Home » Novidades » Cadillac pode voltar ao Brasil, mas repensa futuro 100% elétrico

Novidades

É o caminho certo?

Cadillac pode voltar ao Brasil, mas repensa futuro 100% elétrico

A Cadillac pode voltar ao Brasil com os elétricos Lyriq e Optiq, mas a meta global de ser 100% elétrica até 2030 está em revisão

3 min de leitura

A General Motors estuda o retorno da Cadillac ao mercado brasileiro. Embora pareça uma novidade, a divisão de luxo da GM já teve presença significativa por aqui entre as décadas de 1910 e 1950. A volta pode acontecer ainda neste ano, com os SUVs totalmente elétricos Lyriq e Optiq.

Lá fora, no entanto, a estratégia de eletrificação total da marca pode ser revista. A Cadillac havia estabelecido a meta de se tornar um fabricante exclusivamente elétrico até 2030, mas a baixa demanda por modelos livres de emissões vem forçando uma reavaliação.

Nos últimos dois anos, a Cadillac passou por uma transformação profunda. Lançou o Lyriq 100% elétrico, seguido pelos modelos também movidos a eletricidade Optiq e Vistiq, além das versões eletrificadas do Escalade — batizadas de IQ e IQL.

Os próximos passos dentro da Cadillac

Segundo John Roth, vice-presidente global da Cadillac, o fabricante está disposto a se adaptar às condições do mercado. “É importante, nesse segmento, evoluir constantemente para alcançar o público certo. A indústria nunca segue uma linha reta, por isso precisamos de flexibilidade para ajustar o negócio quando necessário”, afirmou o executivo.

De acordo com os sites Automotive News e Carscoops.com, um número crescente de fabricantes reconhece que veículos a gasolina e elétricos precisam coexistir durante o período de transição. Isso ajuda a definir um ritmo mais realista rumo à eletrificação total.

Cadillac Optiq é um SUV elétrico que pode ser vendido no Brasil
[Cadillac Optiq / Divulgação]

A Cadillac ampliou sua linha de elétricos enquanto reduzia drasticamente a oferta de modelos a combustão interna. A produção do XT4 já foi suspensa, e o XT6 deve seguir o mesmo caminho até o fim do ano. O XT5 deve permanecer em linha até 2027. Por ora, a Cadillac segue produzindo os sedans CT4 e CT5, embora a marca esteja no meio de sua transição para se tornar exclusivamente elétrica.

Enquanto o retorno oficial da Cadillac ao Brasil ainda não se concretiza, durante a etapa de Interlagos do Campeonato Mundial de Endurance (WEC), os utilitários esportivos Lyriq e Optiq foram flagrados sem camuflagem e até emplacados no estacionamento do Autódromo de Interlagos.

Ambos os SUVs fazem parte da frota da GM do Brasil e utilizam a plataforma Ultium — a mesma que sustenta os Chevrolet Blazer EV e Equinox EV. Segundo informações do Motor1 Brasil, os modelos passam por testes de validação final. A expectativa é que a marca premium inaugure duas concessionárias no país: uma em São Paulo e outra em Curitiba, conforme antecipou o site Autos Segredos.

Quais são suas expectativas para o retorno da Cadillac ao Brasil e para a decisão de algumas marcas em oferecer apenas modelos 100% elétricos? Compartilhe sua opinião nos comentários!


YouTube video

1 comentário em “Cadillac pode voltar ao Brasil, mas repensa futuro 100% elétrico”

  1. Marlus

    A verdade que as montadoras de carros americanas estão perdidas em suas estratégias, e desesperadamente estão tentando jogar um jogo que já está perdido para as empresas asiáticas, notadamente chinesas. Um dia descobrirão que a melhor saída é fazer parcerias e salvar alguma coisa

Deixe um comentário

Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

Você também poderá gostar