O ano de 2025 foi bastante especial para a Chevrolet. Afinal de contas, a fabricante comemorou 100 anos de atuação no Brasil. Mas, somente agora a comemoração chegou ao auge: a marca revelou uma versão bem especial do Onix. Ele foi totalmente preparado para eventos de Track Day e se destaca pelo visual exclusivo. Além disso, tem uma surpresa e tanto debaixo do capô.
Essa variante foi pensada para ser usada apenas nas pistas. Seu projeto ficou sob os cuidados pelo time local de engenharia e motorsport da GM. De acordo com Ricardo Fanucchi, diretor de engenharia da GM para América do Sul, o novo Onix Track Day se apoia na dinâmica veicular e em sua eficiência para proporcionar uma dinâmica de condução prazerosa.
Além disso, os engenheiros envolvidos no projeto destacaram que o novo Chevrolet Onix Track Day quer explorar ao máximo os componentes, acessórios e soluções já presentes na gama da marca. Visualmente, a versão especial do Onix se destaca pela cor preta em toda a carroceria e apliques amarelados.

Preparado para tudo
Dos lados, por exemplo, o hatch ostenta adesivos com o número 100, em alusão aos 100 anos de atuação da marca no Brasil. Inclusive, dá para notar que o Onix Track Day é bem diferente das versões de produção. Aqui, o hatch conta com suspensão rebaixada em cerca de 100 mm e rodas escurecidas exclusivas.
As bitolas dos eixos também são diferentes. O sistema de escape e admissão foram modificados para esta versão. Internamente, o novo Chevrolet Onix Track Day é bem diferente daquele que o público encontra nas concessionárias. O hatch traz apenas os bancos dianteiros e do tipo concha. Eles têm cintos de cinco pontos e diversos itens de acabamento foram eliminados.

Desse modo, essa variante ficou aproximadamente 150 kg mais leve. Mas, é sob o capô que a história fica bem animada. Essa variante especial do Onix traz o motor 1.2 turbo tricilíndrico. Ele foi levemente modificado e entrega torque elevado já em baixas rotações. Porém, a fabricante não revelou nenhum detalhe técnico. Na versão de produção, este motor rende 141 cv e 22,9 kgfm de torque.
O câmbio é manual de seis marchas. De acordo com a Chevrolet, essa versão do hatch acelera de 0 a 100 km/h em menos de oito segundos. Ainda nesse sentido, os engenheiros aperfeiçoaram os sistemas de frenagem e retomada. Com isso, o hatch é capaz de completar uma volta no Autódromo de Interlagos, São Paulo, em cerca de dois minutos.

Vamos com calma
Embora o projeto tenha saído do papel, a Chevrolet não confirma a produção em série da nova versão especial do Onix. Por enquanto, a unidade seguirá guardada pela marca e exibida em ocasiões especiais. Para quem quiser um Onix descolado, pode optar pela versão RS. Com pegada esportivada, ela tem visual exclusivo, motor turbo de 115 cv e câmbio automático. Seu preço é de R$ 133.990.

Você daria uma volta no novo Onix Track Day? O que achou do seu visual? Conte nos comentários


