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Chevrolet Spark EUV vs BYD Dolphin, quem leva a melhor? Confira o comparativo

Um é SUV e outro é hatch, porém o Chevrolet Spark EUV e BYD Dolphin possuem muita semelhança que a briga é direta

4 min de leitura

A Chevrolet oficializou na última segunda-feira (8) que o Spark EUV será montado no Brasil, na antiga fábrica da Troller, no Ceará, em regime SKD. A decisão não acontece por acaso, pois é uma resposta direta ao crescimento da BYD no país e, principalmente, ao sucesso do Dolphin, que se tornou um dos elétricos mais vendidos desde a chegada em 2023. 

Além disso, esse movimento da GM pressiona ainda mais o mercado, já que a produção nacional ajuda a Chevrolet a driblar impostos de importação e posicionar o Spark EUV como rival direto do hatch chinês.

Preço e garantia

O preço já deixa clara a disputa. O Spark EUV chega por R$ 159.990, enquanto o Dolphin custa R$ 149.990, ou seja, uma diferença de R$ 10 mil em favor do modelo da BYD. 

A garantia também mostra posturas distintas, já que a Chevrolet oferece 3 anos para o carro e 8 anos para a bateria ou 160 mil km, enquanto a BYD entrega 6 anos de cobertura total para o veículo e oito anos para a bateria, ambos sem limite de quilometragem.

Motorização e dimensões

No conjunto mecânico, os dois são bem próximos. O Spark usa bateria de 42 kWh, com 101 cv e 18,4 kgfm de torque, contra 44,9 kWh, 95 cv e 18,3 kgfm do Dolphin. Na prática, os números de desempenho favorecem o chinês — ele acelera de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos, enquanto o Chevrolet precisa de 11,2 s.

Chevrolet Spark EUV azul estático
Chevrolet Spark EUV [Divulgação]

Curiosamente, o Dolphin é mais pesado, com 1.405 kg contra 1.345 kg do Spark, mas ainda assim consegue entregar melhores números de performance.

As dimensões revelam propostas diferentes. O Spark EUV é classificado como SUV, com 4 metros de comprimento, 1,76 m de largura, 1,72 m de altura e entre-eixos de 2,56 m. 

Já o Dolphin, apesar de ser um hatch, é maior em vários pontos. São 4,12 m de comprimento, 1,77 m de largura e 2,70 m de entre-eixos, embora seja mais baixo, com 1,57 m. 

Na prática, isso significa mais espaço interno no BYD, mas com menos altura livre do solo. O Spark tem 140 mm de vão contra 120 mm do rival. Nos ângulos de ataque e saída, o Chevrolet também leva vantagem com 22° e 32°, contra 17° e 23° do BYD. 

Já no no porta-malas a diferença é expressiva, pois são 355 litros para o Spark e 250 litros para o Dolphin.

Autonomia carregamento

Na autonomia, o BYD também ganha pontos. O Inmetro registra 291 km para o Dolphin contra 258 km para o Spark, mas como o ciclo brasileiro costuma ser rigoroso, é de se esperar que o hatch rode perto de 320 km reais e o SUV se aproxime dos 300 km. 

Nas recargas em corrente alternada (AC), ambos são iguais, com 6,6 kW, mas em corrente contínua (DC) o Dolphin leva vantagem — suporta 60 kW contra 50 kW do Chevrolet.

O conjunto de suspensão dos dois é simples, com McPherson na dianteira e eixo de torção atrás e ambos oferecem freio a disco nas quatro rodas. Nos pneus, o Spark usa medidas 205/60 aro 16, enquanto o Dolphin traz 195/60 aro 16 e ainda inclui estepe, algo que o Chevrolet substitui por kit de reparo.

Equipamentos

Interior do Chevrolet Spark EUV
Chevrolet Spark EUV [Divulgação]

Nos equipamentos, é onde mora a maior diferença. Em segurança, o Spark é mais completo. Além dos seis airbags, freios ABS e controles de estabilidade e tração, ele traz piloto automático adaptativo, alerta e assistente de faixa, frenagem autônoma de emergência e assistente de farol alto. 

Já o Dolphin, nessa versão de entrada, não oferece pacote ADAS — apenas a partir da versão Plus, de R$ 184.000. Por outro lado, o BYD conta com ar-condicionado automático com purificador de ar e ajuste de profundidade no volante, itens ausentes no rival.

BYD Dolphin [divulgação]
BYD Dolphin [divulgação]

No multimídia, a diferença também é clara. O Dolphin vem com central de 12,8 polegadas e painel digital de 5”, enquanto o Spark oferece central de 10,1” e painel de 8,8”, ambos com Apple CarPlay e Android Auto sem fio. Nos dois, há chave presencial, rodas de liga leve, faróis com acendimento automático, travas e vidros elétricos, além de carregador por indução no BYD, recurso que o Spark não oferece.

E você, escolhe qual modelo para por na garagem? Chevrolet Spark EUV ou BYD Dolphin GS? Deixe seu comentário!


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1 comentário em “Chevrolet Spark EUV vs BYD Dolphin, quem leva a melhor? Confira o comparativo”

  1. Henrique

    Embora sejam propostas diferentes, pois, eu iria de BYD Dolphin pela maior e melhor garantia de fábrica.

    • Paulo

      Faltou dizer que o Spark tem a mesma cidadania chinesa do Dolphin, apesar da gravatinha. Além dos 4 assentos, e não 5.

  2. Marcelo

    Já estava inclinado pro Chevrolet por ser SUV…agora com a clareza dos itens de segurança, certeza que o SPARK é superior pra uso urbano!!!

  3. Jonas

    O Spark não conta com pareamento sem fio.

  4. Dinn

    Pavoroso, horroroso por dentro, acabamento espartano o que está acontecendo com a Chevrolet, estão enxugando no custo da produção entregando um carro visivelmente incólume perto de um BYD, fui no mesmo dia mas duas concessionárias
    até o Dolphin MINI coloca o SPARK embaixo do braço. Jamais compraria o Spark, e pior, o portifólio BYD é impressionante, não tem como competir em EVs Song Plus, Yan ,etc
    A Chevrolet que tanto gosto ficou anos luz atrás, e quando olhei um Onix por dentro, MDsCéu, pavoroso com aquele freio de alavanca. Enfim, sem sombras de dúvidas iria de BYD, é muito diferente e melhor em acabamento, todos os carros, do sapinho aos SUVs

  5. Evandro Cerdeira Dos Santos

    Com certeza mais do quê absoluta o Dolphin, sem comentários, inclusive prefiro o Dolphin mini do que o Spark.

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Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

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