O novo Nissan Kicks teve a produção iniciada em Aguascalientes, no México, na segunda semana de setembro deste ano. O SUV chegará às concessionárias da marca entre junho e julho do próximo ano, conforme apuramos.
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No Brasil, ele será fabricado no Complexo Industrial da Nissan, em Resende, no Rio de Janeiro, e conviverá com a atual geração do utilitário esportivo compacto, que passará a ser uma porta de entrada, semelhante ao que a marca fez com a nova geração do Versa e o modelo V-Drive. Essa estratégia também já foi utilizada pela Fiat na época do Palio anos atrás.
Além do mercado brasileiro, o novo Kicks já é comercializado no mercado norte-americano em seis versões, com valores entre US$ 21.830 e US$ 27.680 (aproximadamente R$ 125.952 e R$ 159.705, no câmbio atual, em conversão direta, excluindo os impostos e as taxas).
Nesta segunda geração, que assumiu formas mais quadradas em relação ao modelo atual, o SUV passou a medir 4,37 m de comprimento (um aumento de 5,6 centímetros) e o entre-eixos foi estendido para 2,66 m. Essas novas dimensões o aproximam do Jeep Compass, por exemplo, que mede 4,40 m de comprimento e tem um entre-eixos de 2,63 m, uma medida inferior à do novo Nissan Kicks.
Além disso, a carroceria do novo Kicks oferece 1,63 m de altura (mais dois centímetros) e 1,80 m de largura, representando um acréscimo de quatro centímetros em relação ao modelo atual à venda em nosso mercado.
Ao abrir a porta, a cabine ficou mais moderna com o uso de melhores materiais, quadro de instrumentos totalmente digital, multimídia flutuante, teto solar, novos bancos com a elogiada tecnologia Zero Gravity (Gravidade Zero) e freio de estacionamento eletrônico. O sistema multimídia de 12,3 polegadas oferece conectividade Apple CarPlay e Android Auto sem fio, assim como carregador de smartphone por indução.
As mudanças são extensas e o futuro lançamento abdicou da plataforma V, que era compartilhada com os antigos March e Versa, para ser construído na arquitetura CMF-B da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi.
Outras atualizações estão sob o capô, que esconderá o motor de três cilindros 1.0 turboflex casado ao câmbio continuamente variável (CVT), conforme a política da Nissan. Os números de desempenho sugerem algo em torno de 118 cv e mais de 20 kgfm. Um aumento ligeiro, pois a atual mecânica de quatro cilindros 1.6 naturalmente aspirado, em conjunto com a caixa CVT, rende até 113 cv e 15,3 kgfm quando abastecido com etanol.
Nos Estados Unidos, o motor escolhido é um 2.0 naturalmente aspirado, que junto com o CVT entrega 143 cv e 19,3 kgfm. As rodas podem chegar a até 19 polegadas.
A atualização mecânica sob o capô virá acompanhada da nova suspensão Multilink independente no eixo traseiro, substituindo o eixo de torção. A tração continuará apenas no eixo frontal, embora no mercado norte-americano haja a tração integral (AWD) disponível nas configurações S, SV e SR.
Em termos de segurança, é esperado que o novo Kicks ofereça controlador de velocidade adaptativo, frenagem automática de emergência com detecção de pedestres, assistência de marcha à ré, assistente de permanência em faixas e fechamento/travamento ao chegar perto ou se afastar do veículo. Esses itens já estão disponíveis nos Estados Unidos.
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