Ao vivo
Home » Novidades » Chevrolet revive clássicos icônicos e haverá leilão especial

Novidades

Programa mais que especial

Chevrolet revive clássicos icônicos e haverá leilão especial

Projeto Vintage da montadora americana comemora 100 anos de presença no Brasil com carros icônicos restaurados

4 min de leitura

A Chevrolet comemora 100 anos de atuação em solo brasileiro em 2025. Por isso, a montadora dona do Spark acaba de anunciar o Projeto Vintage. Trata-se de um resgate de preservação e conservação da história da fabricante em território nacional. A marca fez curadoria para achar os modelos mais icônicos da sua trajetória, os restaurou e ainda vai ofertá-los em leilões especiais.

Na restauração dos veículos, a marca buscará preservar o máximo de originalidade do modelo. Já o restomod, haverá combinação de design clássico com tecnologias atuais para tornar os carros mais instigantes no uso cotidiano. A apresentação dos primeiros modelos especiais aconteceu no Campo de Provas da Cruz Alta, Indaiatuba, interior de São Paulo. A marca fará as validações dinâmicas dos carros neste cenário.

Os primeiros veículos apresentados foram o Monza 500 EF 1990, Omega CD 1994 e que foi equipado com o kit Irmscher 3.6L. Um Opala SS 1979 com motor 4.1 atualizado com injeção eletrônica e a S10 Rally 2004, que era própria do Rally dos Sertões e atualizada para rodar no trânsito também se destacaram. Em fase final de acabamento estava um Kadett GSi 1992.

Carros da GM Vintage visto de frente
Projeto Vintage [Divulgação]

Cuidado minucioso

Todos os projetos deste programa são definidos por um comitê especializado da montadora e que pode até ter participação dos profissionais que participaram do desenvolvimento original dos modelos. Cada projeto demandou ao menos um ano de trabalho até ser concluído. Os especialistas acessam manuais, amostras de acabamento e vasto banco de dados para terem maior noção sobre o automóvel.

Os engenheiros buscam reproduzir fielmente os componentes dos automóveis icônicos. Na pintura, por exemplo, é necessário ter um tratamento especial. Assim, a Chevrolet consegue recriar minuciosamente os efeitos da época. Os componentes podem tanto ser limpos, restaurados, substituídos e até reconstruídos. Muitos itens mecânicos e de acabamento foram trocados por peças genuínas.

Chevrolet Opala SS do Projeto Vintage verde de frente
Chevrolet Opala SS [Divulgação]

Além de restaurar, a marca pode colocar os veículos no restomod. Aqui, eles recebem customização e podem incorporar atualizações visuais ou de acabamento. Neste caso, o próprio departamento de Design da GM assume o comando. Outro destaque deste serviço é a atualização mecânica que a marca pode aplicar em um carro. Uma unidade da picape C10, por exemplo, será equipada com o conjunto motriz de um Camaro V8.

Até seus freios serão redimensionados. Todos os modelos do programa Vintage passam por testes de validação em laboratórios e em diferentes tipos de pistas. Tudo para garantir que estejam de acordo com as especificidades de cada projeto. Ensaios de dinâmica veicular, ruídos e vibrações, frenagem e mais testes são feitos.

Chevrolet Monza do Projeto Vintage preto de frente
Chevrolet Monza [Divulgação]

Público vai amar

Todas as coleções do Vintage serão organizadas de forma temática. A primeira leva reúne 10 automóveis fabricados no Brasil. Entre eles está a caminhonete 3100 Brasil, mas que será mostrada em breve. A Chevrolet espera que este programa fomente mais a paixão pelo antigomobilismo e valorize cada vez mais os “neoclássicos”, carros com cerca de 30 anos de idade.

Os 10 veículos serão ofertados em leilões, com participação presencial e virtual. Assim, todos os apaixonados por carros clássicos poderão arrematar as unidades. Aliás, eles contarão com uma plaqueta deste programa. O primeiro pregão acontece ainda em 2025 e será aberto com dois modelos. Parte do valor arrecadado será destinado aos projetos sociais do Instituto General Motors (GM).

Chevrolet Omega do Projeto Vintage cinza de frente
Chevrolet Omega [Divulgação]

Monza 500 EF 1990, C-10 V8 1976, Chevette Rally 1974, Opala SS-A 1976, D20 Conquest 1996, 3100 Brasil V8 1959, Kadett GSi 1992, S10 Rally 2004, Opala SS-V 1979 e Omega CD Irmscher 1994 fazem parte desta lista especial.

Está ansioso para ver esses modelos icônicos atualizados? Qual o seu preferido? Conte nos comentários


YouTube video

Deixe um comentário

Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

Você também poderá gostar