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Maiores capacidades!

Ford Maverick Tremor chega com preço próximo ao da Lariat Hybrid

A Ford Maverick é o segundo modelo da linha Tremor no Brasil, ao lado da F-150. Ela amplia suas capacidades off-road e custa R$ 239.900

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Após iniciar a linha Tremor no Brasil com a caminhonete full size F-150, agora chegou a vez da Maverick também receber o pacote que amplia suas capacidades no off-road. Ela se junta às irmãs Lariat FX4 (a partir de R$ 229.500) e à híbrida Lariat Hybrid (R$ 239.500). Mas o que a linha Tremor transmite, além do visual de poucos amigos?

O nome Tremor surgiu primeiramente em 2002, nos Estados Unidos, na Ranger, restrito a seis mil unidades. Apesar disso, a designação voltou na F-150 em 2013 e 2014, oferecendo cabine simples e caçamba curta. Essa abordagem mudou totalmente a partir de 2019, quando a Tremor foi relançada com foco no fora de estrada pesado, nas versões Super Duty dos modelos F-250 e F-350.

A Ford Maverick Tremor custa R$ 239.900. Ou seja, apenas R$ 400 a mais em relação à Lariat Hybrid, sendo uma opção voltada para quem encara trilhas ou deseja desfilar com um visual mais robusto e dark. Seguindo o facelift aplicado à atual geração — e assim como na F-150 — a Maverick Tremor traz detalhes em laranja espalhados pela carroceria e pela cabine.

Do lado de fora, eles aparecem no filete duplo da nova grade do radiador, nos ganchos de reboque frontais, nas rodas de liga leve de 17 polegadas calçadas com pneus de uso misto de medidas 235/55 e no emblema alusivo à configuração na lateral da caçamba. Só que o pacote Tremor não se restringe ao visual. Há muita engenharia aplicada onde os olhos não veem.

Engenharia aplicada à Ford Maverick Tremor

Se os olhos não veem, o corpo sente. O que diferencia a linha Tremor está justamente onde a força é necessária para vencer as adversidades. Uma das grandes mudanças está no conjunto de suspensão, com novas molas, amortecedores, barra estabilizadora, calibração da direção elétrica, diferencial traseiro com torque vetorizado e bloqueio eletrônico.

A Maverick Tremor oferece 22,6 cm de altura em relação ao solo, capacidade de imersão de 45 cm, ângulo de entrada de 30,9° (10,3° a mais que as demais versões), ângulo de saída de 21,3° e ângulo de rampa de 20°. Apesar da dinâmica aprimorada, o modelo também ganhou reforço em tecnologia.

Ford Maverick Tremor [Divulgação]

Um dos recursos é o piloto automático off-road, que controla aceleração e frenagem para maximizar a tração em subidas e descidas. Esse item exclusivo funciona em velocidades de até 32 km/h e permite dirigir apenas com o pedal do acelerador — como nos carros elétricos.

Além disso, a Maverick Tremor vem equipada com o assistente de reboque Pro Trailer, também presente na F-150 Tremor. Ele ajuda tanto nas manobras com reboque engatado quanto no alinhamento do trailer, oferecendo ainda controle de oscilação da carreta para mais segurança.

Ford Maverick Tremor [Divulgação]

Sob o capô e interior

A Ford Maverick Tremor traz sob o capô o motor 2.0 GTDI EcoBoost, quatro cilindros, com turbo e injeção direta, acoplado ao câmbio automático de oito marchas. O conjunto entrega 253 cv a 5.500 rpm e 38,7 kgfm de torque. Segundo o fabricante do oval azul, o consumo da caminhonete é de 10,7 km/l na cidade e 8,4 km/l na estrada.

Além da força, a caminhonete oferece seletor de modos de condução com os programas Normal, Eco, Esportivo, Escorregadio, Rebocar/Transportar e Off-Road. Aliás, os modos Eco, Esportivo e Off-Road são novidades da versão Tremor, de acordo com a Ford.

Painel da Ford Maverick Tremor
Ford Maverick Tremor [Divulgação]

Por dentro, destaque para o quadro de instrumentos digital de oito polegadas e a central multimídia SYNC 4 com tela de 13,2 polegadas, conectividade sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, som assinado pela B&O, navegador embarcado e carregador de celular por indução.

Entre os itens de conforto e conveniência, a Ford Maverick Tremor traz teto solar, retrovisores com aquecimento, borboletas no volante para trocas sequenciais, banco do motorista com ajuste elétrico em oito posições, volante aquecido, câmera 360° e um compartimento sob o assento traseiro para guardar objetos.

Segurança

Em segurança, as novidades da caminhonete incluem controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com função Stop&Go, assistente de manutenção e centralização em faixa, frenagem pós-colisão, frenagem autônoma com detecção de pedestres, ciclistas e em marcha à ré, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego cruzado.

O pacote de segurança da Maverick Tremor também contempla assistente de partida em rampa, controle automático de descida, farol alto automático, sete airbags e alerta de colisão frontal. Além disso, a Maverick Tremor está disponível em uma ampla paleta de cores. Entre elas, as novas Verde Fuji, Azul Indianápolis e Vermelho Vermont, além das já conhecidas Cinza Glasgow, Cinza Torres, Branco Ártico, Branco Space, Branco Itaúnas e Preto Astúrias. A garantia é de três anos.

Ford Maverick Tremor [Divulgação]

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Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

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