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Faíscas para todos os lados

Duelo do ano: Fiat Pulse x Volkswagen Tera nos mínimos detalhes

Prepare-se para o embate do ano: de um lado está o Volkswagen Tera e do outro está o Fiat Pulse 2026. Quem você prefere?

9 min de leitura

Este deve ser o duelo mais disputado dos últimos anos. Finalmente, a Volkswagen revelou todos os detalhes do Tera, seu mais novo SUV subcompacto. E o Auto+ já o comparou nos mínimos detalhes com seu maior rival de todos: o Fiat Pulse. Nessa matéria especial, vamos detalhar como cada um deles pode te atrair e também veremos as principais diferenças em cada SUV. Então, aperte os cintos e prepare-se para a leitura.

Visual do Fiat Pulse

Em primeiro lugar, vamos começar falando do Pulse. O modelo italiano foi lançado em 2021 e acabou de passar por sua primeira reestilização. Na frente, ele traz agora a grade com novo contorno e desenho interior. A parte de dentro da peça tem componentes posicionados na vertical e eles são escurecidos. Assim, dão uma imagem de robustez ao SUV. Inclusive, sua reestilização traz aspectos do Grande Panda, que já foi apresentado lá fora e serve de inspiração para outros carros da Fiat.

Seus faróis são interligados por uma barra cromada, posicionada ao lado do capô. O para-choque tem novo desenho, com entradas de ar nas laterais e colocadas de forma vertical, bem parecidas com às do Fiat Fastback. A entrada de ar principal fica na parte debaixo da peça, é escurecida e interligada com as caixas de rodas. Aliás, as caixas de rodas são salientadas na carroceria. As rodas das versões Sem Nome, Audace e Drive contam com novo desenho.

Fiat Pulse Impetus com teto solar 2026 cinza
Fiat Pulse Impetus 2026 [divulgação]

Na traseira, a estética continua mais saliente e ainda existem partes escurecidas. Isso transmite um ar mais parrudo ao rival do Renault Kardian.

Desenho do Volkswagen Tera

Já o mais novo SUV lançado em solo nacional possui como principal chamariz o visual. O Tera é menor do que o Nivus e conta com o visual com toques mais futuristas da marca alemã. Ele é montado a partir da plataforma MQB A0 e tem ar mais robusto. Na dianteira, os destaques vão para os faróis interligados por uma barra e o LED diurno é dividido em duas partes e desenho parecido com os do Polo.

Nas versões mais caras, a grade possui contorno cromado na parte superior. Mas, ela não é iluminada. O capô é alto e fica acima da linha dos vidros laterais. O Volkswagen Tera, assim como o Nivus, não conta com iluminadores de neblina. E a entrada de ar na parte inferior do para-choque traz uma imagem mais encorpada ao modelo. Suas caixas de rodas são salientes e as rodas podem até ter acabamento em dois tons, como nas versões mais caras.

A linha de cintura é alta e as janelas possuem tamanho amplo, o que auxilia na visualização do mundo externo. Na traseira, o Tera conta com lanternas interligadas e escurecidas. Ele tem um pequeno spoiler integrado ao teto, tampa do porta-malas saliente e a parte inferior do para-choque é escurecida. O conjunto passa uma imagem mais agressiva ao SUV.

Cabine dos SUVs

Ambos modelos trazem central multimídia de série, desde suas versões mais acessíveis. No caso do Pulse, a variante mais barata é a Drive 1.3 e o dispositivo tem 8,5 polegadas e o painel de instrumentos tem uma tela de 3,5 polegadas. Já o Tera tem a multimídia VW Play 10 polegadas e painel de instrumentos de oito polegadas. Ambos contam nessas versões com acabamento com predominância do plástico e escurecido.

Por sua vez, o Pulse Impetus MHEV é o mais caro da linha. E ele conta com painel de instrumentos de sete polegadas, acabamento que mescla preto e cinza, multimídia de 10,1 polegadas, ar-condicionado automático e outros itens. Aliás, esta é a única versão que pode ter teto panorâmico. O Tera High vai ser a versão mais cara e tem de série cluster digital de 10,25 polegadas, volante do Nivus, parte do painel com acabamento de couro artificial e outros destaques.

A multimídia é a mesma da versão Sem Nome MPI e a conexão com Apple CarPlay e Android Auto é sem fio. Tem ainda carregador de celular por indução e luz ambiente. Todavia, ele não dispõe de teto panorâmico com o Fiat Pulse. Os dois modelos podem acomodar confortavelmente quatro pessoas e mais uma pessoa menor no banco traseiro central.

Medidas

Outro ponto importante deste comparativo são as medidas. O Pulse 2026 tem 4,09 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,55 m de altura, 2,53 m de entre-eixos e o porta-malas leva 370 litros. o ângulo de entrada é de 20,4° e o de saída é de 32,2°. A distância em relação ao solo é de 18,9 cm. Já o Tera conta com 4,15 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,50 m de altura, 2,56 m de entre-eixos e o bagageiro leva 350 litros. As demais medidas ainda não foram totalmente divulgadas.

Ou seja,o Tera é mais comprido e tem mais espaço no entre-eixos do que o Pulse. Ambos possuem a mesma largura. Porém, o SIV subcompacto da Fiat é mais alto.

Motorização

Os dois SUVs também são parecidos no quesito motorização. O que acontece é que ele podem contar com dois motores distintos. Porém, o Pulse sai na frente por pode ter até três motores diferentes. O Tera mais barato de todos é o único que usa o motor 1.0 MPI. Ele é aspirado, tricilíndrico e flex. Rende 84 cv com etanol e 77 cv com gasolina. O torque é de 10,3 kgfm ou 9,6 kgfm, respectivamente.

Aliás, seu câmbio é manual de cinco marchas. Este conjunto já é um velho conhecido do Polo Track. Depois dessa versão, o Tera só traz o propulsor 1.0 turbo flex 170 TSI. Aqui, ele dispõe de 116 cv com etanol e 109 cv com gasolina. Os torques são sempre 16,8 kgfm. A transmissão pode ser manual de cinco marchas (apenas na versão Sem Nome TSI) ou automático de seis velocidades. Ele não deve receber os motores 200 TSI de 128 cv ou o 1.4 TSI de 150 cv, assim não atazana os irmãos T-Cross e Nivus.

Volkswagen Tera prata lunar de frente na sapucaí
Volkswagen Tera [divulgação]

Já o Fiat Pulse 2026 tem uma gama de propulsores. As duas versões mais baratas, as Drive, o propulsor é o 1.3 Firefly flex aspirado. Ele rende 107 cv com etanol e 98 cv com gasolina e o torque pode ser de 13,7 kgfm ou 13,2 kgfm, respectivamente. A transmissão pode ser manual de cinco marchas ou automática do tipo CVT com sete marchas simuladas.

O Pulse Sem Nome T200 é o único da gama a trazer o motor 1.0 turbo flex T200 de 130 cv e 20,4 kgfm e mais o câmbio automático do tipo CVT. E os Pulse Audace e Impetus 2026 só contam com sistema semi-híbrido de motorização. Ou seja, o motor 1.0 turbo flex T200 trabalha em união com sistema elétrico que substitui o alternador e o motor de partida. Desse modo, eles poluem menos e contam com melhores números de consumo.

[Divulgação]

A versão Abarth do Pulse 2026 ainda não foi revelada. Mas, deve seguir equipada com o propulsor 1.3 turbo flex de 185 cv e 27,5 kgfm e mais o câmbio automático de seis marchas.

Consumo de combustível

Um ponto que costuma ser importante para os motoristas é o consumo de combustível. O Tera MPI tem as seguintes médias: com etanol, ele marca 9,1 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada. Com gasolina, os valores são de 13,2 km/l no ciclo urbano e 14,7 km/l em rodovias. Com motor turbo e câmbio manual, ele faz médias de 9 km/l na cidade 10,3 km/l na estrada com etanol. Com gasolina, faz 12,9 km/l na cidade e 15 km/l na estrada.

De acordo com a Volkswagen, o Tera turbo automático 2026 faz médias de 8,6 km/l em ciclo urbano e 10,3 km/l nas rodovias com etanol. Se estiver abastecido com gasolina, os valores são de 12,2 km/l e 14,5 km/l, respectivamente. O tanque de combustível tem 49 litros de capacidade.

Volkswagen Tera de frente
Volkswagen Tera [divulgação]

O Pulse 1.3 manual 2026 faz médias de 9 km/l e 10,3 km/l com etanol na cidade e estrada. Com gasolina, os valores são de 12,6 km/l e 14,5 km/l, respectivamente. Com câmbio CVT, as médias com etanol são de 8,9 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada. Com gasolina, as médias são de 13 km/l e 14,7 km/l, respectivamente. As versões semi-híbridas possuem outros valores.

Com etanol, elas fazem 9,3 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada. Com gasolina, os valores são de 13,4 km/l e 14,4 km/l, respectivamente. A versão Abarth 2026 ainda não teve dados técnicos revelados.

frente do Fiat Pulse Audace 2026 branco
[Divulgação]

Preços

Por fim, uma das partes mais esperadas deste comparativo não estará 100% completa. O que acontece é que a Fiat ainda não divulgou os valores a serem cobrados pelas versões do Pulse na linha 2026. Por outro lado, o Tera 2026 já teve todos os preços anunciados.

O Tera MPI manual chega custando R$ 99.990, mas por tempo e unidades limitados. Logo mais, seu preço oficial será de R$ 103.990. Depois, teremos o Tera 170 TSI manual de R$ 116.990. Acima dele estará o Comfort 170 TSI de R$ 126.990, o High de R$ 139.990 e o High com kit The Town de R$ 142.290.

Entre o Volkswagen Tera e o Fiat Pulse, qual você escolheria? Conte nos comentários


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Felipe Yamauchi

Formado em jornalismo, é muito curioso e gosta de entender como tudo funciona. Como jornalista, já trabalhou no ramo de entretenimento, saúde, embarcações e agora fala de carros de uma segunda-feira até a outra sem nenhum problema. É um entusiasta da onda de SUVs.

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