Não é novidade que diversas fabricantes novas estão chegando ao mercado brasileiro. Na China, então, dezenas de montadoras surgiram nos últimos anos, cada uma com sua promessa de inovação. Mas poucas devem ficar. Por trás de todo esse sucesso estrondoso dos carros elétricos chineses, existe um cenário de excesso e competição.
Desde 2020, mais de 8.000 concessionárias fecharam as portas na China, de acordo com as estimativas de analistas do mercado automotivo ouvidos pela Bloomberg. Já outras milhares estão em situação bem crítica por conta da superprodução de carros, vendas por intermédio e guerras de preço.
O excesso virou problema
Nos últimos anos, o governo chinês incentivou pesadamente a produção de veículos elétricos. O resultado foi uma corrida desenfreada. Hoje, são quase 200 montadoras disputando o mesmo espaço, produzindo mais do que o mercado é capaz de absorver. Para evitar estoques parados, as marcas estão realizando descontos milagrosos que simplesmente destruíram as margens de lucro.

Empresas como a própria BYD e Geely diminuem preços toda hora para segurar participação, enquanto outras menores montadoras lutam para sobreviver. E com essa guerra constante, muitas fabricantes passaram a vender carros abaixo do custo apenas para cumprir metas impostas pelas fábricas. Ou seja, vender se tornou uma obrigação e não um negócio.
O modelo de venda está sendo reinventado
Outro ponto que está saturado é o sistema de vendas por intermédio. Marcas como Tesla, NIO e XPeng aboliram de vez o intermediário e vendem diretamente ao consumidor, com lojas próprias em shoppings e canais 100% digitais.

Com isso, as fabricantes controlam preço, atendimento e até o pós-venda, deixando as antigas redes chamadas de 4S (venda, serviço, peças e pesquisa) sem espaço para lucrar.
Até montadoras tradicionais estão seguindo esse caminho. A Ford, por exemplo, usa cada vez mais plataformas online e marketing direto para apresentar seus modelos eletrificados, reduzindo o papel dos revendedores.
Mas e aí, acha que essa guerra de fabricantes chinesas pode afetar o Brasil? Deixe seu comentário!




É uma bagunça! Aquela corrida desenfreada dos carros elétricos chineses está mais caótica que a fila do Supermercado Extra em dia de promoção! E a guerra de preços? É como se todos estivessem tentando vender um mochi por R$ 1 para cumprir meta. As concessionárias tradicionais devem sentir o friozinho da cadeira, quase como se estivessem em um desfile de moda com os modelos sendo vendidos a preços de arrasa-quadras. Mas eita, pelo menos tem variedade pra escolher, né? Acho que o próximo passo será os fabricantes começarem a vender os carros com freio de mão embutido no painel por causa dos descontos!ai remove watermark
Aqui no Brasil com milhares de carro elétricos chineses chegando todo dia as montadoras aqui também não demora fechar as portas,outro agravante são os preços dos carros brasileiros que estão lá nas alturas ,um kuid dos mais simples custa 70.000 um absurdo.se o governo não der um incentivo para essa montadoras baixando os impostos muitos empregos serão cortados.
Esse Xpeng P7 é o carro mais bonito das últimas décadas
Um Cybertruck coupê com lindas mais arredondadas.
Concordo que essa disputa está pra lá de desnfreiada ,está liquidando fabricantes !!!
Pra mim carro elétrico é uma furada quem é muito burro e não tem dó do seu dinheiro , a revenda é pior ainda .
A China não é só o maior quintal industrial do planeta ela é a roda que está girando o planeta, ela está desmontando toda engrenagem sórdida do mundo capitalista e todo mantra imperialista, ela coloca o mundo em outra rota, quem não entender vai padecer.
A política chinesa de investir na melhor forma de produção, o homem, mesmo que pagando pouco, além de tirar do lado do déficit o ser humano para colocar no lado do superávit, ainda torna toda a produção, um bem mais comum e acessível
Sim, o Brasil será afetado pois o sistema financeiro não têm fronteiras. Esperem os resultados catastróficos a curto prazo.
Estou com a porsche, não dá pra largar o barulho do ronco por silêncio. O carro elétrico pra mim só se for híbrido e não matar a cadeia sustentável do álcool do brasil. Os chineses querem vender só que a bolha habitacional e essa bolha de carro elétrico não vai estourar na minha mão. Aliás e o lixo das baterias, você paga 200 mil no carro e a bateria custa 100 mil qdo acabar ..não fecha. Pra mim falta infraestrutura, etc e abrir o olho.
Sorte sua amigo, eu dependendo de um carrinho para trabalhar, 25 mil (Palio 2013) estaria muito feliz, acabei de perder pois minha ex mulher me roubou, estou com 65 anos, doente, e com 2 filhas ainda adolescentes, e netas para dar sustento, sou técnico em fogões, um carrinho não e para passear, e sim minha ferramenta de trabalho, eu não quero dinheiro, se Deus quiser eu vou ainda poder comprar um Palio, antes de receber o chamado de Deus! 🙏😞. Que Deus abençoe grandemente sua vida. 🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏
A concorrência é saudável e bem vinda!
Não estou nem aí pra essa guerra entre montadoras, quanto mais concorrência melhor , melhora o produto e estimula e o preço , nós consumidores somos beneficiados por isso .
É o que você pensa. O mercado existe e vive de grana. O negócio é bom quando satisfaz as partes.
Muita oferta, mas Logo, logo haverá uma depuração e só as fortes sobreviverão. Acho que essa desarrumação de mercado só ocorre na China, devido a disseminação de montadoras, o que provocou uma grande oferta, mas acredito que não deverá acontecer no resto do.mundo porque a maioria das montadoras, pelo menos as menores, nesta altura, não têm mais pernas pra alcançar outros mercados fora da China.
No Brasil a onda de carris elétricos ainda nao pegou devido ao alto custo e o medo da manutenção do mesmo. A várias notícias espalhadas por ai que a troca de uma bateria pode chegar até 60 mil reais e isso assusta um pouco porque a maioria dos compradores de veículos e pobre.
Se o governo ajudace as montadoras em geral baixando o valor dos impostos isso daria mas fôlego as montadoras. Entregue seu carro antigo pra ser desmontado e vendido pra ser destruído e ganhe 50 de desconto na compra de um elétrico ou híbrido e isso já mudaria o cenário no Brasil.
Creio que a intenção das montadoras é sobreviver a essa fase de saturação do mercado. Com a redução dos incentivos governamentais, quem sobreviver e tiver massa de veículos vendidos vai dar início à massiva venda de serviços de manutenção e de peças de reposição e, assim, se consolidar mo mercado com oficinas e revendedoras autorizadas. Para passar por essa toenta eles aceitam vender sem lucro neste momento. Efeito parecido com o desenvolvimento das IAs que dão imensos prejuízos, mas quem se firmar vai ganhar rios de dinheiro no futuro
210 milhões de pessoas e um mercado pequeno, porque a renda é muito concentrada. O salário mínimo para um casal e dois filhos deveria ser hoje por volta dr R$ 7150,00. Os R$ 1518,00 não chegam a 25% do mínimo necessário.
Tenho extremo receio de comprar um carro elétrico e acho que essa competitividade entre eles vão acabarem sendo auto destrutiva entre eles, o famoso mata mata onde quem pode mais chora menos tendo em vista que os combustíveis fósseis tem em média 500 anos pela frente!
A interferência e intromissão do Estado só atrapalha! Não existe capitalismo , mercado, quando as regras não são impostas, quando a liberdade para empreender segue um curso natural!
O Estada intervencionista é um mal, principalmente quando parte de uma ideologia nefasta que domina o Estado e o governo.
Socialismo/comunismo é um mal absoluto! Pois não pensa no povo, mas tem objetivo em si mesmo, e não o benefício para o povo!
Todo castigo pra essas montadoras e concessionárias é pouco.
O maior problema vai ser o pós venda. Mão de obra especializada e peças de reposição nas concessionárias.
Isso é um câncer chinês vem devagar quando se vê tomou conta de todo o corpo
Certas mídias estão sofregas para mostrar matérias que, de alguma forma, desqualifiquem os carros elétricos
Eu quero ver quem comprar um carro e a montadora fechar, como ele vai conseguir peças pro seu bólido.🤔
A melhor definição para o que está ocorrendo no Brasil: uma bagunça generalizada. O que interessa é a próxima eleição. Exemplo: as finanças públicas totalmente estouradas e o governo discutindo migalhas pra fechar orçamento. É fácil imaginar o resultado. Triste.
Na china o canibalismo está decretado, pequenos fabricantes com bons produtos serão engolidos pelos grandes, os demais fecharão as portas e o comportamento dos compradores é óbvio, as grandes montadoras terão preferência já que transmitem segurança se comparados com os pequenos fabricantes, o resto é fácil de adivinhar…
Creio que sim, os carros elétricos vieram para ficar e dominar todo o mercado de automóveis. As concessionárias de veículos a combustão vão ter que migrar para os elétricos se quiserem sobreviver. A única coisa que pode salvá-las é se os combustíveis reduzirem seus preços drasticamente, mesmo assim, as montadoras ainda vão ter melhorar seus produtos para concorrer com os elétricos que estão vindo recheados de inovação tecnológica. Dito isso ainda tem a diminuição da poluição dos veículos a combustão.
Eu só quero saber onde vão descartar esse monte de baterias???
Peças e manutenção continuam sendo fornecidas por concessionárias. Não havendo parceria nas vendas dos veículos o custo tende a subir para os proprietários.
Vamos aprender a viver sem transporte individual E migrar pro coletivo Nas viagens aereas nao e assim Vem muito mico da China pra nos Cuidado
Ainda sou do tempo do carro a combustão, se na China está assim imagina como será no Brasil, eu oi avó pra ver estes veículos vingarem no Brasil!
Saiu errado
Eu pago pra ver estes veículos elétricos vingarem por aqui em terras brasileiras!
A política chinesa de investir na melhor forma de produção, o homem, mesmo que pagando pouco, além de tirar do lado do déficit o ser humano para colocar no lado do superávit, ainda torna toda a produção, um bem mais comum e acessível
Acredito que essa realidade, de fato faz a montadoras tradicionais saírem de sua zona de conforto, pois há anos, principalmente no Brasil, vem nos vendendo lixo, sim lixo, carros de qualidade duvidosa no acabamento e conforto e hoje todos estão tendo acesso a uma variedade de carros que gastam menos, baixa manutenção, alto desempenho e um conforto que não se compara. Todo o seguimento, linha prêmio está com seus dias contados, imagina a linha popular, pois carros que estão dando banho em tecnologia, segurança, conforto, de forma sustentável e com preço mais acessível. Realmente o hoje é um futuro que se deve esquecer o passado e os grandes lucros com pouca entrega. Justo ter um carro acessível que entrega tudo isso sim é a realidade que devemos não só abraçar, mas enxergar o quanto fomos e éramos enganados.
Uma bateria custar 50% do valor ou mais do veículo, fará nascer uma nova atividade a de se adaptar motores a combustão nos originalmente elétrico, apesar das complexidades!!!
Questão de alguns anos, não haverá tantos fabricantes chineses, a choradeira será quem vai ficar com o abacaxi na mão.