Novidades

Aventador SVJ: o Lamborghini mais rápido da história

Motor V12 6.5 de 780 cv faz supercarro italiano ir de 0 a 100 km/h em apenas 2,8 segundos

carros
Lamborghini Aventador SVJ (divulgação)

Foram necessários alguns teasers e aparição no tradicional autódromo de Nurburgring para ele ser revelado. Mas a espera valeu a pena: a Lamborghini Aventador SVJ chega com visual “matador” e ficha técnica de respeito, além do título de Lamborghini mais rápido da história! Duvida? Ele bateu 6 minutos e 44,97 segundos no “inferno verde”, superando o antigo detentor do recorde: o Porsche 911 GT2 RS (6min47,3s).

Vamos ao que interessa: o Aventador SVJ vem equipado com motor V12 de 6,5 litros naturalmente aspirado que entrega 780 cv (são 30 cv a mais que o Aventador S) e 73,4 kgfm de torque! Embora o superesportivo tenha concorrentes até mais potentes e “torcudos” (incluindo híbridos e modelos turbo), o Aventador SVJ tem como destaque o baixo peso, já que tem apenas 1.525 kg. Para se ter ideia, a ótima relação peso/potência é de 1,98kg/cv.

Lamborghini Aventador SVJ (divulgação)

O “casamento” desse propulsor foi feito com uma transmissão automatizada de dupla embreagem de sete marchas (otimizada para fazer trocas mais rápidas), que distribui toda sua força para as quatro rodas — mantendo o sistema de esterçamento nas rodas traseiras do Aventador S.

E toda essa combinação só podia se traduzir em números de desempenho de respeito, com destaque para a aceleração. O Aventador SVJ é capaz de ir de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos, enquanto a prova no 0 a 200 km/h é feita em 8,6 segundos. A marca de Sant’Agata Bolognese promete ainda uma velocidade máxima acima dos 350 km/h.

Lamborghini Aventador SVJ (divulgação)

Mas nem só de “motorzão” vive o supercarro italiano, já que ele conta com um sistema chamado de Aerodinamica Attiva 2.0, o ALA. Basicamente, o sistema funciona por meio de abas frontais e traseiras nos para-choques que se movimentam rapidamente para oferecer a melhor aerodinâmica para o carro em cada situação. Com isso, o Aventador SVJ tem melhor downforce e menor arrasto aerodinâmico.

Lamborghini Aventador SVJ (divulgação)

Visualmente, chama a atenção os novos para-choques com aberturas de ar maiores, com o modelo trazendo também duas novas entradas de ar próximas do capô e difusores de ar nas laterais. As tomadas de ar na laterais são mais amplas, enquanto que a tampa do motor ganhou desenho semelhante ao do superesportivo Centenario.

Por fim, na cabine o Aventador SVJ se diferencia pelo acabamento interno em Alcantara com costuras em vermelho ou branco, bancos concha com cores contrastantes e painéis das portas em fibra de carbono.

O preço de toda essa exclusividade? Nada menos do que 349.116 euros (R$ 1,6 milhão numa conversão direta) para cada uma das 900 unidades que serão produzidas. Detalhe: outras 63 unidades do Aventador SVJ 63 serão feitas, com pintura branca, número 63 e com bastante fibra de carbono na carroceria.

Veja mais:

>> Lamborghini Urus: um SUV para voar baixo

>> 488 Pista: o novo suprassumo V8 de 720 cv da Ferrari

>> McLaren 570GT ganha edição limitada com visual “all black”