Desde toda a briga envolvendo Renault, Nissan e o ex-CEO da Aliança, o brasileiro Carlos Ghosn, a marca japonesa nunca mais conseguiu voltar aos trilhos como antes. Crises financeiras, problemas em alguns países e agora executivos alertam que a Nissan vai falir em um ano.
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Segundo reportagem do jornal Financial Times, dois executivos de cargos altos dentro da Nissan confirmaram que a marca japonesa está procurando por um novo investidor. Isso se dá ao fato de que a Renault está abrindo mão da parcela que tem na marca japonesa.
A fabricante do Kardian começou a vender as ações pertencentes à marca do Kicks, descendo de 46% para 40% rapidamente. A tendência, entretanto, é baixar ainda mais a participação dentro da Nissan, até não ter mais nada da marca japonesa.

Ao mesmo tempo, temos a Honda finalizando um acordo com a Nissan para produção de carros elétricos. Carlos Ghosn, ex-CEO da Nissan, havia alertado que a fabricante a qual ele já comandou poderia ser engolida pela Honda nesse acordo, mas de maneira gradual.
Com todos esses movimentos, os executivos entrevistados pelo Financial Times afirmaram que “nós temos de 12 a 14 messe para sobreviver”, apontando para o sério risco de que a Nissan está a beira de uma falência.

“Esse período será difícil. No final, precisamos que o Japão e os EUA gerem dinheiro”. Com isso, há rumores de que as ações que a Renault pleneja vender, sejam incorporadas pela Honda por conta do acordo.
Enquanto isso no Brasil
No final das contas, ainda é muito cedo para afirmar se esse movimento acontecerá de fato ou não. O que temos, ao menos no Brasil, é um programa de investimentos gigantescos a serem feitos na planta de Resende, Rio de Janeiro, para produção de um novo SUV, além de renovar o Kicks atual e trazer a nova geração.
Você acredita na falência da Nissan? Ou isso é apenas um boato interno? Conte nos comentários.
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Vai falir no Brasil por incompetência desses executivos, eles deveriam ter trazido o Kicks e-power que se adequaria a nossa realidade com pouca estrutura de carregamento!
Esse grupo da Renault e Nissan, precisa urgente aprender a vender carros. Nunca vi empresas como essas, fabricam bons automóveis, mas ninguém nem lembra que as marcas existem.
Essa conversa já saiu antes, e o que vimos foram vendas crescendo, lucros aumentando e novos investimentos. A Nissan pode encolher por desejo dela, pois nunca se empenhou em ser um grande player, mas um fabricante de nicho, com bons produtos, mas para um público pequeno. A Ford também tem projetos de se tornar uma empresa local, com abrangência apenas do mercado americano. A VW também começa a encolher, e deve limitar o seu mercado em 1/10 do que é hoje.
Os fabricantes chineses serão a próxima força automobilística internacional, e as marcas tradicionais vou atender mercados específicos.
Nenhuma marca que pretende fechar atividades investe em novos modelos ou em parques fabris, vide a Ford que no Brasil viveu 20 anos oferecendo os mesmos modelos já ultrapassados até finalmente fechar as suas fábricas.
O Kicks nem tem um bom custo/benefício, não entendo como vende tanto.
Leaf e Zoe eram caros e não evoluíram. O futuro é sombrio para as duas.
Depois que armaram uma arapuca mediocre para tirar o cara que mandava em tudo, dividia os mercados de uma forma a beneficiar a todos essa empresa so foi ladeira abaixo. Culpa deles mesmos em uma briga por poder. É o tiro saindo pela culatra! Tem bons produtos mas a maioria é feio e sem nenhum diferencial!
QQuando Hyundai trocou seus engenheiros e propos carros bonitos e duraveis, virou uma potência. A receita é simples. Mas tem que acordar para verdade.
Nao sei se sobrevive, mas que esta ruim está e cada vez mais perdendo credibilidade, estou com um carro na concessionária à 4 meses por falta de peças. Total descaso com o consumidor. Prejuizo enorme.