Curiosidades Destaque

Que marca deveria vender carros no Brasil? Pergunta da Semana

Com uma nova onda de marcas chinesas vindo ao Brasil, que outras montadoras deveriam trazer seus carros para cá?
Cupra Tavascan [divulgação]
Cupra Tavascan [divulgação]
Compartilhar

De tempos em tempos vemos o Brasil sendo invadindo por novas marcas. Mas há sempre aquelas que fazem falta. Inspirado na resposta calorosa da edição anterior da Pergunta da Semana, onde buscávamos carros que o brasileiro queria ver por aqui, chegou a vez de escolher as marcas que fazem falta no nosso país.

Conte nos comentários com justificativas para aparecer na reportagem de sexta-feira com as melhores respostas. Mas antes, três carros que, na opinião da nossa equipe de jornalismo, as marcas que deveriam vender seus carros no Brasil.

Mazda – João Brigato / editor

Mazda CX-50 [divulgação]
Mazda CX-50 [divulgação]

Claramente escolhi a Mazda por produzir meu carro favorito de todos os tempos: o Miata. Mas faz sentido que a marca japonesa traga seus carros aqui. Afinal, são SUVs com refinamento de marcas premium, mas preço de intermediária. Ou seja, seria algo acima de Honda e Toyota, mas antes do patamar de Lexus.

Cupra – Leo Alves / repórter

carros
Cupra Formentor [divulgação]

Vista lá fora como a Porsche da classe média, a Cupra matou a Seat e agora oferece modelos generalistas com pegada esportiva. Focada também em híbridos e elétricos, a Cupra poderia funcionar como uma bela ponte entre Volkswagen e Audi, oferecendo um tempero esportivo a mais que falta nos carros aqui no Brasil.

Geely – Felipe / repórter

Geely Cool Ray [divulgação]
Geely Cool Ray [divulgação]

Ainda que a Geely tenha tentado vender seus carros no Brasil no passado, era uma época mais complicada. Hoje em dia, por conta da ajuda da Volvo, a Geely tem modelos bem mais interessantes e de bom custo benefício. É uma marca que está no nível de BYD e GWM, que estão construindo boa imagem por aqui.

E para você: que marca deveria vender seus carros no Brasil? Conte nos comentários e justifique sua resposta. 

>>5 carros que mudaram o Brasil para sempre

>>Os melhores modelos para Uber e Táxi

>>5 carros que são um pesadelo pior que sexta-feira 13

Sobre o autor

João Brigato

11 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Sem duvida nenhuma a Mazda. Carros bonitos, mecânica japonesa.
    Uma penha que os preços no Br seriam inalcançáveis.
    Mas estou contigo João.

  • Skoda! Skoda é literalmente os carros da VW com todas as qualidades do mesmos mas corrigindo as críticas que o público brasileiro tem com eles hoje.

    Tem o design mais interessante que os da VW, com um visual meio escandinavo como Volvo, sendo sobrio mas sem ser sem sal, o interior apesar de usar quase os mesmo materiais que os Volkswagen parecem bem mais refinado por causa do design do interior e uso de cores e texturas, fora que a Skoda tem varias medidas que deixam seus carros mais práticos como ter um guarda chuva portátil dentro da porta.

  • A nova linha da DS está sensacional e alinhada com o objetivo de eletrificação da Stellantis. Acredito que tenha espaço para voltar como marca de grife do grupo

  • Vou citar duas: Alfa Romeo e Lancia. A Alfa Romeo até já fabricou veículos no Brasil. O 2300 era um dos melhores carros nacionais na década de 80 (quatro freios a disco, câmbio de 5 marchas, motor 2.3 com duplo comando no cabeçote, 140 CV) e ainda era muito bonito. Depois trouxe os belíssimos 164, 166 e 156 ( a Sportwagon era coisa de outro mundo). Hoje tem os (arghhhh) SUVs Tonale e Stelvio e o sedã Giulia que poderiam vender bem por aqui. A Lancia, que eu me lembre, nunca teve representação no Brasil e estava quase morrendo nas mãos da Fiat antes da criação do grupo Stellantis. Ano que vem vai ser relançada na Europa com o novo Ypsilon e até 2028 terá mais dois modelos: Gamma e Delta. Seria uma boa pedida também.

    • Não sei porque nos privam das Alfa, num país onde se vende por uma fortuna, um Fastback com o eixo traseiro muito pra dentro tipo antigo Nissan Versa. Horrível esteticamente, poderiam bem alegrar nossos olhos com a Alfa Romeo

  • Alfa Romeo, já tem uma extensa rede de concessionárias (Stelantis), tem um público cativo e apaixonado, além de ser uma marca carismática!

  • Sem duvidas a Tesla já passou da hora de ir para o Brasil, só não podem chegar custando um valor de marca premium, porque ai fica complicado. Se chegar nos preços praticados pela Volvo e seus carros eletricos e os postos de recarga nas grandes cidades como nos EUA, acredito que ela tem muito mercado.

  • Quem faz falta é o “resto da GM”. A Cadillac há tempos poderia estar fazendo frente à BMW e Mercedes-Benz, enquanto a GMC seria uma boa concorrente para a Ram.

    Só quem ficaria deslocada seria a Buick, que apesar de ter modelos belíssimos, talvez invadisse demais a área da Chevrolet.

  • Eu acredito que teria espaço para Isuzu e Opel no nosso mercado… Isuzu tem uma vasta experiencia en motores a diesel, sendo uma marca bem respeitada em diversos mercados. Tem linha de caminhões leves até pesados e também a pickup D-MAX que compartilha plataforma com a Mazda BT-50 e tem fama de robustez assim como Hilux ou L200. Já a Opel acredito que teria mais facilidade de conquistar o coração do brasileiro que a dupla Francesa Peugeot/Citroen, pois embora tenha seus modelos baseados nas plataformas dos PSA como 208/Corsa são muito similares mas por ser uma marca de origem alemã seria melhor aceita. Já que o brasileiro ainda tem um pé atrás com francesas devido ao histórico de problemas e pós venda ruim. Melhoraram bastante desde que a Stellantis se formou,mas ainda não vejo a Peugeot Citroen brigando no mercado lá em cima e nem sendo desejada pelo público. Agora a Opel tem uma história de sucesso no Brasil, sob a logo da Chevrolet ( sua antiga controladora) ainda está na memória do público seus produtos de sucesso como Corsa, Astra e Vectra por exemplo…e ao contrário da fama das francesas, as marcas alemãs tem fama de qualidade de engenharia não apenas as automotivas mas a indústria alemã no geral.

  • Sinceramente, acho que já passou da hora de termos uma marca nacional, se já temos pessoal capacitado para projeto e design, mão de obra treinada e fornecedores locais (Só faltam os chips de taiwan, mas isso todas elas tb precisam. Ah. E se o lobby das montadoras deixar. Só não pode ser iniciativa do governo pq ficaria mais caro que Ferrari.

Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso serviço você aceita tal monitoramento. Para mais informações leia nossa
Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso serviço você aceita tal monitoramento. Para mais informações leia nossa