Esse mês de julho está sendo bastante especial para a Chevrolet a GM no Brasil. O que acontece é que a planta de Gravataí, Rio Grande do Sul, comemora 25 anos de produção. A instalação cuida hoje da linha Onix e Onix Plus, que acabaram de ser revelados com novo visual. Além disso, a empresa mostrou em um vídeo institucional a primeira imagem do seu novo SUV subcompacto e que virá para brigar com Volkswagen Tera e Fiat Pulse.
Inaugurada em julho de 2000, a instalação abriu as portas sendo o berço do hatch compacto Celta. Para sua fabricação, a empresa havia investido inicialmente R$ 1,1 bilhão. Hoje, a planta já montou cerca de cinco milhões de veículos. Ela cuida da produção dos Onix e Onix Plus e recebeu R$ 1,2 bilhão de investimento em 2024. Este dinheiro ajudará na fabricação do seu mais novo produto, um novo SUV acessível.
Ele será posicionado pouco abaixo do Tracker, que também está de visual novo. Ele quer azucrinar o Volkswagen Tera, Fiat Pulse e Renault Kardian. Será derivado do hatch compacto, deverá trazer o motor 1.0 turbo flex como principal chamariz e já foi flagrado em testes. De acordo com Santiago Chamorro, presidente da GM para América do Sul, o novato foi desenvolvido para o consumidor sul-americano e sua chegada marca um novo ciclo para a instalação.

Estratégia diferenciada
Segundo Ricardo Urbano, diretor do complexo de Gravataí, a planta trouxe um novo conceito de indústria quando foi apresentada em 2000. Ela foi a primeira instalação fora do estado de São Paulo e a primeira da América Latina a adotar a ideia de condomínio industrial. Existem cerca de 13 fornecedores estratégicos que operam dentro do complexo. Internamente, ela conta com robôs, câmeras e até inteligência artificial para otimizar a produção.
A instalação conforme o executivo é referência em práticas ambientais e já alcançou a certificação Zerro Aterro, ao reciclar 100% dos resíduos industriais. A planta da GM em Gravataí usa cerca de 60% de energia proveniente de fontes renováveis. O complexo industrial ainda se preocupa com ações sociais voltadas à educação, proteção climática e inclusão.

![Chevrolet Celta [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/09/chevrolet_celta_5-door_5_edited-1200x720.jpg)
Desde que foi inaugurado, o complexo já recebeu mais de R$ 6 bilhões em investimentos.
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E não seria o tracker, afinal ele sempre foi o menor da categoria, tanto que o tera apesar de menor quase do mesmo tamnho, ou seja agora terá um ainda menor?
Não sou defensor da marca, mas, informações inverídicas é complicado… o Tracker é 7cm maior que o Tcross, 4cm maior que o renegade e 2 cm menor que o creta, estes que são os maiores players do mercado… Logo, o Tracker nem de longe pode ser considerado como o menor da categoria.
Se trouxerem com correia banhada a óleo, pode saber que vai ser um fiasco, ou não tem doido pra tudo, até aceitam perder 50% em dois anos.