A Chevrolet oficializou na última segunda-feira (8) que o Spark EUV será montado no Brasil, na antiga fábrica da Troller, no Ceará, em regime SKD. A decisão não acontece por acaso, pois é uma resposta direta ao crescimento da BYD no país e, principalmente, ao sucesso do Dolphin, que se tornou um dos elétricos mais vendidos desde a chegada em 2023.
Além disso, esse movimento da GM pressiona ainda mais o mercado, já que a produção nacional ajuda a Chevrolet a driblar impostos de importação e posicionar o Spark EUV como rival direto do hatch chinês.
Preço e garantia
O preço já deixa clara a disputa. O Spark EUV chega por R$ 159.990, enquanto o Dolphin custa R$ 149.990, ou seja, uma diferença de R$ 10 mil em favor do modelo da BYD.
![BYD Dolphin [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/06/BYD-Dolphin-7-1200x719.jpg)

A garantia também mostra posturas distintas, já que a Chevrolet oferece 3 anos para o carro e 8 anos para a bateria ou 160 mil km, enquanto a BYD entrega 6 anos de cobertura total para o veículo e oito anos para a bateria, ambos sem limite de quilometragem.
Motorização e dimensões
No conjunto mecânico, os dois são bem próximos. O Spark usa bateria de 42 kWh, com 101 cv e 18,4 kgfm de torque, contra 44,9 kWh, 95 cv e 18,3 kgfm do Dolphin. Na prática, os números de desempenho favorecem o chinês — ele acelera de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos, enquanto o Chevrolet precisa de 11,2 s.

Curiosamente, o Dolphin é mais pesado, com 1.405 kg contra 1.345 kg do Spark, mas ainda assim consegue entregar melhores números de performance.
As dimensões revelam propostas diferentes. O Spark EUV é classificado como SUV, com 4 metros de comprimento, 1,76 m de largura, 1,72 m de altura e entre-eixos de 2,56 m.

![BYD Dolphin [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/06/BYD-Dolphin-2-1200x719.jpg)
Já o Dolphin, apesar de ser um hatch, é maior em vários pontos. São 4,12 m de comprimento, 1,77 m de largura e 2,70 m de entre-eixos, embora seja mais baixo, com 1,57 m.
Na prática, isso significa mais espaço interno no BYD, mas com menos altura livre do solo. O Spark tem 140 mm de vão contra 120 mm do rival. Nos ângulos de ataque e saída, o Chevrolet também leva vantagem com 22° e 32°, contra 17° e 23° do BYD.

![[Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/06/BYD-Dolphin-18-1200x720.jpg)
Já no no porta-malas a diferença é expressiva, pois são 355 litros para o Spark e 250 litros para o Dolphin.
Autonomia carregamento
Na autonomia, o BYD também ganha pontos. O Inmetro registra 291 km para o Dolphin contra 258 km para o Spark, mas como o ciclo brasileiro costuma ser rigoroso, é de se esperar que o hatch rode perto de 320 km reais e o SUV se aproxime dos 300 km.

![BYD Dolphin [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/06/BYD-Dolphin-2-1-1200x720.jpg)
Nas recargas em corrente alternada (AC), ambos são iguais, com 6,6 kW, mas em corrente contínua (DC) o Dolphin leva vantagem — suporta 60 kW contra 50 kW do Chevrolet.
O conjunto de suspensão dos dois é simples, com McPherson na dianteira e eixo de torção atrás e ambos oferecem freio a disco nas quatro rodas. Nos pneus, o Spark usa medidas 205/60 aro 16, enquanto o Dolphin traz 195/60 aro 16 e ainda inclui estepe, algo que o Chevrolet substitui por kit de reparo.
Equipamentos

Nos equipamentos, é onde mora a maior diferença. Em segurança, o Spark é mais completo. Além dos seis airbags, freios ABS e controles de estabilidade e tração, ele traz piloto automático adaptativo, alerta e assistente de faixa, frenagem autônoma de emergência e assistente de farol alto.
Já o Dolphin, nessa versão de entrada, não oferece pacote ADAS — apenas a partir da versão Plus, de R$ 184.000. Por outro lado, o BYD conta com ar-condicionado automático com purificador de ar e ajuste de profundidade no volante, itens ausentes no rival.
![BYD Dolphin [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/06/BYD-Dolphin-6-1-1200x719.jpg)
No multimídia, a diferença também é clara. O Dolphin vem com central de 12,8 polegadas e painel digital de 5”, enquanto o Spark oferece central de 10,1” e painel de 8,8”, ambos com Apple CarPlay e Android Auto sem fio. Nos dois, há chave presencial, rodas de liga leve, faróis com acendimento automático, travas e vidros elétricos, além de carregador por indução no BYD, recurso que o Spark não oferece.
E você, escolhe qual modelo para por na garagem? Chevrolet Spark EUV ou BYD Dolphin GS? Deixe seu comentário!




Embora sejam propostas diferentes, pois, eu iria de BYD Dolphin pela maior e melhor garantia de fábrica.
Faltou dizer que o Spark tem a mesma cidadania chinesa do Dolphin, apesar da gravatinha. Além dos 4 assentos, e não 5.
Já estava inclinado pro Chevrolet por ser SUV…agora com a clareza dos itens de segurança, certeza que o SPARK é superior pra uso urbano!!!
O Spark não conta com pareamento sem fio.
Pavoroso, horroroso por dentro, acabamento espartano o que está acontecendo com a Chevrolet, estão enxugando no custo da produção entregando um carro visivelmente incólume perto de um BYD, fui no mesmo dia mas duas concessionárias
até o Dolphin MINI coloca o SPARK embaixo do braço. Jamais compraria o Spark, e pior, o portifólio BYD é impressionante, não tem como competir em EVs Song Plus, Yan ,etc
A Chevrolet que tanto gosto ficou anos luz atrás, e quando olhei um Onix por dentro, MDsCéu, pavoroso com aquele freio de alavanca. Enfim, sem sombras de dúvidas iria de BYD, é muito diferente e melhor em acabamento, todos os carros, do sapinho aos SUVs
Com certeza mais do quê absoluta o Dolphin, sem comentários, inclusive prefiro o Dolphin mini do que o Spark.