Novidades

Ford e Mahindra desistem de parceria: futuros Ka e EcoSport ameaçados?

Parceria feita na Índia previa controle da operação da Ford pela Mahindra e desenvolvimento de novos modelos

Ford Ka
Ford Ka [divulgação]

Tal qual aconteceu com a CAOA que assumiu as operações da Chery no Brasil, a Ford indiana passaria a ser controlada pela Mahindra em 2021. Mas a parceria azedou, segundo o Carscoops, e as fabricantes decidiram dar um passo atrás e rever os termos. Isso pode colocar as próximas gerações dos Ford EcoSport e Ka em risco?

Depois da unificação de modelos globais, a marca do oval azul decidiu voltar a desenvolver alguns modelos localmente. As atuais gerações dos Ford EcoSport e Ka tiveram participação ativa da divisão brasileira, mas também da indiana, o que obrigou ao SUV compacto a ter 4 metros de comprimento para atender legislação.

Ford Ka Freestyle [divulgação]
Ford Ka Freestyle [divulgação]
Agora com foco em SUVs e picapes, a Ford voltou a dar atenção devida a alguns modelos e regiões. Prova disso é que a nova geração do EcoSport é tocada pelo time de engenharia e design do Brasil. Vale lembrar que a primeira geração do Eco foi praticamente toda tocada pelo nosso mercado, o que fez dele um grande sucesso.

O modelo ficará maior para finalmente se emparelhar a outros SUVs compactos, mas manterá a plataforma da atual geração. É claro, devidamente ampliada e reforçada. Para o lugar do Ka, a marca prepara um novo SUV subcompacto, que deve manter as medidas do atual Ford EcoSport. Isso para o mercado brasileiro.

Ford EcoSport [divulgação]
Ford EcoSport [divulgação]
Lá para a Índia recentemente foi flagrado um SUV com frente bastante ousada. Rumores diziam ser o primeiro fruto da parceria Ford Mahindra e que esse modelo seria baseado na nova geração do XUV500. Contudo, recentes informações apontam para um facelift local do EcoSport.

É possível que um novo SUV médio da Ford com base no Mahindra XUV500 ainda apareça, mesmo com o fim do casamento entre as marcas. Por outro lado, um novo Ka (ou Figo como ele é chamado por lá) e a nova geração do EcoSport desenvolvida no Brasil dificilmente devem aparecer na Índia.

Mahindra Thar, o mini Jeep Wrangler [divulgação]

A operação local não da o mesmo lucro de antes e a Ford visa reduzir gastos e crescer nos próximos anos.

>>Projeção mostra novo SUV da Ford rival do VW Tiguan Allspace

>>Ford Ranger Storm é custo benefício para estrada e terra – Avaliação

>>Tal qual Fiat Toro, inédita Ford Maverick será apenas cabine dupla