![Omoda 5 EV [Auto+ / João Brigato] Omoda 5 EV [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2024/02/Omoda-5-EV-8.jpg)
A Omoda e Jaecoo acabam de ganhar parte do terreno da planta da CAOA Chery no Brasil. Cerca de 436 mil m² foram doados para as novas marcas chinesas que chegarão este ano ao país. Porém, o espaço não possui uma estrutura construída. O acordo foi selado agora e auxiliará as montadoras a se firmarem por aqui.
Quem adiantou essa novidade foi o portal Automotive Business. O que acontece é que esta parte do terreno que a CAOA Chery cedeu para as marcas chinesas já estava dividida e não tem relação com a planta de Jacareí, que já está construída. O espaço doado era da Acteco, uma empresa que cuidava da fabricação de motores dos carros da Chery no Brasil.
Além disso, Acteco é o nome fantasia das duas fabricantes chinesas por aqui. Esse terreno que agora será da Omoda e Jaecoo era destinado inicialmente para uma instalação responsável pela montagem de motores e uma pista de testes. Mas, os empreendimentos nunca foram construídos.
![Omoda 5 EV [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2024/02/Omoda-5-EV-18-1320x791.jpg)
Invasão chinesa em 2025
Vale lembrar que a planta de Jacareí, no interior de São Paulo, foi a primeira instalação da Chery fora da China. Ela foi inaugurada em 2014 e serviu de berço para modelos como o Arrizo 5 e 6 e até para o SUV Tiggo 3X. Agora, essa parte do espaço servirá para as novas marcas chinesas se estabelecerem por aqui.
Contudo, mesmo com o terreno sob seu domínio, a Omoda e Jaecoo ainda não decidiram sobre produção nacional. Inicialmente, os SUVs Omoda 5 e Jaecoo 7 e 8 chegarão ao Brasil importados. Eles contarão com sistema híbrido-leve ou elétrico de motorização por aqui. A expectativa é que desembarquem em solo nacional ao longo de 2025.

O Omoda 5 tem estilo mais futurista e deve chegar ao Brasil com sistema híbrido-leve composto por um motor a combustão e mais um sistema elétrico. Este último é instalado a fim de reduzir o consumo de combustível e o nível de poluentes. Ele também terá uma versão elétrica. Seu porte é mais compacto.
Já o Jaecoo 7 tem pegada mais sóbria e virá com porte próximo ao do Jeep Compass. Mas, não teve detalhes mecânicos revelados. O 8 será o maior desses três, com cerca de 4,80 m de comprimento e capacidade para levar até sete pessoas. Além de compartilharem o terreno, a Omoda e Jaecoo serão parceiras nas concessionárias e não serão comandadas pela CAOA Chery.


Está ansioso para ver os SUVs da Omoda e Jaecoo no Brasil? Conte nos comentários