muito bonito. Depois trouxe os belíssimos 164, 166 e 156 ( a Sportwagon era coisa de outro mundo). Hoje tem os (arghhhh) SUVs Tonale e Stelvio e o sedã Giulia que poderiam vender bem por aqui. A Lancia, que eu me lembre, nunca teve representação no Brasil e estava quase morrendo nas mãos da Fiat antes da criação do grupo Stellantis. Ano que vem vai ser relançada na Europa com o novo Ypsilon e até 2028 terá mais dois modelos: Gamma e Delta. Seria uma boa pedida também.
Não sei porque nos privam das Alfa, num país onde se vende por uma fortuna, um Fastback com o eixo traseiro muito pra dentro tipo antigo Nissan Versa. Horrível esteticamente, poderiam bem alegrar nossos olhos com a Alfa Romeo
Alfa Romeo, já tem uma extensa rede de concessionárias (Stelantis), tem um público cativo e apaixonado, além de ser uma marca carismática!
Sem duvidas a Tesla já passou da hora de ir para o Brasil, só não podem chegar custando um valor de marca premium, porque ai fica complicado. Se chegar nos preços praticados pela Volvo e seus carros eletricos e os postos de recarga nas grandes cidades como nos EUA, acredito que ela tem muito mercado.
Quem faz falta é o “resto da GM”. A Cadillac há tempos poderia estar fazendo frente à BMW e Mercedes-Benz, enquanto a GMC seria uma boa concorrente para a Ram.
Só quem ficaria deslocada seria a Buick, que apesar de ter modelos belíssimos, talvez invadisse demais a área da Chevrolet.
Eu acredito que teria espaço para Isuzu e Opel no nosso mercado… Isuzu tem uma vasta experiencia en motores a diesel, sendo uma marca bem respeitada em diversos mercados. Tem linha de caminhões leves até pesados e também a pickup D-MAX que compartilha plataforma com a Mazda BT-50 e tem fama de robustez assim como Hilux ou L200. Já a Opel acredito que teria mais facilidade de conquistar o coração do brasileiro que a dupla Francesa Peugeot/Citroen, pois embora tenha seus modelos baseados nas plataformas dos PSA como 208/Corsa são muito similares mas por ser uma marca de origem alemã seria melhor aceita. Já que o brasileiro ainda tem um pé atrás com francesas devido ao histórico de problemas e pós venda ruim. Melhoraram bastante desde que a Stellantis se formou,mas ainda não vejo a Peugeot Citroen brigando no mercado lá em cima e nem sendo desejada pelo público. Agora a Opel tem uma história de sucesso no Brasil, sob a logo da Chevrolet ( sua antiga controladora) ainda está na memória do público seus produtos de sucesso como Corsa, Astra e Vectra por exemplo…e ao contrário da fama das francesas, as marcas alemãs tem fama de qualidade de engenharia não apenas as automotivas mas a indústria alemã no geral.
Skoda, Alfa Romeo, Lancia, Mazda
Sinceramente, acho que já passou da hora de termos uma marca nacional, se já temos pessoal capacitado para projeto e design, mão de obra treinada e fornecedores locais (Só faltam os chips de taiwan, mas isso todas elas tb precisam. Ah. E se o lobby das montadoras deixar. Só não pode ser iniciativa do governo pq ficaria mais caro que Ferrari.