Quando o assunto são caminhonetes, a caçamba costuma ser um fator decisivo na hora da compra. No entanto, a Dacia, divisão romena da Renault, revelou uma nova picape derivada do Duster que aposta em uma proposta curiosa para o transporte de carga.
A carroceria de cabine dupla garante espaço adequado aos passageiros da segunda fileira, mas a transformação foi desenvolvida em parceria com a Romturingia, empresa romena conhecida por realizar conversões de gerações anteriores do Duster em picapes.
A caçamba chama a atenção pelo tamanho diminuto, sendo a modificação mais evidente o redesenho da traseira. O teto foi encurtado logo após as portas traseiras, enquanto a área de carga recebeu forração em plástico e tampa personalizada com abertura convencional. Outra mudança aparece na janela traseira.

Quais são as medidas da caminhonete do Duster?
Curiosamente, as medidas da caçamba são de 1,04 metro de comprimento por 1,00 metro de largura, com capacidade para até 430 kg. Para auxiliar no transporte, há dois trilhos metálicos e quatro pontos de fixação. Apesar da adaptação, as dimensões externas da carroceria da caminhonete foram preservadas: 4,34 metros de comprimento, 1,81 metro de largura, 1,65 metro de altura e vão livre de 22,4 centímetros.
No mercado europeu, o Duster Pick-Up é classificado como veículo comercial leve e oferecido em três versões (Expression, Extreme e Journey). Há duas opções de motorização híbrida: uma com tração integral leve e outra com tração dianteira. Os preços partem de 25.983 euros (cerca de R$ 164.449 em conversão direta, sem impostos e taxas).

Enquanto isso, ainda falando dos mercados estrangeiros, no Reino Unido, o modelo batizado de Duster Cargo adota configuração diferente. No lugar dos bancos traseiros, há um piso plano de carga, quatro pontos de fixação e uma divisória que separa a área útil da cabine.
As janelas traseiras são escurecidas para manter a discrição do que é transportado. A capacidade de carga chega a 1.030 litros. De série, inclui rodas de liga leve de 17 polegadas, barras de teto, quadro de instrumentos digital de sete polegadas, multimídia com tela de 10,1 polegadas, sensor de ré e câmera de visão traseira. A linha é equipada apenas com motores híbridos, e os preços no Reino Unido começam em 22.995 euros (aproximadamente R$ 145.538), de acordo com as informações publicadas pelo site Carscoops.com.


O que você achou da caminhonete do Duster com a caçamba encurtada? Compartilhe sua opinião nos comentários!




Gostei e espero que chegue logo no Brasil com preço assecivel.
Ficou parecendo o Cachorro Cururu
É uma conversão mais jurídica do que pratica. Eles fizeram apenas o mínimo (e nada além disso), para poder incluir o carro na classificação de camionete. Mas também mantiveram o comprimento de carro compacto. Segundo algumas jurisdições europeias, isso da uma tributação duplamente menor.
Pode vir ao Brasil? Só como inspiração, pois aqui não há sobreposição dessas características. Portanto a Renault do Brasil se se interessa-se (pelo jeito não se interessa) pelo novo Duster, só usaria o desenho básico, mas esticaria a caçamba para, pelo menos, ficar similar à Fiat Toro.
Eles não conhecem a Oroch?
Horroroso; é o famoso mamãe quero ser o que não é.
As configurações das peruas como a Parati, Quantum, Toyota Fielder, Fiat Elba entre outros seriam mais interessantes, porém que foram misteriosamente suprimidas pelas montadoras, pelo menos aqui no Brasil.
Isso não é uma pickup, não é uma SUV, e nem é um carro de passeio. É um Alien automotivo.
Muito feia
Tenho uma Oroch (custo benefício excelente). Além do espaço interno para passageiros ser maior que a da Toro, tem uma excelente caçamba para transporte de carga. Se chegar no Brasil com a configuração europeia, vou ter procurar outra opção de caminhonete. A Renault já fez M* com motorzinhos turbo, agora espero que não estraguem mais a marca.
Ótimo auto.
Bem diferente. Mas não é que queremos? Sair do mesmo…
.
Para pior???
A oroch é uma camionete boa , tenho uma , carro econômico, boa suspensão, acho so q tem q ter mais um pouco de tecnologia , só isso !!