Ao vivo
Home » Novidades » Ameaça à BYD? VinFast registra picape e subcompacto no Brasil 

Novidades

Ameaça à BYD? VinFast registra picape e subcompacto no Brasil 

VinFast do PP ao G:  subcompacto à la Dolphin Mini e picape grande à la Ford F-150 podem ser primeiros modelos da marca vietnamita no Brasil

3 min de leitura

Parece que não só as fabricantes de automóveis chinesas que têm olhado para o Brasil como um mercado com grande potencial. Recentemente a marca de carros vietnamita VinFast registrou dois modelos novos em seu catálogo no Instituto Nacional de Patentes Industriais (INPI): uma picape e um subcompacto, ambos elétricos.  

A picape elétrica monobloco elétrica fez sua primeira aparição em janeiro deste ano no Consumer Electronics Show (CES) 2024, em Las Vegas. Chamada de VinFast Wild, a picape de porte grande da fabricante do Vietnã se vier para o Brasil terá como concorrentes Ford F-150

Embora, os seus 5,32 metros de comprimento a coloquem em uma posição menor que as rivais. Inclusive, para fins de curiosidade, dos seus 5,32 m de comprimento, 1,5 m é somente a parte da caçamba. Já o interior se destaca pelo seu refinamento, com materiais de qualidade, muito couro e acabamento macio por toda parte.  

VinFast Wild [Carscoops]
VinFast Wild [Carscoops]

A central multimídia é bem generosa, mas a VinFast não revelou o tamanho e nem se essa será o modelo que vai equipar a VF Wild comercial. Também não foi divulgada se ela manterá o mesmo nível de acabamento quando estiver disponível para venda. Dados do conjunto elétrico também permanecem em segredo. Mas podemos esperar números empolgantes considerando com quem ela vai brigar por mercado.  

Como será o subcompacto da VinFast

Já o mini elétrico VinFast M-Green é inspirado no Smart ForTwo e Caoa Chery iCar. O que quer dizer que ele não tem um concorrente direto no Brasil, sendo assim ele terá que brigar por mercado com o BYD Dolphin Mini. O que não será uma tarefa nada fácil. Para um mini elétrico disputar mercado com o líder de vendas dos elétricos no Brasil, ele terá que ter uma lista bem atraente e um valor muito competitivo.  

Imagem mostra desenho do Vinfast M-Green
Vinfast M-Green [divulgação]

O M-Green apesar do porte compacto, e de ter apenas três portas, terá características de um SUV. Mas que fique claro, não é um SUV, nem mini SUV, nem quase SUV. Assim como o Renault Kwid não é, e o Citroën C3 também não.

Uma informação interessante é que o desenho dos modelos foi desenvolvido pelo designer João Marcos de O. Ramos, que têm em seu portfólio projetos da Ford, como as gerações do EcoSport e também da General Motors. A ideia do M-Green é que ele seja uma opção para quem busca um carro para serviços de táxi e Uber. Mas será que a BYD deixará VinFast M-Green ter alguma chance por aqui? Veremos! 

O que você achou da picape e subcompacto da VinFast? Conte nos comentários.  

YouTube video

1 comentário em “Ameaça à BYD? VinFast registra picape e subcompacto no Brasil ”

  1. Pado Padoveze

    Essa marca é um projeto totalmente novo, financiado tanto pelo governo quanto pela iniciativa privada do Vietnã, com amplo apoio da população. Está tendo vários problemas justamente pela falta de experiência, principalmente em países onde os clientes estão acostumados com alta qualidade. Porém, seus idealizadores sabiam que o caminho seria turbulento e criaram um plano de longo prazo, por isso a empresa com o tempo deve se firmar no mercado mundial.
    Agora é que vem o questionamento importante: sempre aparece gente falando que ter um fabricante nacional seria um sonho, patriótico! Mas toda vez que aparece um grupo CAOA, Gandini, agora a Lecar e antes a Gurgel. Tudo o que eu ouvia era reclamações, desdém, chacota e pessimismo. Ninguém intende o quanto uma jornada começa com o primeiro passo, e nunca se começa com o prêmio.

Os comentários estão encerrado.