Nada de BYD e GWM

Trump pode complicar vida de BYD e outras chinesas 

Ex-presidente e candidato para as eleições deste ano, Trump planeja medidas para impedir ida da BYD e outras marcas para os EUA

BYD Dolphin Plus [Auto+ / João Brigato]
BYD Dolphin Plus [Auto+ / João Brigato]

A BYD e outras marcas chinesas têm crescido em diversos países, mas os Estados Unidos já têm um bloqueio contra modelos de montadoras chinesas. No entanto, isso pode piorar em breve, já que os EUA podem fechar de vez qualquer chance das marcas da China operarem por lá.

Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos e possível candidato presidencial republicano em 2024, fez uma ameaça aos fabricantes chineses durante um evento em Ohio. Ele alertou que poderia impor tarifas ainda mais altas se eles estabelecessem fábricas no México para evitar as tarifas já existentes.

Durante seu mandato, Trump implementou uma tarifa de 25% sobre os automóveis fabricados na China. Recentemente, ele prometeu aumentar essa tarifa para 50% nos veículos fabricados no México por empresas chinesas. Agora, o ex-presidente elevou a aposta ao ameaçar impor uma tarifa de 100% nos carros chineses que entrarem nos Estados Unidos através do México.

BYD Dolphin Plus [Auto+ / João Brigato]
BYD Dolphin Plus [Auto+ / João Brigato]

Em suas palavras: “Se você está ouvindo, presidente Xi Jinping, e você e eu somos amigos, mas ele entende a forma como eu penso. Aquelas grandes fábricas de carros que você está construindo no México agora, você não vai contratar americanos e vai vender os carros para nós, não”, disse Trump, segundo a NBC. “Vamos impor uma tarifa de 100% em cada carro que atravessar a fronteira, e você não vai conseguir vender esses carros se eu for eleito.”

Essas declarações foram feitas durante um evento realizado na terça-feira passada, com o objetivo de mobilizar apoio ao candidato republicano ao Senado americano, Bernie Moreno, a quem Trump endossou. O ex-presidente alertou que, caso não seja reeleito, isso seria um desastre para o país e para o setor automotivo, descrevendo-o como um “banho de sangue” potencial.

ORA 03 Skin
GWM ORA 03 Skin [Divulgação

Sem BYD nos EUA

Essa ameaça do ex-presidente ocorre após a administração Biden anunciar que encarregou o Secretário de Comércio de investigar os riscos que os veículos chineses representam para a privacidade dos motoristas americanos e as medidas que podem ser tomadas para proteger os cidadãos. Além disso, a Casa Branca estaria considerando a possibilidade de expandir as tarifas para impedir que os carros chineses entrem no país através do México. Vale lembrar que a BYD é uma das marcas que vai ter uma fábrica no país vizinho dos EUA, mas já afirmou que não pretende vender carros na terra do Tio Sam, por questões estratégicas.

Para impedir que outras marcas chinesas cheguem ao país, provavelmente seriam ampliadas as tarifas implementadas durante a administração Trump. A tarifa de 25% é uma das principais razões pelas quais os fabricantes de automóveis da China não têm uma presença significativa nos Estados Unidos, ao contrário do que ocorre na Europa e em outros mercados.

BYD Yuan Plus 2024 [divulgação]
BYD Yuan Plus 2024 [divulgação]

No entanto, especialistas acreditam que essa tarifa pode não impedir os fabricantes chineses de automóveis de considerarem o mercado americano por muito mais tempo. Enquanto as fábricas no México oferecem uma possível solução alternativa para a indústria, a desaceleração econômica na China levou esses fabricantes a explorarem novos mercados para sustentar seu crescimento nas vendas.

Acha que Trump vai impedir as vendas de carros chineses nos EUA? Deixe nos comentários a sua opinião.


>> BYD aumenta investimento no Brasil e vai construir até condomínio

>> Volkswagen Taos 2024 ganha mais equipamentos de série

>> Volkswagen Tayron da China vai substituir Tiguan no Brasil