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GWM Haval H9 ou Toyota SW4, qual SUV de sete lugares entrega mais?

Novo GWM Haval H9 chega por R$ 319 mil e quer enfrentar Toyota SW4 que tem diferença no preço de um BYD Dolphin

6 min de leitura

A GWM lançou na última sexta-feira (12) o Haval H9, seu mais novo SUV de porte grande. O modelo chegou em lote promocional de 600 unidades a R$ 309.000, todas vendidas em apenas sete horas. Agora, o preço oficial é de R$ 319.000, valor que o coloca frente a frente com o Toyota SW4 Diamond, a versão mais cara do utilitário, que custa R$ 469.890. 

Estamos falando de uma diferença de R$ 150.890, ou 32,1% a mais pelo Toyota. Em outras palavras, com essa diferença daria para levar um BYD Dolphin zero km (R$ 149.990) para a garagem. Além do preço, a GWM também oferece 10 anos de garantia ao Haval H9  assim como a Toyota para os principais componentes, deixando claro que a briga é direta em longo prazo. 

Motores turbodiesel, sem eletrificação

Embora a GWM seja conhecida por seus híbridos e elétricos, o Haval H9 chega ao Brasil apenas com motor 2.4 turbodiesel, de quatro cilindros, o mesmo da picape Power P30. São 184 cv e 48,9 kgfm, com aceleração de 0 a 100 km/h em 13 segundos e velocidade máxima de 170 km/h. O câmbio é automático de nove marchas, conversor de torque.

Motor 2.4 turbodiesel do GWM Haval H9
GWM Haval H9 [Auto+/Rafael Pocci Déa]

O Toyota SW4 Diamond usa o conhecido 2.8 turbodiesel, também de quatro cilindros, o mesmo da Hilux. Ele entrega 204 cv e 50,9 kgfm, com 0 a 100 km/h em 11,8 segundos. Aqui, o câmbio é automático de seis marchas com conversor de torque.

Na relação peso/potência, o Toyota leva vantagem: 10,66 kg/cv contra 13,72 kg/cv do Haval. A diferença representa 22,3% a mais de eficiência para o SW4, o que se traduz em respostas melhores no dia a dia.

motor do toyota sw4
Toyota SW4 SRX Platinum 7 lugares [Auto+ / João Brigato]

Em consumo, o equilíbrio é quase total. O Haval faz 9,1 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada, contra 9,3 km/l e 10,5 km/l do Toyota. Ambos têm tanque de 80 litros e tração integral.

Dimensões e espaço

O Haval H9 é maior em praticamente todas as medidas.

  • 4,95 m de comprimento
  • 1,97 m de largura
  • 1,93 m de altura
  • 2,85 m de entre-eixos

O SW4 mede:

  • 4,79 m de comprimento
  • 1,85 m de largura
  • 1,83 m de altura
  • 2,74 m de entre-eixos

Ou seja, mais espaço interno para o chinês, que também leva vantagem no porta-malas. São 791 litros com a terceira fileira rebatida, contra 500 litros do Toyota. Com os sete lugares em uso, porém, o cenário inverte, com 88 litros no Haval contra 180 litros no SW4.

O peso também difere, tendo 2.525 kg no Haval contra 2.175 kg no Toyota, uma diferença de 350 kg.

Suspensão, freios e pneus

Toyota SW4 SRX Platinum 7 lugares branco de traseira com uma casa antiga e um gramado ao fundo
Toyota SW4 SRX Platinum 7 lugares [Auto+ / João Brigato]

Os dois SUVs usam suspensão independente de braços sobrepostos na dianteira e eixo rígido na traseira. A diferença fica para os freios da Toyota mais eficientes por terem discos ventilados nas quatro rodas, enquanto o Haval traz discos ventilados apenas na frente e sólidos atrás. Nos pneus, o H9 usa 265/55 R19, contra 265/60 R18 no SW4.

Interior e tecnologia

É dentro da cabine que a disputa fica mais ao lado do Haval H9, pois o SUV da GWM chega muito mais moderno e tecnológico, com a central multimídia de 14,6 polegadas, painel digital de 10,25 polegadas e acabamento macio ao toque no painel e portas.

Painel do GWM Haval H9
GWM Haval H9 [Auto+/Rafael Pocci Déa]

O Toyota SW4 mantém uma proposta mais conservadora, com a central multimídia de 9 polegadas do sistema Toyota Play, compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, mas com interface já defasada.

Vamos primeiro ao que os SUVs compartilham de comum entre os principais equipamentos. São sete airbags, freios ABS com controle eletrônico de tração e estabilidade, câmera 360°, além de sensores de estacionamento dianteiros e traseiros. 

Ambos também oferecem alerta de ponto cego, piloto automático adaptativo, carregador de celular por indução, bancos com ajustes elétricos, farois em LED e tração 4×4 com reduzida.

Mas as vantagens do Haval H9 aparecem com assistente de farol alto automático, leitura de placas de trânsito com ajuste automático de velocidade, assistente de permanência em faixa com centralização e frenagem automática de manobra. 

No quesito comodidade, o SUV chinês se detsaca pelo ar-condicionado de três zonas, teto solar panorâmico, retrovisores externos com aquecimento e para-brisa automático. O pacote ainda leva a mais banco do motorista com memória, ajuste lombar e função de massagem, bancos traseiros corrediços, start-stop, acionamento remoto do motor e freio de estacionamento elétrico com auto-hold.

Já o Toyota SW4 Diamond tem apenas três vantagens em relação ao GWM: som premium JBL, GPS nativo e TV digital integrada, itens que não estão presentes no rival chinês.

Qual vale mais a pena?

GWM Haval H9 [Auto+/Rafael Pocci Déa]

No papel, o Toyota SW4 Diamond entrega mais potência e acelera melhor, além de ser mais leve, com tradição e confiabilidade de décadas no Brasil. Mas cobra muito caro por isso.

O Haval H9, por outro lado, chega R$ 150 mil mais barato, com interior mais tecnológico, equipamentos que o rival não oferece e 10 anos de garantia. É maior, mais espaçoso e com porta-malas superior quando usado com cinco lugares.

Toyota SW4 SRX Platinum branco de frente em um gramado
Toyota SW4 SRX Platinum 7 lugares [Auto+ / João Brigato]

A escolha, portanto, passa por dois perfis de comprador — quem prioriza tradição, pós-venda consolidado e valor de revenda ainda vai olhar para o SW4. Já quem busca custo-benefício e tecnologia embarcada dificilmente vai ignorar o pacote que o Haval H9 oferece.

E você, pagaria R$ 150 mil a mais pelo Toyota SW4 Diamond ou ficaria com o pacote tecnológico do Haval H9? Deixe seu comentário!


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21 comentários em “GWM Haval H9 ou Toyota SW4, qual SUV de sete lugares entrega mais?”

  1. Maria jose

    Se eu pudesse eu levaria haval sou apaixonada.

    • Vicente Todaro

      Com certeza a Haval

    • Evando Esteves de Lucena

      Eu compraria o naval. 150 mil é muito dinheiro.

  2. Nauto Ribeiro de Oliveira

    Eu iria gwm aval h9 com certeza muito mais bonito e mais barato que o sw4

  3. Rodolfo

    H9 com certeza lindo tecnológico e diesel anda bem 9 marchas entrega muito em baixa rotação diferença pouca sw4 perdeu reinado certeza

  4. Roberval Colaço

    Sem dúvida o melhor é o GWM H9,além do mais os veículos vendidos no Brasil sempre cobraram um absurdo sem entregar nada e agora quando chega alguém que cobra um valor mais honesto e entregando muito mais estes mesmos dão descontos enormes quando na minha opinião devemos desprezar estas indústrias pois sempre nos exploraram.

  5. roberto

    HAVAL!

  6. José Fernando

    Esperei ansioso pelo haval pois gosto de SUVS grande. Tenho pajeiro e traiblaizer mas também tive algumas SW4, mas infelizmente com êsse motor? Resolvi deixar pra lá.

  7. Wagner Bahia

    Por esse comparativo se conclui que os altos preços dos veículos vendidos no Brasil não se referem somente aos altos impostos; as montadoras aqui jogam a margem de lucro nas alturas. A Toyota, então, é mestre nisso, aproveitando a mística que se criou em torno dos seus carros. Os japoneses de bobos não têm nada…

  8. Eduardo Fonseca

    O dado mais importante, na minha opinião, ainda não está disponível, 60 a 100 km do H9.
    Dado que importante para ter segurança, em ultrapassagens.
    Carro parece ser bem pesado!

  9. Valdo

    Sem dúvida Haval 9, muito mais tecnologia e preço mais baixo

  10. Tico

    Toyota dinossauro, cobrando caro pela marca, ou um Haval super tecnològico. Como comparar um Orelhão da praça com um Smartphone.

  11. Paulo César argolo

    Toyota muito cara , bicos injetores que dão problema , tem carros melhores por esse preço e agora chegar esse para rivalizar com preço melhor. Bem espero que seja adaptado a esse nosso diesel de péssima qualidade.

    • Anton Costa

      O H9. Mas vai precisar de um motor com mais cv. Muito pesadão e imagine o carro com 7 adultos, vai fazer 0 a 100 em 20s.

  12. Fco Xavier

    Que conheceu o H9 e fez um test drive admite de imediato que o GWM oferece muito mais conforto, seu espaço impressiona e a tecnologia embarcada faz vc se sentir dentro duma carruagem do século passado a bordo duma SW4.
    Sem valor no custo-benefício qye é absurdamente pro H9.

  13. Waldemir V

    Tenho uma SW4 que esta comigo a 10anos desde 0km, apesar de não ter tido problemas mecânicos nesse período sou sincero em dizer que estou cansado do conforto que a Sw4 não oferece. Porém a motorização do H9 deixou a desejar e para mim é o único impedimento de migrar de marca.

    • Paulo

      Faça o teste drive em uma Haval GT depois vc me fala , absurdo a potência

  14. Wrep

    Haval.sem.duvida 10 anos de garantia ao de so no papel e sem tecnologia nenhuma Toyota tá no tempo da bandeirante so lixo defasado e o que ela vende aqui

  15. Weverton Oliveira

    Muito mais o Haval. Eu tenho os dois em casa um meu e outro da esposa. O Haval é top infinitamente melhor.

  16. Leonardo Luna

    Sem dúvidas a Toyota tem um exelente preço de revenda mais parou no tempo quanto tecnologia.
    O haval apesar de ter chegado no Brasil a pouco, está demonstrando que veio pra ficar…..10 anos de garantia, pacote tecnologico e preço balança qualquer um.

  17. Carlos Mion

    Acho que existe um equívoco quanto dizer que as duas têm tração integral h9 informação fornecida ela é 4 x 2 da forma mais básica, pode usar quatro por quatro em alta velocidade mas não existe a informação pelo menos nas concessionárias em qual velocidade máxima pode ser usado.
    No resto 100% h9 a única questão que fica seria o pós-venda, donos atuais de Haval tem colocado isso como um ponto importante.

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Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

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