Goste ou não, os SUVs se tornaram o tipo mais comum de carros hoje. Por mais que muitos critiquem, os utilitários são rentáveis para as marcas e o público adora. Foi um SUV (Cayenne) que salvou a Porsche, enquanto outro (Urus) se tornou o carro mais vendido da história da Lamborghini em apenas três anos.
Prova da dominação mundial dos SUVs é que um levantamento feito pelo Motor1 revelou que existem apenas 11 marcas ao redor do mundo que não vendem SUVs. E o pior: dessas onze, cinco já tem modelos confirmados para serem lançados neste ano ou nos próximos.
A lista é formada por Abarth, Alpine, Bugatti, Chrysler, Ferrari, Lancia, Lucid, McLaren, Pagani, Polestar e RAM. Interessante notar que, das onze montadoras, praticamente cinco são da Stellantis, especificamente Abarth, Chrysler, Lancia e RAM, enquanto a Ferrari não faz parte do grupo, mas seus controladores estão lá.
Por sua vez, a Ferrari já tem o Purosangue em desenvolvimento, inclusive vazado em imagens dentro da fábrica. Fora do grupo Stellantis e ainda sem SUVs, a Alpine pertence à Renault e já anunciou que terá pelo menos um SUV nos próximos anos – esse será elétrico e desenvolvido junto da Lotus, que recentemente lançou um modelo na categoria.
Mas existem marcas que ainda não sucumbiram à onda dos SUVs? Sim. McLaren e Pagani parecem as mais improváveis de adotar um utilitário em sua gama de modelos. A Bugatti, por outro lado, já a Bugatti já foi alvo de rumores sobre um modelo no segmento. Enquanto isso, a Lucid, como se mira na Tesla, terá um modelo na categoria muito em breve.
>>5 carros que despertaram raiva dos fãs só por causa do nome
>>Os carros da Opel que a Chevrolet esqueceu de vender no Brasil
A Koenigsegg já tem SUV?
Acho que a sigla SUV está sendo utilizada fora de seus conceitos primordiais. Deveria ter uma sigla pra carros utilitários que não sejam realmente esportivos. Tem muitos veículos no mercado tudo com o mesmo conceito, mas que no fundo podem se enquadrar em categorias diferentes.