Desde o início das operações da Geely aqui no Brasil, a marca chinesa e a Renault anunciaram que fariam uma cooperação. A ideia era dividir concessionárias, alguns processos internos e que a francesa ajudaria a parceira em sua chegada. Mas o acordo era bem maior do que isso, visto que a Geely comprou parte da Renault do Brasil.
Segundo comunicado oficial, a Renault vai anunciar ainda hoje de maneira oficial que a Geely comprou 26,4% das operações brasileiras da marca francesa. Fabrice Cambolive, chefe de crescimento da marca francesa, afirmou que “esse tipo de parceria é vencedora”.
“A parceria que estamos anunciando hoje com a Geely no Brasil marca uma etapa decisiva no avanço da nossa estratégia internacional, definindo uma cooperação ágil fundamentada na excelência industrial e liderança tecnológica. Mais uma vez, a combinação das nossas forças vai aumentar nossa competitividade, inovação e reatividade, em um mercado automotivo em rápida evolução”, afirma o François Provost, CEO do Renault Group.

Ou seja, a compra de parte da Renault pela Geely ocorre somente no Brasil. Fora, Geely e Renault são sócias na Horse e tem outras parcerias. Eric Li, Presidente do Geely Holding Group, comentou: “Nossa cooperação constante com a Renault na exploração de novos mercados e novas oportunidades constituirão um cenário ganha-ganha, pois tanto a Renault como a Geely têm condições de alavancar tecnologias de escala em escopo global, para trazer os melhores produtos para o mercado”.
Forças fortalecidas
Com a junção das marcas aqui no Brasil, a marca chinesa utilizará a fábrica de São José dos Pinhais para produzir seus carros localmente. Além disso, a francesa terá acesso a plataformas e tecnologias híbridas feitas pelos chineses e que ela poderá usar em seus carros no futuro.

Um exemplo dessa parceria entre as duas marcas e que poderá ser vista nas ruas brasileiras em um futuro próximo é um SUV grande. Na Coreia do Sul e em alguns países a Renault já oferece o Grand Koleos como carro topo de linha da marca. Ele, na realidade, é um Geely Monjaro / Xingyue L com modificações para parecer um Renault.
Você acredita que a parceria entre Geely e Renault será frutífera no Brasil? Conte nos comentários.

![Renault Boreal e Geely EX5 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2025/11/Renault-Geely-1320x792.webp)

Essa parceria tende a ser muito mais vindoura do que com a Nissan, creio que seria muito inteligente a Mitsubishi formar um trio com Geely e Renault.