A força do tubarão

BYD Shark é revelada com motor híbrido e promessa de revolução

Primeira caminhonete híbrida plug-in da marca, a BYD Shark utiliza motor híbrido, tem 430 cv e quer incomodar os modelos tradicionais

BYD Shark [divulgação]
BYD Shark [divulgação]

A BYD Shark foi revelada oficialmente pela marca chinesa. Em um evento realizado no México, e que o Auto+ também está presente, a fabricante apresentou sua primeira caminhonete híbrida plug-in. Este é o primeiro lançamento feito fora da China pela fabricante, o que mostra que a BYD aposta fortemente em seu projeto de expansão global.

A Shark é uma caminhonete média, mas é curioso notar como seu design ficou parecido demais com o da Ford F-150. Entretanto, a caminhonete quer conquistar o mercado com o seu conjunto híbrido, composto pelo motor 1.5 turbo e mais o sistema elétrico. A potência declarada é de 430 cv, com aceleração de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos. 

Segundo a BYD, a autonomia da caminhonete é de 840 km no ciclo chinês, sendo que ela consegue percorrer até 100 km somente no modo elétrico. Como a medição chinesa é mais otimista que a do Brasil, então esses números devem ser um pouco mais baixos, mas não deixa de ser um ótimo resultado.

BYD Shark [divulgação]
BYD Shark [divulgação]

Sistema de tração da BYD Shark

Por utilizar dois motores elétricos, um em cada eixo, além do 1.5 turbo na dianteira, a BYD Shark utiliza um sistema de tração elétrico, sem a necessidade de um cardã. De acordo com a fabricante, a caminhonete consegue ajustar a distribuição do torque entre os eixos em milissegundos.

A caminhonete utiliza suspensão independente nos dois eixos, do tipo duplo A. Essa concepção costuma melhorar o conforto a bordo, ainda que comprometa um pouco a capacidade de carga. E, por conta da bateria Blade, que faz parte da estrutura do veículo, a BYD garante que a rigidez de torção é 22% maior.

BYD Shark [divulgação]
BYD Shark [divulgação]

Tecnologia 

No interior, a cabine da BYD Shark tem as características dos demais modelos da marca, incluindo um painel de instrumentos digital e a central multimídia grande. A caminhonete tem um sistema 540º de câmeras, e ela inaugura o sistema de chave NFC da BYD, permitindo que o condutor acesse o veículo utilizando o celular ou outros dispositivos que tenham essa tecnologia. Também é possível acessar diversas funções da caminhonete pelo aplicativo da marca.

Primeiramente, a BYD Shark será lançada no México. Depois, a caminhonete será apresentada em outros países, incluindo o Brasil.

BYD Shark [divulgação]
BYD Shark [divulgação]

O que achou da nova caminhonete da BYD? Deixe nos comentários a sua opinião.


>> Hatch médio da BYD tem detalhes revelados e chega em breve

>> Flagra do novo Peugeot 2008 antecipa detalhes visuais do SUV

>> Carros da Kia e Hyundai lideram lista dos mais roubados de 2023