Pessoas que possuem um BMW e gostam de mexer no carro em casa poderão ter dificuldades no futuro. A BMW registrou uma patente de parafusos, que em vez de serem convencionais, são cabeças com o formato do próprio logotipo, o que dificultaria 1000x mais para fazer reparos caseiros.
A ideia aparece nos desenhos das patentes e mostram cabeças dos parafusos com o emblema da fabricante. São quatro quadrantes, com partes rebaixadas e outras elevadas. Na prática, isso faria ser necessário uma ferramenta feita sob medida para soltar ou apertar a peça.
Um detalhe que pode virar dor de cabeça
Segundo a documentação, existem quatro tipos diferentes de cabeças, além de uma versão mais plana, arredondada e no estilo soquete. Todas seguem o mesmo desenho inspirado no símbolo da marca. É fácil imaginar isso sendo usado em áreas visíveis do carro, no cofre do motor ou até no interior, como um detalhe de identidade.

O problema começa quando alguém tenta mexer nisso com um jogo de ferramentas comum. Ferramentas tradicionais não encaixariam e, sem o acessório certo, o reparo simplesmente não acontece. Isso empurraria o proprietário para a concessionária ou para oficinas que tenham acesso a ferramentas exclusivas da marca.
Reação negativa
Como era de se esperar, a reação na internet foi bem negativa. Muitos enxergam essa solução como mais uma barreira artificial para limitar reparos fora da rede autorizada. Outros até ironizaram dizendo que, antes mesmo de o parafuso aparecer em um carro de produção, já vai ter versão compatível sendo vendida na internet por uma fração do preço.

Vale lembrar que patente não significa produção garantida. Montadoras registram dezenas de ideias que nunca saem do papel. Esse pedido foi feito em junho de 2024 e só se tornou público agora no fim de 2025. Por enquanto, tudo indica que estamos falando apenas de desenhos técnicos e conceitos.
Mas e para você, faz sentido a BMW criar um parafuso para dificultar o acesso fora da concessionária? Deixe seu comentário!



