O CEO da Stellantis, Carlos Tavares, renunciou ao cargo após um acordo com o conselho administrativo da gigante automotiva, que reúne marcas como Alfa Romeo, Citroën, Dodge, Fiat, Jeep, Lancia, Peugeot, Maserati e Ram, para citar.
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O substituto do executivo português será nomeado no primeiro semestre do próximo ano. Até lá, um Comitê Executivo Interino, liderado por John Elkann, atual presidente do Conselho da Stellantis, assumirá as funções de Tavares. A decisão está vinculada ao mau desempenho que a Stellantis vem apresentando nos Estados Unidos, de acordo com a mídia internacional especializada.

O que motivou a demissão de Carlos Tavares?
Carlos Tavares, que veio da PSA (Peugeot-Citroën), foi acusado de não ter a expertise necessária para dar continuidade ao direcionamento que a Stellantis precisava no mercado local das principais marcas.
No mercado norte-americano, nos três primeiros trimestres de 2024, todas as marcas da Stellantis juntas registraram uma retração de 19,8% em relação ao mesmo período do ano passado. A Chrysler perdeu 47%, enquanto a Dodge teve uma queda de 43%, por exemplo.

Outras marcas, a Jeep e a Ram, vêm acumulando perdas ao longo deste ano, embora em ritmo menos acelerado. Outro fator que incentivou a decisão foi a queda das ações, com valor 38% menor em relação a 2023.
A carreira de Carlos Tavares começou na Renault em 1981, onde chegou a ser vice-presidente de estratégia e desenvolvimento. Posteriormente, trabalhou na Nissan. Entre 2011 e 2014, retornou à Renault, assumindo o cargo de Diretor de Operações.

Em 2014, já como CEO do Grupo PSA, Tavares liderou a fusão com a Fiat Chrysler Automobiles, que resultou na criação da Stellantis em 2021, tornando-se a quarta maior fabricante de carros do mundo.
“O sucesso do Stellantis desde a sua criação esteve enraizado num alinhamento perfeito entre os acionistas de referência, o Conselho de Administração e o CEO. Entretanto, surgiram pontos de vista diferentes nas últimas semanas que resultaram na decisão tomada pelo Conselho de Administração e pelo CEO”, comentou Henri de Castries, Senior Independent Director da Stellantis.
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Fazer carro para quem quer comprar carro, é uma ótima estratégia, esquece esses carros para wokes, eles usam Uber.
O erro do Tavares foi dar pouca importância ao Americanos e marcas americanas, mesmo sabendo que o lucro pesado vem de lá dos EUA. Tavares estava favorecendo demais os franceses, mas pelo jeito alguém disse para ele, olha aqui quem manda sou eu…John Elkan.