Home » Novidades » Chevrolet vai lançar carro elétrico de entrada, mas que não é novo

Novidades

Nova bateria

Chevrolet vai lançar carro elétrico de entrada, mas que não é novo

Novo Bolt vai permanecer com a plataforma antiga, mas com bateria LFP mais barata e visual atualizado

3 min de leitura

A Chevrolet revelou oficialmente as primeiras imagens do novo Bolt, que estará de volta após sair de linha em 2023. As fotos mostram a dianteira, as lanternas traseiras e o novo conjunto de faróis em LED, aparentando um visual mais renovado do que em uma mudança muito radical de projeto.

O retorno está previsto para 2026, já como linha 2027. A produção será feita na fábrica de Fairfax, no Kansas (EUA), e a promessa é repetir o sucesso do antigo Bolt como o carro elétrico mais barato da marca.

É um projeto antigo, mas com mudanças pontuais

Por mais que o novo Bolt ganhe uma nova cara, sua plataforma se mantém a mesma da geração passada, ou seja, a base BEV2 — novo nome da arquitetura, que antes se chamava Utilium — com algumas atualizações técnicas, principalmente na parte elétrica.

Lanterna traseira do Chevrolet Bolt na cor branca
Chevrolet Bolt Teaser [Divulgação]

A dianteira traz faróis verticais mais afilados, grade menor e para-choque redesenhado, com entradas de ar no estilo colmeia. Na traseira, as lanternas não invadem mais o vidro e adotam um formato mais convencional. O conector de recarga também muda e passa a ser o NACS, o que permite que o Bolt utilize a rede de supercarregadores da Tesla nos EUA.

Bateria nova para baratear o elétrico

A maior novidade está debaixo do carro. O novo Bolt será o primeiro elétrico da Chevrolet vendido nos Estados Unidos com bateria LFP (lítio-ferro-fosfato) uma química mais segura, durável e muito mais barata do que as baterias de níquel-manganês-cobalto (NMC), usadas nos modelos mais caros.

Porta de carregamento do Chevrolet Bolt
Chevrolet Bolt Teaser [Divulgação]

Essa mudança de bateria é estratégica, porque a GM quer baratear seus elétricos e tornar o Bolt novamente um carro acessível. O lado negativo da LFP é a menor densidade energética, ou seja, a autonomia deve ser um pouco menor. Mas para um carro urbano, esse impacto é mínimo e aceitável.

A produção dessas novas baterias LFP será feita em Spring Hill (Tennessee), na mesma fábrica da Ultium Cells, uma parceria entre a GM e a LG Energy Solution.

Chevrolet Bolt Teaser [Divulgação]

Ainda não há imagens oficiais do interior, mas é bem provável que o novo Bolt receba um painel mais moderno, com central multimídia integrada ao quadro de instrumentos, como já acontece na Equinox EV. A tração dianteira também deve permanecer.

Mesmo sem preço divulgado, a Chevrolet já deixou claro que o Bolt vai continuar na pegada de ser o elétrico de entrada da marca, ficando abaixo do Equinox EV e do Blazer EV. No Brasil, não há nenhuma informação sobre o novo Bolt, mas não faria feio se ele chegasse ao nosso mercado novamente.

GM quer diversificar as baterias

Além da LFP, a GM também está desenvolvendo uma segunda bateria de baixo custo chamada LMR (Lithium Manganese Rich), que será usada em modelos maiores e mais caros. Essa nova bateria terá maior autonomia (mais de 640 km por carga) e deve começar a ser usada a partir de 2028.

Emblema do Chevrolet Bolt na parte traseira em azul
Chevrolet Bolt Teaser [Divulgação]

A diferença é que, enquanto a LFP será usada em modelos compactos e baratos, como o Bolt, a LMR vai equipar SUVs e picapes maiores da linha Ultium.

Gostaria de ver o novo Chevrolet Bolt no Brasil? Deixe seu comentário!


YouTube video

Deixe um comentário

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar