Parada por um dia

Chevrolet para de produzir Onix no Brasil temporariamente

Mesmo vendendo muito bem, pátio da fábrica da Chevrolet está cheio de Onix e Onix Plus, por isso a parada estratégica

Chevrolet Onix RS [divulgação]
Chevrolet Onix RS [divulgação]

Pátios cheios e problemas sérios de chuvas no Rio Grande do Sul fizeram com que a Chevrolet tomasse a decisão de paralisar temporariamente a fabricação de Onix e Onix Plus no Brasil. Essa não é a primeira vez que a General Motors faz isso com sua linha de compactos no Brasil este ano.

Segundo a reportagem do Automotive Business, a Chevrolet vai parar de fabricar o Onix e o Onix Plus no dia 7 de maio. No dia, será concedida folga aos funcionários dos dois turnos para ajustar o ritmo de produção à demanda de mercado. Vale ressaltar que os dois modelos da Chevrolet são exportados do Brasil para vários mercados.

Atualmente, o pátio de Gravataí, cidade onde fica a fábrica dos irmãos Chevrolet Onix está com 19 mil carros prontos para serem entregues. O volume é equivalente a um mês e meio de produção. Sendo que só o Brasil absorve cerca de 10 a 18 mil unidades dos modelos por mês, dependendo da situação.

Chevrolet Onix Plus [divulgação]
Chevrolet Onix Plus [divulgação]

Vale ressaltar que a fábrica faz apenas Onix e Onix Plus e tem capacidade produtiva para 380 mil unidades por ano. No atual ajuste, a planta da GM faz 180 mil carros por ano. Vale ressaltar que a paralisação de um dia da fábrica também tem relação com as fortes chuvas que atingem a região e tem levado várias empresas a parar suas atividades.

Mudanças em vista

Outro ponto também importante, que é preciso lembrar, é que a Chevrolet anunciou investimento de R$ 7 bilhões no Brasil para renovar toda a sua linha até 2028. Este montante contempla (finalmente) a reestilização que Onix e Onix Plus há tanto tempo clamam para receber.

Os dois modelos receberão dianteira renovada, mudanças na traseira, além de interior com acabamento melhor. Eles terão painel de instrumentos totalmente digital integrado visualmente à central multimídia. Ambas as telas serão herdadas da recém-reestilizada Spin 2025. 

Além disso, há rumores de que o motor 1.0 três cilindros turbo receberá injeção direta, resultando em mais potência e economia. Hoje o único motor 1.0 três cilindros turbo à venda no Brasil com injeção indireta é o motor da Chevrolet. O câmbio automático de seis marchas também deve ser atualizado com a mudança.

Chevrolet Onix Plus [divulgação]
Chevrolet Onix Plus [divulgação]

Você teria um Chevrolet Onix? Conte nos comentários.


>>Chevrolet aumenta preços da família Onix em até R$ 2.700

>> Além da Chevrolet, mais uma marca da GM muda sobre elétricos

>> Chevrolet fecha fábricas importantes fora do Brasil