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China em dose dupla

BYD Dolphin GS x Chevrolet Spark EUV: o duelo dos elétricos acessíveis

O Chevrolet Spark EUV chegou como quem não quer nada, mas mira atazanar o BYD Dolphin GS. Qual dos chineses elétricos acessíveis você teria?

5 min de leitura

Se você deseja entrar na era da eletrificação podendo gastar até R$ 160 mil, existem duas opções: BYD Dolphin GS e Chevrolet Spark EUV. Ambos chineses, mostram desenho futurista, bem como possuem objetivos ambiciosos. No comparativo de hoje, o leitor do Auto+ vai conhecer todos os detalhes de dois carros livres da emissão de poluentes.

Estilo

O Dolphin mostra um estilo de hatch mais encorpado podendo lembrar vagamente do Honda Fit. Na dianteira, aparecem faróis interligados por uma barra, capô curto e para-brisa inclinado. Nas laterais, a linha de cintura é alta e as rodas possuem desenho aerodinâmico.

Atrás, mostra spoiler integrado ao teto, tampa do porta-malas e para-choque salientes. O elétrico vai para o caminho das cores cinza Dolphin com detalhes laranja, branco Sand ou preto Delan, que evidenciam os acabamentos escurecidos da carroceria e transmitindo ares de robustez.

Por outro lado, o Chevrolet Spark EUV se apoia na carroceria de SUV para roubar os clientes do Dolphin. Na dianteira, exibe grade escurecida, que abriga a tomada de carregamento e interliga os conjuntos ópticos (divididos em quatro partes).

As linhas mais quadradas trouxeram grandes janelas e para-choques encorpados. Uma curiosidade está na tampa do porta-malas com abertura lateral, igual era no Ford EcoSport. Além disso, a carroceria pode ser finalizada em seis tons, sendo quatro combinadas ao teto preto.

Chevrolet Spark EUV 2026 azul parado de frente
Chevrolet Spark EUV [Auto + / João Brigato]

Mecânica

O Dolphin GS é sustentado pela e-Platform 3.0 e equipado com um motor elétrico é capaz de entregar 95 cv e 18,3 kgfm. Além disso, a bateria Blade, de lítio, ferro e fosfato, possui 44,9 kWh de capacidade. A potência máxima de carregamento é de 6,6 kW (corrente alternada) ou 60 kW em corrente contínua.

A autonomia pelo Inmetro é de 291 km, enquanto a suspensão dianteira é independente do tipo McPherson e a traseira por eixo de torção. Mede 4,12 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,57 m de altura e 2,70 m de entre-eixos. O porta-malas leva 250 litros. A altura em relação ao solo é de 12 cm. Com tração dianteira, crava velocidade máxima de 160 km/h e leva 10,9 segundos para ir aos 100 km/h.

motor dolphin gs
BYD Dolphin GS [Auto+ / João Brigato]

Já o Spark EUV é um SUV subcompacto. Possui 4,01 m de comprimento, 1,76 m de largura, 1,72 m de altura e 2,56 m de altura. O porta-malas acomoda 355 litros. Sob o capô, ele tem um propulsor de 102 cv e 18,3 kgfm. Sua bateria de íons de lítio possui 42 kWh de capacidade. O alcance é de 258 km. A tração é dianteira. A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson e a traseira por eixo de torção.

A altura em relação ao solo é de 15 cm. Assim, ele enfrenta melhor as vias mal cuidadas. Sobre desempenho, o Chevrolet Spark EUV atinge 150 km/h de velocidade máxima e chega aos 100 km/h em 11 segundos. Por ter mais autonomia e espaço interno, o Dolphin leva o ponto nesta categoria.

Vista lateral do Chevrolet Spark EUV 2025 azul com detalhes pretos
Chevrolet Spark EUV 2025 [Divulgação]

Lista de equipamentos

O BYD Dolphin GS sai de fábrica com chave presencial, assistente de partida em rampas, controles de tração e estabilidade, além de freios regenerativos, controle de cruzeiro, câmera panorâmica em HD, sensores de estacionamento traseiro e seis airbags. Também fazem parte do pacote o monitoramento de pressão dos pneus e três modos de condução.

Além disso, inclui direção elétrica, quadro de instrumentos de cinco polegadas, banco do motorista com regulagem elétrica, Isofix, retrovisor interno antiofuscante, carregador de celular por indução, multimídia de 12,8 polegadas rotativa com karaokê e ar-condicionado automático.

interior do BYD Dolphin GS preto
BYD Dolphin GS [Auto+ / João Brigato]

Já o Chevrolet Spark EUV oferece três modos de condução, regeneração em três níveis, controle de cruzeiro adaptativo, assistência de cruzeiro em curva, assistente de manutenção de faixa e frenagem autônoma de emergência. Há ainda farol alto adaptativo, assistente de permanência/saída de faixa, seis airbags, volante multifuncional e quadro de instrumentos com 8,8 polegadas.

Além disso, também oferta multimídia de 10,1 polegadas, câmeras com visão 360°, bancos do motorista com regulagem elétrica e faróis de LED. Ambos possuem um custo x benefício atraente para sua proposta. Mas, o Spark EUV traz sistema ADAS de condução semiautônoma.

Chevrolet Spark EUV 2026 [Auto + / João Brigato]

Preços

O BYD Dolphin GS é vendido por R$ 159.800. Porém, a marca chinesa o oferece com bônus de cerca de R$ 10 mil, sendo ofertado por R$ 149.990. Por este preço, você pode levar para casa um Renault Duster Intense Plus 1.6 CVT (R$ 149.490). Já o Chevrolet Spark EUV custa R$ 159.990 – mesmo valor do Jeep Renegade Longitude T270 (R$ 159.990).

Ambos elétricos chineses possuem uma relação custo-benefício interessante. O Dolphin é um case de sucesso, enquanto o Spark EUV chega para tentar tirar o brilho do modelo da BYD. E transmitindo uma pegada de SUV. A escolha por algum deles será pelo seu gosto em relação à carroceria.

Qual dos dois elétricos acessíveis você compraria? Acha que o Spark EUV fará o mesmo sucesso do Dolphin? Conte nos comentários


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0 comentário em “BYD Dolphin GS x Chevrolet Spark EUV: o duelo dos elétricos acessíveis”

  1. ANTONIO WILSON

    Basicamente, o Chev chinês, com um porta-malas maior, mais itens de segurança e mais altura do solo, mesmo que com desempenho e autonomia piores, ter minha fazendo valer a diferença de valores para um usuário com família.

    • Roberto Ferreira da Silva

      Eu ficaria com o BYD DolphinGS . Não gostei da abertura do porta malas do Spark
      O BYD é muito mais bonito e as baterias blade são o que há de melhor em carros elétricos. O Spark que tem a condução semi-autônoma é interessante porém eu tenho no meu outro carro e uso muito pouco. O BYD já está há muito tempo no mercado e já provou sua qualidade. Ambos vem do mesmo lugar, China

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Felipe Yamauchi

Formado em jornalismo, é muito curioso e gosta de entender como tudo funciona. Como jornalista, já trabalhou no ramo de entretenimento, saúde, embarcações e agora fala de carros de uma segunda-feira até a outra sem nenhum problema. É um entusiasta da onda de SUVs.

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